Renova Invest Facebook

ESGU11: conheça o ETF ESG de empresas norte-americanas

ESGU11
ESGU11

Os investimentos ESG são uma tendência mundial que chega no Brasil como alternativa para os investidores que pensam na sustentabilidade. Assim, o ETF ESGU11 é uma das opções que atendem aos critérios socioambientais e de governança corporativa.

Se você também se interessa em investir em empresas com responsabilidades com o meio-ambiente, a sociedade e a sustentabilidade, deve entender mais sobre esse fundo de índice. Desse modo, poderá tomar decisões para realizar seus investimentos com maior consciência.

Para saber mais sobre os investimentos ESG e o ETF ESGU11, continue a leitura. Neste post, você entenderá o que são e como investir nessa alternativa.

Vamos lá?

O que é e como funciona um ETF?

Antes de entender o que é um ETF, é importante saber o conceito de fundo de investimento. Esse é um veículo financeiro que funciona como um condomínio. Desse modo, os investidores precisam comprar cotas para participar do fundo.

Existem diversos tipos de fundos, como o ETF. A sigla se refere a exchange traded fund, também conhecido como fundo de índice. Isso porque a sua estratégia é espelhar a carteira teórica de um índice de mercado.

Portanto, o ETF busca reproduzir um indicador, alocando os recursos nos mesmos ativos e proporção do portfólio teórico. Por exemplo, um fundo que espelha o Ibovespa, que é o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira (B3), compra os ativos que o compõem.

Caso o portfólio do índice seja atualizado, a carteira do ETF também será modificada. Além disso, quem faz os aportes e as atualizações é um gestor profissional. Portanto, os cotistas não têm autoridade sobre o gerenciamento da carteira.

O que significa investimentos ESG?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um ETF, é o momento de entender o que significa a sigla ESG. Em inglês, ela abrevia o termo environmental, social e governance — que significa ambiental, social e governança, respectivamente, traduzindo para o português.

Dessa maneira, os investimentos ESG são aqueles que se alinham às boas práticas corporativas que se alinham a esses 3 fatores. Esse conceito se alinha com a tendência de sustentabilidade, que ganha mais espaço entre os consumidores, empresas e investidores.

Com isso, existem pessoas que tomam suas decisões de alocação de recursos baseadas nesses fatores. Para tanto, o mercado oferece diversas possibilidades de investimentos, como ações de empresas com cuidados sustentáveis, títulos verdes e ETFs ESG.

No Brasil, esse mercado ainda é novo e tem muito espaço para crescimento. Entretanto, nos EUA, os fundos ESG já apresentam grande procura, superando os fundos tradicionais. A razão é que empresas com responsabilidades socioambientais têm maior potencial de resultados.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


O que é o ESGU11 e as suas principais características?

Após entender o que são os investimentos ESG, é o momento de conhecer o ESGU11 — ticker do ETF TREND ESG USCI. Esse fundo de índice tem como referência o indicador norte-americano MSCI USA Extended ESG Focus Index (ESG-U).

Em novembro de 2021, esse índice era composto por 330 ativos listados nas bolsas de valores norte-americanas, com foco em grandes empresas globais de tecnologia. Assim, o fundo ESGU11 tem exposição a companhias selecionadas com base em:


  • indicadores ambientais: baixa emissão de carbono, participação da receita em negócios não poluentes etc.;
  • indicadores sociais: como os pautados em princípios globais da ONU;
  • indicadores de governança: diversidade de gênero na ocupação de altos cargos na companhia e outros.

Vale destacar que o fundo foi lançado em novembro de 2021, sob gestão da XP Asset. Na época do lançamento, a taxa de administração era de 0,3% ao ano. Além disso, não havia taxa de performance.

Vale a pena investir no ESGUI11?

Após entender mais sobre o ESGU11, é importante saber se vale a pena investir nesse ETF. A verdade é que não há uma resposta única para essa questão. Isso porque um mesmo investimento pode ser adequado para um investidor, mas não se alinhar à estratégia de outros.

Sendo assim, para compreender se esse ETF pode ser uma alternativa viável para a sua carteira de investimentos, é necessário considerar o seu perfil e seus objetivos com o dinheiro desse aporte. Em relação ao perfil de investidor, saiba que o ESGU11 é uma alternativa de renda variável.

Por essa razão, ele está sujeito às oscilações de mercado. Dessa maneira, os perfis que toleram mais riscos, como o moderado e o arrojado, podem se identificar mais com esse ETF. Já ao considerar os seus objetivos, é preciso entender qual é o impacto do ESGU11 na sua carteira.

Geralmente, investimentos de renda variável tendem a se encaixar em objetivos de longo prazo. Isso porque o tempo costuma suavizar os impactos das variações do mercado. Sobre o ETF especificamente, você deve considerar o fato de se expor ao dólar e a outro mercado de ações.

Essa pode ser uma estratégia de diversificação de carteira de investimentos, pois ajuda a diluir os riscos e potencializar a rentabilidade.

Ademais, você pode avaliar a lâmina do fundo e pesquisar o seu histórico para auxiliar na decisão. Embora resultados passados não garantam ganhos futuros, eles podem ajudar a entender como é o comportamento do ETF diante de diferentes cenários econômicos.

Como investir no ETF ESGU11?

Agora que você já sabe o que deve considerar para entender se o ESGU11 vale a pena para a sua carteira de investimentos, deve entender como investir nessa alternativa. Primeiro, saiba que as cotas dos ETFs são negociadas na bolsa de valores.

Logo, para comprar ou vender as cotas do fundo, é necessário ter acesso ao ambiente da bolsa via home broker. Para tanto, é preciso ter conta em um banco de investimentos. Na plataforma, basta digitar o ticker ESGU11, indicar o número de cotas, o preço e emitir a ordem de compra.

Neste artigo, você aprendeu o que é um investimento ESG, conheceu o ETF ESGU11 e o seu funcionamento. Dessa forma, você tem informações importantes para tomar uma decisão mais consistente com a estratégia da sua carteira de investimentos.

Quer aprender mais sobre os fundos de índice? Aproveite e conheça os ETFs de criptomoedas listados na bolsa de valores brasileira!

 

 

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.