Renova Invest Facebook

João Roberto Marinho: Presidente do Grupo Globo

Há anos, a TV Globo detém o título de maior emissora do país e é uma das maiores do mundo. O que muitas pessoas não sabem é que ela faz parte de um conglomerado de empresas — o Grupo Globo. Entre as pessoas que comandam essa grande companhia está João Roberto Marinho.

O herdeiro de Roberto Marinho assumiu o cargo de presidente da organização. Com uma história interessante, que começou com sua atuação como repórter na empresa da família, João Roberto está entre os bilionários brasileiros.

Para saber mais sobre a trajetória do empresário, siga a leitura. Neste conteúdo, você entenderá quem é João Roberto Marinho e conhecerá a sua carreira.

Vamos lá?

Quem é João Roberto Marinho?

João Roberto Marinho é o terceiro dos 4 filhos de Roberto Marinho — herdeiro de Irineu Marinho e proprietário do Grupo Globo. Casado e pai de 3 filhos, ele é presidente da empresa herdada de seu pai, a qual é controlada pela família.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Marinho é conhecido pelos seus colaboradores como um homem gentil e que sabe ouvir o que os outros têm a dizer. Além do tino para os negócios, ele é um cavaleiro amador e foi campeão brasileiro na categoria por equipes, em 2010.

Em relação à sua fortuna, João Roberto apareceu na lista de bilionários brasileiros da Forbes 2021, com patrimônio isolado avaliado em 1,8 bilhão de dólares.

Qual é a sua história?

Sabendo quem é João Roberto Marinho, é hora de conhecer mais sobre a sua história. Ele nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 16 de setembro de 1953. João frequentou o Instituto Souza Leão e o Colégio Andrews, na juventude, e a faculdade de Economia da Universidade Cândido Mendes.

Nessa época, João Roberto começou a trabalhar na empresa da família, aos 20 anos, como repórter na editoria Geral. Depois, ele se tornou diagramador do Segundo Caderno, foi repórter na editoria de esportes e subeditor na editoria de economia.

Desse modo, Marinho passou por diversas editorias e cargos, atuando nos setores de produção e composição do jornal. Assim, ele pôde compreender detalhadamente o funcionamento da empresa. Já em 1979, João assumiu a função de diretor de produção, onde era responsável por comandar o setor industrial.


Três anos depois, ele se tornou vice-presidente do jornal O Globo e, em 1985, também assumiu o posto de vice-presidente da Rede Globo de Televisão. No último cargo, ele ficou até 1997. Ao mesmo tempo, Marinho tomou a função de diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, de 1991 a 1994.

Vale saber que essa empresa sem fins lucrativos visa apoiar projetos de cultura e educação por meio de parcerias com institutos e empresas. Os principais projetos desenvolvidos pela fundação foram o Globo Ciência, o Globo Ecologia e o Telecurso.

Em 1998, João Marinho, seus irmãos e seu pai deixaram seus respectivos cargos executivos para se dedicarem à criação do Conselho de Gestão das Organizações Globos. Esse órgão interno foi criado para desempenhar responsabilidades estratégicas no Grupo Globo.

Assim, João Roberto tornou-se vice-presidente do Conselho de Administração, presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo e presidente do Conselho Institucional.

Quando ele assumiu a presidência do Grupo Globo?

Como você viu, João Roberto Marinho ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração do conglomerado. Entretanto, esse é mais um ciclo que se fecha na trajetória do empresário. Em fevereiro de 2022, ele assumiu a presidência do Grupo Globo.

Desse modo, ele substituiu Jorge Nóbrega — primeiro executivo a liderar os negócios da Globo fora da família Marinho. A substituição é planejada há anos e faz parte da transformação digital da empresa, iniciada em setembro de 2018 e que está sob responsabilidade de Paulo Marinho.

Nóbrega continuou no Conselho de Administração da organização e João Roberto Marinho seguiu também no comando do Conselho Editorial e do Comitê Institucional.

O que é o Grupo Globo?

Além de conhecer a vida e a carreira de João Roberto Marinho, é interessante saber o que é o Grupo Globo. Ele é um conglomerado de mídia e comunicação, sendo considerado, em 2022, o maior do Brasil e da América Latina.

A companhia inclui as seguintes empresas subsidiárias:

  • Globo — que inclui a TV Globo, a Globo.com e a Globosat;
  • Sistema Globo de Rádio;
  • Globo Ventures;
  • Editora Globo.

Ademais, o Grupo Globo é mantenedor da Fundação Roberto Marinho. Em 2016, a organização foi citada no ranking elaborado pela consultoria Zenith Optimedia entre as maiores proprietárias de mídia do mundo. Inclusive, a companhia foi a única brasileira na listagem.

Entre 2011 e 2017, o Grupo Globo ficou na 17ª posição entre os maiores grupos de mídia do mundo segundo a Zenith Optmedia, com base nas receitas publicitárias do ano. Ele também entrou na lista das 30 empresas de mídia mais influentes do mundo.

Nesse mesmo levantamento, o grupo foi apontado como maior que outros grupos internacionais, como Microsoft e Yahoo!

Qual é a história do Grupo Globo?

Agora que você já sabe o que é o Grupo Globo, deve conhecer a história do conglomerado. A companhia surgiu com o jornal A Noite, criado e comandado por Irineu Marinho, em 1911. Com o sucesso do folhetim, Marinho fundou o segundo jornal chamado O Globo.

Com a morte de Irineu no mesmo ano, seu amigo pessoal Eurycles de Matos assumiu como diretor-redator-chefe da empresa. Após 6 anos, em 1931, com a morte de Eurycles, Roberto Marinho — filho de Irineu — assumiu o jornal.

Anos mais tarde, em 1944, houve a inauguração da Rádio Globo, e em 1965 a TV Globo. Com a emissora de televisão, a empresa conquistou a liderança no segmento de mídia. Nos próximos anos, o Grupo Globo fundou diversas outras empresas subsidiárias. Veja:


  • 1969: Som Livre;
  • 1977: Fundação Roberto Marinho;
  • 1991: Globosat (passou a ser chamada de Canais Globo em 2020);
  • 1998: Globo Filmes;
  • 2000: portal Globo.com;
  • 2006: G1;
  • 2015: Globoplay.

Ao longo deste post, você conheceu a história de João Roberto Marinho, o mais novo presidente do Grupo Globo. Assim, foi possível acompanhar a trajetória do herdeiro de Roberto Marinho no negócio da família — e se inspirar nessa história.

Você já nos segue nas redes sociais? Por meio delas, é possível se manter bem informado sobre o mercado financeiro. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.