Renova Invest Facebook

DIVO11: o ETF It Now IDIV Fundo de Índice

DIVO11
DIVO11

Se você tem interesse em investir na bolsa de valores, pode escolher a modalidade ETFs. Entre eles, está disponível na B3, a bolsa brasileira, o It Now IDIV Fundo de Índice (DIVO11), uma forma mais simples e prática de fazer investimento em renda variável.

Essa é uma opção que espelha um índice que reúne companhias consideradas boas pagadoras de dividendos. Com isso, podem ser empresas que estão saudáveis financeiramente, o que se reflete em ações que podem oscilar menos.

Ficou curioso para conhecer o DIVO11? Então continue a leitura e entenda mais detalhes sobre esse ETF e suas principais vantagens e desvantagens!

O que é ETF?

Antes de conhecer mais detalhes sobre o DIVO11, é importante entender o conceito de ETF — sigla para exchange traded fund. Esse é um fundo de investimento que espelha um índice específico do mercado financeiro como benchmark.

Por exemplo:

  • Ibovespa (índice que reúna as empresas mais negociadas na B3);
  • S&P500 (composto pelas maiores empresas dos Estados Unidos);
  • índices de renda fixa;
  • entre outros.

Assim, o objetivo de um ETF é alcançar uma performance semelhante ao do benchmark no qual se baseia. Por esse motivo, a carteira de um fundo de índice é montada de forma diversificada, seguindo a carteira teórica do indicador.

O que é o DIVO11?

Entre os fundos de índice que você encontra na B3 está o DIVO11, que é baseado no IDIV. Esse é um índice da bolsa de valores que reúne as empresas que registraram os maiores pagamentos de dividendos nos últimos 2 anos.

Desse modo, a carteira do DIVO11 é formada por ações das empresas tidas como boas pagadoras de parte dos lucros a seus acionistas. Podem ser consideradas, portanto, companhias que apresentam resultados positivos de forma recorrente e que têm um potencial maior de valorização no mercado.

O IDIV é calculado pela B3 e considera o dividend yield: a quantidade de dividendos distribuídos por uma companhia em relação ao preço da sua ação no mercado. O índice reúne empresas de diferentes setores — como energia, telecomunicações, financeiro, seguradores, etc.

O ETF DIVO11 foi lançado em 2012 e tem como gestor o Itaú Unibanco SA e como administrador o Banco Itaucard SA. Para remunerar o trabalho de gestão, é cobrada uma taxa de administração — que costuma ser mais baixa do que outros fundos de investimentos.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por seguir um indicador econômico, o DIVO11 tem gestão passiva. Assim, o objetivo do gestor não é superar o índice, mas acompanhar de perto a sua performance. Por isso, não há tanta demanda de gestão e a taxa cobrada é menor.

Quais as vantagens de investir nesse ETF?

Como você pode ver, existe uma possibilidade de ter rentabilidade interessante com o DIVO11, já que ele segue um índice que reúne as companhias com boa saúde financeira e com alta distribuição de dividendos. Mas, além desse aspecto, há outras vantagens de alocar recursos em ETFs.

Um fator que chama a atenção dos investidores é que se trata de uma alocação na bolsa acessível e com taxas inferiores a de outros fundos. Logo, é uma maneira de se expor a diversos ativos com menos burocracia e custos.

Assim, torna-se um investimento mais simples e voltado até mesmo para o investidor iniciante — desde que tenha perfil para a bolsa de valores. Isso porque você não precisa ter um conhecimento técnico para analisar os papéis e escolher, um a um, aqueles que entrarão na sua carteira.

Além disso, existe a praticidade de que, com uma única aplicação, você tem acesso a uma carteira diversificada. Isso permite equilibrar os riscos do portfólio.

No caso do DIVO11, como você viu, o investidor se expõe a empresas consideradas boas pagadoras de dividendos. Em geral, são companhias mais sólidas, e que costumam se manter mais estáveis em diferentes cenários.

Falando ainda em simplicidade, a característica principal do ETF, que é se basear em um índice, faz com que as regras dessa modalidade sejam mais transparentes. Afinal, o gestor seguirá critérios objetivos e muito mais claros até mesmo para investidores iniciantes.

Quais as desvantagens dos ETFs?

Apesar de diversas vantagens, como todo tipo de investimento, há também algumas desvantagens nos ETFs. Uma delas é justamente a gestão profissional para o caso de investidores que buscam mais autonomia na hora de escolher os papéis.  Então, se esse for o seu perfil, talvez o ETF não seja indicado.

É preciso acrescentar, ainda, a rotatividade do DIVO11, visto que sua carteira passa por uma atualização a cada 4 meses. Dessa forma, é preciso entender que as mudanças serão comuns — e que fazem parte da proposta do fundo.

Outro ponto que pode ser considerado desvantagem é o custo. Além da taxa de administração, é preciso conhecer a tributação. Quando você vende a sua cota em um ETF, há a incidência de Imposto de Renda, sem a faixa de isenção que existe em ações.


Como investir no It Now IDIV Fundo de Índice (DIVO11)?

Você acabou de conferir um panorama sobre o DIVO11 e pode estar curioso para saber como investir seus recursos nesse ETF. Caso seja um aporte interessante para sua estratégia, é simples fazer o investimento.

Basta ter uma conta em um banco de investimento e acessar o home broker para selecionar o código do ETF. Depois, você pode escolher o número de cotas que pretende adquirir, definindo também o preço que pretende pagar e, finalmente, emitir a ordem de compra.

Se houver outro investidor disposto a vender suas cotas pelo preço estabelecido, o negócio é concretizado e o ETF passará a fazer parte do seu portfólio após a liquidação.

Neste artigo, você conferiu as principais características do DIVO11. Contudo, antes de investir, é essencial considerar seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Assim você escolherá alternativas que estejam mais próximas das suas expectativas.

Está pensando em fazer esse e outros investimentos na B3? Conheça os principais tipos de investidores da bolsa de valores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.