Renova Invest Facebook

Extrato CETIP: o que é e qual a função?

CETIP
CETIP

A CETIP está muito presente na vida das pessoas. Isso porque a instituição participa de operações como financiamentos, transferências bancárias e aplicações financeiras. Para investimentos, por exemplo, um documento importante é o extrato CETIP.

No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem essa empresa e o documento produzido por ela. Ademais, a CETIP passou por mudanças significativas — e atualmente o registro das operações acontece de forma diferente. Por esse motivo, é fundamental saber como ela funciona.

Neste artigo, você entenderá o que é a CETIP e como essa empresa opera no mercado, além de conferir as mudanças no extrato que era emitido por ela. Vamos lá?

O que é a CETIP e como ela funciona?

Antes de saber mais sobre o extrato CETIP, é importante entender o que é essa empresa e qual a sua importância para o mercado financeiro. A sigla CETIP significa Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados.

Trata-se de uma empresa de capital aberto que tem a função de integrar o mercado financeiro. Seus serviços são utilizados por instituições financeiras, como os bancos. Logo, a CETIP atua como intermediária na relação dessas instituições com os clientes.

Como você viu, ela participa de operações como transferências bancárias (TEC e DOC, por exemplo), financiamento de veículos, custódia de ativos e liquidação de investimentos. A CETIP foi fundada em 1984 e começou a exercer suas atividades em 1986, atuando eletronicamente.

Desde sua criação, ela foi uma ferramenta para trazer mais agilidade para as transações e movimentações financeiras. Assim, a CETIP ofereceu mais segurança e menos burocracia para as operações.

Isso porque, antes da sua criação todo o processo era feito de forma física, com cheques ou títulos que registravam as operações no nome dos investidores.

Essa empresa faz parte do Sistema Brasileiro de Pagamentos, como centralizadora das movimentações financeiras. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tem a atribuição de fiscalizar e regulamentar a CETIP, garantindo o acompanhamento dos seus serviços.

É relevante destacar que, em 2017, houve uma fusão entre a CETIP e a BM&F Bovespa. Assim, surgiu a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que é a bolsa de valores brasileira.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Qual o papel da CETIP?

Até aqui você já entendeu o que é a CETIP e viu que ela participa de diversas movimentações financeiras, com muitas vantagens para a segurança e a praticidade, certo? Agora também é importante saber qual é o papel dela no mercado.

A CETIP é responsável por oferecer a tecnologia necessária para instrumentalizar as operações de forma virtual. Isso significa que, ao fazer uma transferência bancária, por exemplo, você não utiliza apenas os serviços do banco escolhido.

Afinal, a CETIP participa com a estrutura e as garantias para que a movimentação ocorra. Desse modo, uma das funções da empresa é disponibilizar uma plataforma digital para a realização das operações financeiras. Essa plataforma é utilizada pelas instituições credenciadas.

A CETIP também registra essas movimentações. Isso garante, por exemplo, que uma ordem de compra ou venda de ativos seja operacionalizada por um banco de investimentos.

Ademais, vimos que a CETIP também faz a custódia dos ativos. Ou seja, ela é responsável pela guarda, atualização, manutenção e exercício dos ativos que são disponibilizados no mercado. Desse modo, o titular pode fazer o seu requerimento de forma segura e ágil.

O que é o extrato CETIP?

Antes da fusão entre a CETIP e a BM&F Bovespa, era emitido o extrato CETIP. Ele continha todas as informações sobre os investimentos da pessoa física ou jurídica, abrangendo a renda fixa e a renda variável.

O extrato era gerado diariamente e podia ser consultado pelo investidor no site da empresa, com seu login e senha. Com a criação da B3, entretanto, a forma de acompanhar os investimentos passou a ser um sistema chamado CEI (canal eletrônico do investidor).

Ele era uma plataforma oferecida pela bolsa de valores que também podia ser acessada com um login e uma senha. No entanto, em 26 de novembro de 2021 ocorreu uma nova atualização no sistema e o CEI foi desativado e substituído pelo Investidor B3.

Esse sistema pode ser consultado pelo site da bolsa na sua nova área logada. Nele, é possível acompanhar todas as transações e controlar a estratégia de investimentos, independentemente da classe dos ativos e do banco escolhido para investir. Todas as informações ficam consolidadas em um único espaço, de maneira prática e segura.

Por que é importante conhecer o extrato CETIP?

Agora que você já conhece mais sobre a CETIP e a sua participação nas operações financeiras, sabe como ela é importante para as operações, não é mesmo? Nesse cenário, o extrato CETIP teve um papel fundamental para garantir a transparência, a segurança e a estratégia dos investidores.


Com o tempo, ele se aprimorou, tornando o acompanhamento mais simples e dinâmico. Assim, conhecer esse extrato e seus substitutos é essencial para compreender as garantias oferecidas ao investidor, além de ter a possibilidade de acompanhar os ativos financeiros de forma integrada.

Como acessar o extrato CETIP?

Como você viu, o extrato CETIP ganhou um novo formato em 2021. Dessa forma, o extrato dos seus investimentos pode ser consultado na nova área logada da B3, de um modo bem simples. Funciona assim: na tela inicial, é preciso indicar o seu CPF ou CNPJ para verificar se você já está cadastrado.

Se já houver um cadastro, basta adicionar a senha para acessar os seus investimentos. Caso ainda não tenha se registrado, é preciso seguir os passos indicados na tela para completar o processo.

Depois de acessar ao ambiente, é possível encontrar a posição e as movimentações dos seus investimentos. Além disso, você pode acompanhar informações sobre proventos e garantias relacionadas aos produtos da sua carteira.

Entendeu o que é a CETIP e como funcionava o extrato emitido por ela? Essa empresa exerce um papel importante no mercado financeiro e está muito presente na vida das pessoas. Portanto, é relevante conhecer o seu funcionamento, bem como a segurança e praticidade que ela oferece!

Se você investe em ações, pode se interessar por carteiras recomendadas. Entenda mais sobre esse recurso ao saber como funciona a carteira recomendada de ações!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.