Renova Invest Facebook

Herança: entenda como funciona

herança: entenda como funciona após a morte
herança: entenda como funciona após a morte

Quando uma pessoa falece, além do luto e da dor, é necessário lidar com os processos burocráticos relacionados aos bens deixados pelo falecido. A herança é o conjunto de bens, direitos e obrigações deixados por uma pessoa falecida aos seus sucessores. Neste guia completo sobre herança, abordaremos todos os aspectos importantes relacionados a esse tema delicado.

O que é Herança?

A herança é composta por todos os bens, direitos e obrigações que uma pessoa deixa após sua morte. Isso inclui propriedades, investimentos, contas bancárias, dívidas e outros ativos e passivos. A herança é transmitida aos herdeiros, que são as pessoas designadas para receber esses bens.

Quem são os Herdeiros?

Os herdeiros são as pessoas que têm direito a receber a herança deixada pelo falecido. Existem diferentes categorias de herdeiros, sendo os principais os herdeiros legítimos, os herdeiros necessários e os herdeiros testamentários.

Herdeiros Legítimos

Os herdeiros legítimos são os parentes mais próximos do falecido, como cônjuges, filhos, pais e irmãos. Eles têm direito a receber uma parte da herança de acordo com as regras estabelecidas pelo Código Civil. A divisão dos bens ocorre de forma proporcional entre os herdeiros legítimos, levando em consideração o grau de parentesco.

Herdeiros Necessários

Os herdeiros necessários são aqueles que possuem um direito assegurado por lei de receber uma parte da herança. Geralmente, são os descendentes (filhos, netos, bisnetos) e o cônjuge sobrevivente. O cônjuge sobrevivente tem direito a uma parte da herança, mesmo que o falecido tenha deixado testamento.

Herdeiros Testamentários

Os herdeiros testamentários são aqueles que foram designados pelo falecido em um testamento para receber uma parte da herança. Eles podem ser parentes distantes, amigos ou instituições de caridade. Os herdeiros testamentários só têm direito à herança se o falecido tiver deixado um testamento válido.

A Partilha de Bens

A partilha de bens é o processo pelo qual a herança é dividida entre os herdeiros. É nesse momento que cada herdeiro recebe a sua parte da herança. A partilha pode ser feita de forma amigável, quando todos os herdeiros estão de acordo, ou judicial, quando há conflitos entre os herdeiros.

Para realizar a partilha de bens, é necessário fazer o inventário, que é o levantamento de todos os bens, direitos e obrigações deixados pelo falecido. O inventário pode ser extrajudicial, feito em cartório, ou judicial, quando é necessário recorrer ao poder judiciário.

O Inventário

O inventário é o processo pelo qual são apurados e avaliados todos os bens, direitos e obrigações deixados pelo falecido. Ele é fundamental para a partilha dos bens entre os herdeiros e para a regularização da situação patrimonial do falecido.

O inventário pode ser realizado de forma extrajudicial, por meio de escritura pública em cartório, desde que todos os herdeiros sejam maiores e capazes e estejam de acordo com a partilha dos bens. Caso contrário, é necessário realizar o inventário judicial, por meio de um processo judicial.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Os Regimes de Bens e a Herança

Os regimes de bens do casamento também têm impacto na herança. No regime da comunhão universal de bens, todos os bens do casal são considerados comuns e serão divididos entre os herdeiros. No regime da separação de bens, cada cônjuge é proprietário exclusivo dos seus bens, e a herança será dividida conforme as regras estabelecidas pelo Código Civil.

Testamento e Inventário

O testamento é um documento legalmente válido pelo qual uma pessoa expressa suas vontades em relação à herança após sua morte. No testamento, é possível designar herdeiros testamentários e especificar como os bens devem ser divididos. O testamento pode ser utilizado para alterar a ordem de sucessão legal estabelecida pelo Código Civil.

O inventário, por sua vez, é o processo pelo qual são apurados e avaliados todos os bens do falecido, independentemente da existência de um testamento. Mesmo que o falecido tenha deixado um testamento, é necessário realizar o inventário para a partilha dos bens.

A Partilha de Bens aos Filhos

A partilha de bens aos filhos ocorre de acordo com as regras estabelecidas pelo Código Civil. Os filhos têm direito a uma parte da herança, juntamente com o cônjuge sobrevivente, se houver. A divisão dos bens entre os filhos é feita de forma igualitária, levando em consideração o número de filhos.

A Partilha de Bens aos Outros Parentes

Além dos filhos, outros parentes também podem ter direito a uma parte da herança, dependendo da ordem de vocação hereditária estabelecida pelo Código Civil. Os pais, avós, irmãos, tios, sobrinhos e primos podem ser beneficiados com a herança, desde que não haja filhos ou outros herdeiros necessários.

O Que Acontece se Não Houver Testamento?

Caso o falecido não tenha deixado um testamento, a herança será dividida de acordo com as regras estabelecidas pelo Código Civil. Os herdeiros legítimos terão direito a uma parte da herança, e a divisão será feita de acordo com a ordem de vocação hereditária.

Planejamento Sucessório

O planejamento sucessório é uma forma de organizar e estruturar a sucessão patrimonial, garantindo que a herança seja dividida de acordo com a vontade do falecido. Por meio do planejamento sucessório, é possível reduzir conflitos entre os herdeiros e minimizar a carga tributária sobre a herança.

Conclusão

A herança é um assunto complexo e delicado, que envolve diversos aspectos legais e emocionais. É importante ter conhecimento sobre os direitos e obrigações relacionados à herança, para garantir que a divisão dos bens seja feita de forma justa e de acordo com a vontade do falecido. O planejamento sucessório é uma ferramenta importante para evitar conflitos e garantir a tranquilidade dos herdeiros. Portanto, é recomendado buscar orientação jurídica especializada para lidar com questões relacionadas à herança.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.