Renova Invest Facebook

Como comprar libra esterlina? Veja aqui tudo que precisa saber

Eleição da nova primeira-ministra, morte da rainha Elizabeth II ou viagem marcada para o Reino Unido podem ser motivos que te levem a querer comprar libra esterlina, a moeda circulante no local. Seja apenas para o lazer ou investimentos, antes de tomar essa decisão, você precisa saber algumas coisas importantes.

Por exemplo, a libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo, você sabia? Isso levando em conta o fato de que ainda está em circulação. Ademais, é uma das mais fortes do mercado financeiro, cotada muitas vezes acima do dólar.

Outro ponto é que a moeda engloba todos os países do Reino Unido, como Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Se você quer comprar qualquer dinheiro estrangeiro para viagem, é preciso escolher alguma operadora que realize essa venda. Uma dica para fazer isso no Brasil de forma segura é através de agentes autorizados pelo Banco Central para operar com câmbio. A lista de agentes está disponível no site do Banco Central.

Também fique de olho na cotação da libra esterlina, a qual tem variado muito. Eventos no Reino Unido e crises no Brasil afetam a relação entre as duas moedas e o seu valor de compra. Tanto que houve uma desvalorização de 15% no começo do ano e agora volta a ter períodos de baixa, fechando na última semana em R$ 5,96 com variação de -0,89%.

Mas afinal, onde a libra esterlina é usada?

É a moeda em circulação adotada nas negociações e transações comerciais realizadas em países e territórios do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales são locais onde com certeza você vai precisar da libra esterlina.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Fora dos países compreendidos como parte do território britânico, há mais 14 locais ultramarinos (ou seja, que não fazem fronteira com a ilha britânica) que também utilizam a libra esterlina como moeda. Eles usam da moeda nem que seja para um café, comprar bilhetes de transporte, pagar um almoçou ou até mesmo parcelar um carro. Veja onde:

  • Ilhas Cayman;
  • Ilhas Malvinas;
  • Bermudas;
  • Anguilla;
  • Gibraltar;
  • Ilhas Virgens Britânicas;
  • Ilhas Pitcairn;
  • Geórgia do Sul;
  • Santa Helena;
  • Monte Serrat.

Taxas na casa de câmbio

Vistas como uma das formas mais seguras de trocar dinheiro, o valor de uma moeda no mercado não é o mesmo na casa de câmbio na hora de trocar o dinheiro em espécie. Isso por conta dos Impostos sobre Operações Financeiras (IOF) para comprar o papel moeda é de 1,1%.

Um detalhe para você investidor não esquecer é que as casas de câmbio ainda trabalham com a moeda de turismo, sendo que o câmbio comercializado é mais alto, ao somar o câmbio comercial com as taxas, impostos e outros custos variáveis.

Se você enviar dinheiro ao exterior para a conta de um terceiro, a taxa cai. Nesse caso, você vai pagar apenas  0,38% de IOF. Além disso, há plataformas virtuais, como Remessa Online e Wise que também trabalham com o câmbio comercial.


Libra comercial vs libra turismo

A maioria das cotações que estão disponível em sites ou veículos de finanças são do câmbio comercial. O que pega muitas pessoas de surpresa, pois é um valor bem acima do cobrado nas casas de câmbio, tanto que a cotação de turismo da libra pode ser até 8% mais alta que a comercial. Você sabia? Então, não deixe de colocar isso nas contas quando for comprar libra esterlina.

A diferença acontece desde 1999. Nesse ano, o Brasil adotou um sistema de câmbio flexível. Isso significa que pode ser negociado por quem compra e vende a moeda. Sem contar que para comprar ou vender libra turismo, é necessário ter o dinheiro físico, o que gera mais custos para as casas de câmbio para se proteger contra roubos e bancar  transporte e manutenção.

Esses fatores fazem com que o preço das moedas seja elevado, justamente para compensar gastos. Enquanto as transações comerciais podem ser feitas de forma virtual e sem custo. Moral da história: compare a cotação turismo da libra de diferentes casas de câmbio antes de comprar libra esterlina!

Como investir em libra esterlina?

Não é novidade que há várias formas de investir em moeda estrangeira. Por isso, conta com a Renova Invest para aplicar o seu dinheiro da melhor maneira no exterior confira um pouco mais sobre o funcionamento de cada estratégias:

  1. Mercado de Forex – corresponde ao Mercado de Moeda Estrangeira, em que o investidor pode negociar com outras moedas internacionais, de maneira manual ou automática, através de softwares. É um aporte com riscos, uma vez em que não é regulamentado pela CVM, órgão responsável pela supervisão do mercado de ações e outros ativos semelhantes no território brasileiro. Então, só é possível investir com corretoras estrangeiras.
  2. Bonds – como se fosse um tipo de Tesouro Direto, só que no exterior. É onde há títulos de renda fixa e ainda dos mais populares. Quem escolher comprar um título acaba recebendo essa quantia de volta com o acréscimo de juros ao final de um certo período, da mesma forma como ocorre no Brasil,
  3. Fundos – já os Fundos Cambias são uma opção para quem quer investir em moedas europeias e americanas, as quais acompanham a flutuação das moedas no mercado, oferecendo uma liquidez boa. Ademais, também há os Fundos Multimercado, permitindo investir capital em ações, câmbio e renda fixa. Porém, tem a cobrança da taxa de administração, taxa de performance e Imposto de Renda.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado. 

Quer saber mais sobre o mercado, bilionários do setor financeiro e oportunidades de compra de moedas? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.