Renova Invest Facebook

Fan token: o que é e como funciona esse criptoativo?

Fan token
Fan token

Os criptoativos estão se tornando cada vez mais presentes no mercado financeiro — e isso abre espaço para o surgimento de ativos capazes de atender a públicos específicos. Por exemplo, você sabe o que é e como funciona o fan token? Eles podem interessar especialmente os fãs de esportes.

Focado no segmento esportivo, esse criptoativo permite que os fãs tenham mais proximidade e participação com os clubes ou o trabalho dos atletas. O fan token também é uma forma de incentivar o seu esporte favorito e contar com conteúdos exclusivos.

Ficou interessado em saber mais sobre o fan token? Continue a leitura para conferir as principais informações sobre o ativo!

O que são utility tokens?

Os fan tokens fazem parte de um tipo específico de ativo digital — os utility tokens. O termo “utility” vem da língua inglesa e significa “utilitário”. Logo, esses ativos podem ser considerados tokens de utilidade.

Isso significa que a sua finalidade é dar acesso a um produto ou serviço. Assim, eles se diferenciam das criptomoedas — que podem ser utilizadas como meio de pagamento ou reserva de valor. Desse modo, os tokens de utilidade servem apenas em transações específicas.

Apesar dessa distinção, as outras características dos utility tokens são semelhantes às das demais criptomoedas do mercado, como o bitcoin. Assim, esses ativos atuam de forma descentralizada e contam com um emissor próprio, além de utilizarem o sistema de registro blockchain.

A tecnologia utilizada na maioria dos fan tokens é a ERC 20, da rede ethereum. Ela permite às pessoas a criação e programação dos tokens de forma simples, a partir dos parâmetros pré-determinados.

O que é e como funciona um fan token?

O fan token é um utility token que está ligado ao segmento dos esportes. Assim, ele é um tipo de moeda usado em plataformas como a Socios.com. que oferece acesso a conteúdos especiais, como se fosse um programa de sócio torcedor.

Nessa plataforma, o nome oficial da moeda é chiliz (CHZ). Além disso, clubes e atletas podem ter suas próprias moedas. A partir desses ativos, é possível opinar em decisões importantes para os clubes, participar de reuniões com os atletas, ter acesso a produtos exclusivos e outras vantagens.

Entre os esportes que já fazem parte do programa de fan tokens se destacam o futebol, basquete, Fórmula 1 e diversas lutas. Além disso, os e-sports — esportes eletrônicos — também estão incluídos na plataforma Socios.com.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Na prática, funciona assim: os times parceiros do Socios.com criam os seus tokens e as pessoas interessadas podem adquiri-los. Dessa forma, os ativos atuam como moedas ou vouchers, que dão acesso aos benefícios do programa.

Para que serve um fan token?

Os programas de sócio torcedor exercem um papel importante para os clubes esportivos e também beneficiam os fãs. Nesse sentido, o fan token se mostra um recurso mais moderno e dinâmico para cumprir essa função, ampliando os benefícios oferecidos a ambas as partes.

Para os clubes e atletas, essa é uma forma de conseguir capital para investir no próprio crescimento, além de permitir uma campanha de divulgação mais efetiva. Ademais, os emissores dos tokens têm a liberdade de definir quais vantagens oferecerão.

Já para os torcedores, os tokens têm a finalidade de estabelecer um vínculo maior com seus ídolos. Outro ponto relevante é a oportunidade de ter uma participação maior nas atividades do clube.

Alguns exemplos de vantagens que podem ser acessadas por meio dos fan tokens são:

  • ingressos grátis;
  • descontos especiais;
  • brindes e premiações;
  • produtos exclusivos e autografados;
  • conversas com os atletas.

Quais são as vantagens de adquirir fan tokens?

Como você viu, os benefícios do fan token estão relacionados ao contato que ele permite ter com atletas e clubes. O nível de participação é determinado a partir da quantidade de ativos na sua carteira virtual.

Assim, o fan token oferece uma alternativa mais moderna e personalizável em relação aos programas de sócio torcedor, que são padronizados.  Outro aspecto importante sobre os tokens é a sua possibilidade de valorização.

Ainda que eles não sejam uma moeda destinada ao investimento, é possível vender os fan tokens no mercado secundário utilizando outras criptomoedas. Nesse mercado, você pode vender ativos para outras pessoas físicas ou jurídicas interessadas, sem contato com o emissor.

Nesse caso, o preço das moedas e dos tokens é determinado pela lei da oferta e da demanda. Logo, existe a possibilidade de valorização dos ativos, caso haja aumento do interesse por determinado fan token. Se isso acontecer, quem faz a venda pode ter lucro na operação.

Quais são os riscos desses ativos?

Apesar de poderem ser usados para buscar lucro, é preciso saber que o preço dos fan tokens pode passar por oscilações frequentes. Afinal, não existe regulação do valor — que depende da oferta e demanda. Assim, um dos riscos a ser destacado é a possibilidade de queda no preço dos ativos.


Cabe destacar que, por conta do segmento e da característica utilitária, os fan tokens costumam ter um pouco mais de estabilidade de preços em comparação à maioria das criptomoedas tradicionais. Ainda assim, não existem garantias quanto à estabilidade ou à valorização.

Além da volatilidade relacionada ao mercado, outro risco relevante é a perda da validade dos tokens. Caso o clube encerre a sua parceria com o programa Socios.com, por exemplo, quem tiver moedas no sistema e não utilizar ficará com os ativos retidos e sem valor.

Para manejar os riscos, é importante pesquisar sobre os clubes antes de se associar. Também é possível consultar os contratos e o prazo de duração dos tokens. Por fim, vale saber que a parceria pode ser renovada pelo clube ao final do período.

Como adquirir fan tokens?

Depois de entender mais sobre os fan tokens, você pode ter interesse em saber como comprar e vender esses ativos. A negociação direta acontece pelas plataformas especializadas, como você viu. Assim, é possível utilizar os tokens dos seus times e esportes favoritos.

Já se você pretende negociar fan tokens para buscar lucro com investimento ou especulação, vale a pena conhecer alternativas regulamentadas. Expor-se a esse mercado por meio de fundos de investimentos, por exemplo, traz mais segurança institucional.

Entendeu como funciona o fan token? Essa é uma criptomoeda que pode oferecer vantagens a pessoas interessadas no segmento esportivo ou na especulação com criptoativos. Assim, é importante observar os riscos e os benefícios antes de adquiri-la!

Quer acompanhar mais informações e novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a nossa newsletter e receba os conteúdos do blog em seu e-mail!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.