Renova Invest Facebook

FBOK34: Tudo sobre as ações do Facebook

O mercado financeiro é globalizado e rompeu as fronteiras geográficas. Desse modo, hoje, é possível investir nas maiores organizações do mundo, mesmo que elas estejam em outros países. O FBOK34, por exemplo, é uma maneira de expor seus recursos ao Facebook (Meta) sem sair do Brasil.

Assim, esse é um investimento indireto que pode trazer facilidade para quem deseja participar do cenário internacional. Porém, antes de tomar decisões, é preciso entender mais sobre essa alternativa para analisar se ela é adequada à sua estratégia.

Para esclarecer o assunto, confira este conteúdo e descubra como investir no Facebook por meio do FBOK34!

Qual é a história do Facebook?

Se a sua pretensão é alocar recursos no Facebook, vale a pena conhecer um pouco sobre a história da empresa. Em 2004, Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz criaram a rede social The Facebook.

Inicialmente, ela era utilizada apenas por estudantes da Universidade de Harvard. Porém, o seu uso cresceu com o passar do tempo. Ainda no primeiro ano, o The Facebook já acumulava 1 milhão de usuários. Já em 2006, ele passou a se chamar apenas Facebook.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Ao longo da década, o projeto chamou a atenção de investidores e começou a receber aportes. Além disso, foram realizadas diversas modificações na rede social, adicionando funcionalidades e tornando o design mais amigável aos usuários.

Um dos momentos de destaque da empresa aconteceu em 2012. Nesse ano, o Facebook atingiu 1 bilhão de usuários e se tornou a maior rede social do mundo. Na mesma época, foi realizado o IPO (oferta pública inicial) na NASDAQ, uma das maiores bolsas de valores dos Estados Unidos.

Essa abertura de capital teve um grande impacto no mercado. Isso porque a arrecadação inicial foi de US$ 16 bilhões — a terceira maior da história, até então. Ademais, o crescimento do Facebook fez com que a empresa fosse classificada como uma Big Tech — uma gigante da tecnologia.

Vale destacar que a marca se consolidou como uma referência no setor de tecnologia. Além da expansão do próprio Facebook, a organização comandada por Mark foi adquirindo outros negócios do segmento. Os principais exemplos são as compras do Instagram, em 2012, e do WhatsApp, em 2014.

Em 2021, aconteceu mais uma mudança de nome da holding: o Facebook se tornou Meta. Uma das principais justificativas para a alteração é a mudança de foco da empresa, que tem direcionado esforços ao metaverso.


O que é o FBOK34?

Agora que você já conheceu parte da história da Meta, é o momento de conhecer o FBOK34. Esse é o ticker de um BDR (brazilian depositary receipt) lastreado em ações da meta. Ele foi lançado na bolsa de valores brasileira (B3) em março de 2014.

Assim, para compreender melhor o FBOK34, é importante entender mais sobre os BDRs. Também conhecidos como certificados de depósito de valores mobiliários, eles são lastreados em ativos do mercado internacional. Por exemplo, é possível encontrar certificados de ações, ETFs (exchange traded funds ou fundos de índice), títulos de dívida etc.

Para tanto, uma instituição financeira compra os ativos estrangeiros, os deixa sob custódia e emite os BDRs com lastro nos investimentos do exterior. Depois, os investidores podem adquirir os certificados, negociando via B3 e em reais.

Desse modo, investir no BDR FBOK34 é uma forma de se expor às ações da Meta sem precisar retirar o seu capital do Brasil.

Quais são as principais características desse BDR?

Além de entender o que é BDR, é preciso conhecer as suas características. Assim, você terá mais informações para definir se vale a pena fazer o investimentos.

Uma das características que devem ser consideradas é que as ações dos EUA também podem distribuir dividendos. Porém, no país, não há a obrigatoriedade de realizar esses pagamentos aos investidores.

Nesse sentido, saiba que a Meta não faz essas distribuições. Logo, o FBOK34 também não paga dividendos aos investidores. Na prática, os eventuais lucros são obtidos com a venda do BDR após a valorização do ativo.

Ademais, vale destacar que essa é uma alternativa da renda variável, com exposição à lei da oferta e demanda. Portanto, não existem garantias de ganhos, e há o risco de perdas financeiras.

Ainda, há exposição à variação cambial, o que pode ajudar a internacionalizar a sua carteira e proteger o seu portfólio das oscilações do real.

Como investir no Facebook?

Se você quer saber como investir no Facebook, primeiro é preciso conhecer o seu perfil de investidor. Isso significa compreender qual é a sua tolerância aos riscos do mercado financeiro. Existem três classificações possíveis: conservador, moderado ou arrojado.

Também é preciso entender quais são os seus objetivos financeiros. Em geral, o investimento em ações se alinha ao longo prazo, já que isso reduz os impactos das oscilações de curto prazo e ajuda a diminuir os riscos da carteira de investimentos.

Caso tenha analisado essas questões e definido que vale a pena investir na Meta, é hora de saber como realizar o aporte. Isso pode acontecer de maneira direta ou indireta. No primeiro caso, é preciso ter conta em uma corretora de valores internacional, como a Avenue.

Você precisará realizar o câmbio do montante que será investido e pesquisar o ticker do Facebook (META) na plataforma. Depois, basta enviar a sua ordem de compra das ações e aguardar a execução.

Já no investimento indireto, como você viu, é possível se expor ao cenário internacional pela B3. No caso do Facebook, basta acessar o home broker fornecido pelo seu banco de investimentos, pesquisar o ticker FBOK34 e enviar a ordem de compra.

Nesse caso, não é preciso passar por procedimentos como transferências internacionais e realização de câmbio, trazendo praticidade para o processo. Portanto, avalie os seus objetivos e necessidades para encontrar a alternativa mais adequada à sua estratégia de investimento.


Conclusão

Agora que você já sabe o que é o FBOK34, pode considerar essa alternativa caso tenha interesse em investir na Meta. No entanto, não se esqueça de considerar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros para tomar decisões mais acertadas.

Você precisa do auxílio de uma assessoria de investimentos para esclarecer dúvidas sobre o mercado financeiro? Entre em contato com a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.