Renova Invest Facebook

Morte da rainha Elizabeth e eleição de Liz Truss: é hora de comprar libras?

A economia britânica está passando por um momento singular, aliás não só a economia, e sim a estrutura governamental como um todo. Além da morte da rainha Elizabeth, Liz Truss assumiu o cargo de primeira-ministra na mesma semana, na segunda-feira (5). Seria a melhor hora para comprar libras?

A ex-ministra das relações exteriores de Boris Johnson foi eleita com 57,4% dos votos do Partido Conservador Britânico, vencendo o adversário Rishi Sunak (ex-ministro das finanças de Johnson) na disputa pelo cargo político.

Agora, ela se tornou a terceira mulher a comandar o governo inglês. A nova premiê admirava Margaret Thatcher, é defensora do livre comércio e do corte de impostos. Até o momento, a sua eleição está sendo considerada positiva pelo mercado, num período em que  a libra cede 14,9% frente ao dólar, aos US$ 1,15.

Além disso, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do país acumula alta de 10,1% nos últimos 12 meses (julho de 2021 a julho de 2022), alavancada pelo custos de energia que foi consequência das sanções pela invasão da Ucrânia.

Cenário europeu

Por mais que o euro esteja perdendo sua paridade com o dólar, isso afeta mais o cenário macroeconômico europeu do que qualquer outra coisa. Investidores e turistas podem ficar tranquilo, a ponto que investir na moeda da zona do euro possa ser mais interessante do que investir na dos EUA.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

É um momento de desvalorização interessante para conseguir mais investimento e dar uma guinada no balanço da exportação. Sendo assim, acaba sendo um momento para que tenha mais entradas de investidores estrangeiros no Reino Unido

Morte da Rainha Elizabeth muda algo?

O futuro é incerto, mas as chances da economia britânica sofrer impactos são baixas, mesmo depois dos 70 anos de reinado, o país é sólido o bastante para não ter instabilidades por conta disso. A morte da monarca possui um peso maior no psicológico das pessoas e entidades.

Mas a entrada de Truss pode trazer mudanças, o motivo da atração por investimentos estrangeiros por meio do cancelamento dos aumentos de impostos corporativos de 2023. Como nem tudo são flores, a primeira-ministra teria também que comunicar outras medidas imediatas contra o aumento dos preços da energia e do custo de vida.

Queda da Libra

Mesmo que seja uma economia madura, o Reino Unido enfrenta problemas que almejam soluções. O que é motivo o suficiente para os economistas continuarem cautelosos com a libra. Afinal, o desempenho de uma moeda também depende da expectativa sobre outros países.


No cenário atual, os Estados Unidos e a Suíça possuem menos desafios do que o Reino Unido, favorecendo a disparidade entra as moedas. Ou seja, as moedas europeias não estão em um momento com grandes oportunidades de compra.

Numa perspectiva a curto prazo, com as táticas da nova primeira-ministra, a libra esterlina deve abaixar e a taxa de câmbio em relação ao euro melhorar um pouco. Enquanto no Brasil, a volatilidade chega com tudo por conta das eleições.

Porém, não se esqueça do conselho universal: em momentos de baixa, é sempre bom comprar moeda.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.