A economia britânica está passando por um momento singular, aliás não só a economia, e sim a estrutura governamental como um todo. Além da morte da rainha Elizabeth, Liz Truss assumiu o cargo de primeira-ministra na mesma semana, na segunda-feira (5). Seria a melhor hora para comprar libras?
A ex-ministra das relações exteriores de Boris Johnson foi eleita com 57,4% dos votos do Partido Conservador Britânico, vencendo o adversário Rishi Sunak (ex-ministro das finanças de Johnson) na disputa pelo cargo político.
Agora, ela se tornou a terceira mulher a comandar o governo inglês. A nova premiê admirava Margaret Thatcher, é defensora do livre comércio e do corte de impostos. Até o momento, a sua eleição está sendo considerada positiva pelo mercado, num período em que a libra cede 14,9% frente ao dólar, aos US$ 1,15.
Além disso, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do país acumula alta de 10,1% nos últimos 12 meses (julho de 2021 a julho de 2022), alavancada pelo custos de energia que foi consequência das sanções pela invasão da Ucrânia.
Cenário europeu
Por mais que o euro esteja perdendo sua paridade com o dólar, isso afeta mais o cenário macroeconômico europeu do que qualquer outra coisa. Investidores e turistas podem ficar tranquilo, a ponto que investir na moeda da zona do euro possa ser mais interessante do que investir na dos EUA.
É um momento de desvalorização interessante para conseguir mais investimento e dar uma guinada no balanço da exportação. Sendo assim, acaba sendo um momento para que tenha mais entradas de investidores estrangeiros no Reino Unido
Morte da Rainha Elizabeth muda algo?
O futuro é incerto, mas as chances da economia britânica sofrer impactos são baixas, mesmo depois dos 70 anos de reinado, o país é sólido o bastante para não ter instabilidades por conta disso. A morte da monarca possui um peso maior no psicológico das pessoas e entidades.
Mas a entrada de Truss pode trazer mudanças, o motivo da atração por investimentos estrangeiros por meio do cancelamento dos aumentos de impostos corporativos de 2023. Como nem tudo são flores, a primeira-ministra teria também que comunicar outras medidas imediatas contra o aumento dos preços da energia e do custo de vida.
Queda da Libra
Mesmo que seja uma economia madura, o Reino Unido enfrenta problemas que almejam soluções. O que é motivo o suficiente para os economistas continuarem cautelosos com a libra. Afinal, o desempenho de uma moeda também depende da expectativa sobre outros países.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
No cenário atual, os Estados Unidos e a Suíça possuem menos desafios do que o Reino Unido, favorecendo a disparidade entra as moedas. Ou seja, as moedas europeias não estão em um momento com grandes oportunidades de compra.
Numa perspectiva a curto prazo, com as táticas da nova primeira-ministra, a libra esterlina deve abaixar e a taxa de câmbio em relação ao euro melhorar um pouco. Enquanto no Brasil, a volatilidade chega com tudo por conta das eleições.
Porém, não se esqueça do conselho universal: em momentos de baixa, é sempre bom comprar moeda.
Leia também:
Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.
Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!