ETF: Conheça o fundo de índice IVVB11

ETF: Conheça o fundo de índice IVVB11

  • Post author:
  • Post category:blog

O IVVB11 é um ETF que pode atrair a atenção de quem tem o interesse de investir no exterior. Pode ser considerado uma maneira mais simples de começar seus investimentos em ações nos Estados Unidos.

Esse artigo faz parte de uma série sobre ETFs. Nesse post, você conhecerá o que é talvez o fundo de índice mais diferente, pois não se baseia em parâmetros brasileiros.

Continue a leitura do artigo, entenda mais sobre o IVVB11, entenda porque ele é distinto dos demais e veja se vale a pena apostar nele!

O que é o IVVB11?

O IVVB11 é mais um dos ETFs, ou Exchange Traded Funds, disponíveis no mercado financeiro. ETFs são fundos de investimento em índice que tem como objetivo ter um desempenho semelhante ou muito próximo ao seu índice de referência.

No caso do IVVB11, o benchmark é o índice S&P500, que é o índice americano que reúne as 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos.

Apesar de utilizar um benchmark estadounidense, o IVVB11 é negociado na Bolsa de Valores Brasileira, a B3.

Ou seja, pode-se dizer que o IVVB11 é uma maneira de investir em ações norte americanas sem precisar abrir uma conta em um banco de investimento no exterior ou muito menos, sair do Brasil.

Com esse ETF, o investidor tem a possibilidade de estar exposto tanto a variação cambial quanto aos investimentos nas 500 maiores empresas norte americanas. Além disso, a variação do dólar acaba impactando diretamente na sua cotação.

Quais as características do IVVB11?

O nome desse ETF é IShares S&P 500 Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice – Investimento no Exterior. Na Bolsa, é negociado sob o ticker IVVB11. O objetivo desse fundo de índice é obter retornos muito próximos ou semelhantes a performance do índice S&P 500 em reais (S&P 500 Brazilian Real Index).

O gestor do fundo é a BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda, e é administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.

A taxa de administração é 0,24% ao ano. Além disso, há a cobrança de Imposto de Renda para operações abaixo de R$20 mil.

Foi criado em 2014 e tem em sua carteira as principais ações que compõem a carteira teórica do seu benchmark. Pode ser possível realizar investimentos em lotes a partir de 50 mil cotas.

O fundo investe cerca de 95% do seu patrimônio em ações do S&P 500 Brazilian Real Index. Os 5% restantes podem ser utilizados em outros ativos que não estão incluídos no índice.

O S&P 500 Brazilian Real Index é composto pelas 500 principais empresas dos Estados Unidos. As companhias são escolhidas levando em consideração aspectos como: tamanho e liquidez. Esse índice já é convertido para a moeda brasileira com a cotação PTAX do Banco Central.

Como é composta a carteira do IVVB11?

Como o índice representa as 500 maiores empresas norte-americanas, é possível encontrar ações de organizações como: Apple, Google, Facebook, Amazon, dentre outras grandes conhecidas mundo afora.

O fundo também pode conter ativos de bancos de investimentos, como a J. P Morgan e companhias do setor do petróleo, como a Chevron.

Além delas, pode ser possível investir em grandes empresas mundialmente conhecidas dos mais diversos setores, como: Visa, Intel, Johnson & Johnson, dentre outras.

Quais as vantagens de investir no IVVB11?

Investir nesse fundo de índice tem algumas vantagens. Confira-as.

Exposição a uma economia mais forte

Investir no IVVB11 dá a possibilidade de ter investimentos expostos a economia mais forte do mundo, podendo ser uma alternativa para investir em ações com uma volatilidade menor e uma “segurança” maior.

 

Diversificação de ações

O IVVB11 tem uma carteira bastante diversificada, o que ajuda também a diminuir os riscos. Além de dar a possibilidade de investir em grandes organizações, lembre-se que o índice é composto por 500 empresas.

Ou seja, trata-se de um investimento muito diversificado, contendo ações americanas de companhias dos mais variados setores.

Praticidade

Poder investir em ações de grandes corporações dos Estados Unidos sem precisar sair do Brasil ou abrir conta em um banco de investimentos norte americano torna o investimento em ações no exterior mais simples.

Além disso, o fato de contar com um gestor para fazer as aplicações pode tornar esse investimento acessível até para investidores mais iniciantes.

Quais as desvantagens de investir no IVVB11?

Pode ser mencionado duas desvantagens em relação a esse fundo. A primeira delas é que é impossível para o investidor escolher as ações que deseja adquirir.

Dessa forma, se você é um investidor que gosta de analisar os papéis com calma para entender o que está comprando e gosta de fazer valuation das empresas, essa modalidade poderá não lhe agradar.

A segunda é em relação a distribuição de dividendos. Quem quer investir em grandes empresas esperando receber dividendos diretamente, isso não é possível. Isso porque os dividendos desse ETF são reinvestidos no próprio fundo. Ou seja, os dividendos são recebidos pelos investidores, mas de forma indireta no momento do recebimento dos lucros.

Para quem é indicado investir no IVVB11?

Investir nesse ETF pode ser indicado tanto para investidores iniciantes no mercado acionário quanto para investidores experientes que querem diversificar seus investimentos.

Quem deseja entender o mercado de ações norte americano e se expor a economia dos EUA também podem se interessar por esse fundo de índice.

Entretanto, como se trata de um investimento em renda variável, pode amedrontar investidores muito conservadores.

Vale a pena investir no IVVB11?

Por ser uma alternativa mais simples de investir em ativos de grandes corporações norte americanas, pode valer a pena. Quem deseja diversificar ainda mais os investimentos pode contar com um fundo bastante variado.

Contudo, antes de investir, é necessário ter em mente seus objetivos e saber seu perfil de investidor para entender se esse fundo de índice e a modalidade de investimentos em ETFs fazem sentido para o que você deseja.

Como investir no IVVB11?

Para investir nesse fundo de índice ou em outros que possam lhe interessar, basta abrir uma conta em um banco de investimentos para poder ter acesso a diversas alternativas de investimentos pelo seu home broker e começar suas aplicações!

Se você se interessou pelo IVVB11, não deixe de entrar em contato conosco para tirar dúvidas e começar seus investimentos nesse ETF! 

Deixe uma resposta