Renova Invest Facebook

ESGE11: conheça o ETF ESG dos mercados emergentes

ESGE11
ESGE11

Devido ao aumento do interesse dos investidores em empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, diversos fundos ESG (environmental, social and governance) surgiram no mercado. É o caso do ESGE11, lançado em 2021 na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Ele foca em empresas que seguem as práticas ESG e estão listadas nas bolsas de valores em mercados emergentes. Assim, o ESGE11 é composto por companhias com alto nível de sustentabilidade, localizadas em países que apresentam oportunidades de crescimento.

Quer saber mais sobre esse fundo de investimento? Continue lendo e descubra as principais características do ESGE11!

O que são e como funcionam os ETFs?

Para começar, é importante saber o que são e como funcionam os ETFs (exchange traded fund) — ou fundo de índice. Eles são um tipo de fundo de investimento que capta recursos para investir segundo uma carteira teórica e acompanhar a rentabilidade de determinado índice de referência.

Isso significa que o gestor do fundo ajustará a composição do ETF de modo a refletir a carteira do índice espelhado para conseguir um resultado semelhante. Por essa razão, sua gestão é considerada passiva.

Mais uma das particularidades do ETF é que suas cotas são negociadas na bolsa de valores. Por isso, ele é considerado um investimento de renda variável — mesmo quando o portfólio é composto por alternativas de renda fixa.

O que significa ESG?

ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance. Em tradução livre, ela pode ser entendida como ambiental, social e governança — ou ASG, no Brasil. O conceito é aplicado às empresas com modelos de negócios pautados na sustentabilidade.

Para entender melhor o que isso significa, veja a seguir o que cada critério representa:

Ambiental

Como o nome sugere, esse critério se refere às práticas ligadas ao meio ambiente. São considerados fatores como mudanças climáticas, o combate ao desmatamento, o uso racional dos recursos renováveis e a gestão correta de resíduos.

Social

Já o critério social diz respeito à forma como a empresa se relaciona com a comunidade e a sociedade. Entre os elementos considerados estão a satisfação dos clientes, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas e o apoio a programas de inclusão e diversidade.

Governança

A governança, por sua vez, compreende a administração de uma empresa e a relação existente entre ela, seus acionistas e demais interessados. Isso inclui a atuação sobre assuntos como a conduta corporativa, a estrutura do comitê de auditoria, a ética e o combate à corrupção.

O que é o ESGE11?

Depois de conhecer o que são ETFs e ESG, fica mais fácil entender o que é ESGE11. Trata-se de um fundo de índice que direciona a maior parte do seu capital às ações de empresas consideradas sustentáveis, conforme a classificação ESG.

Sua composição segue o índice MSCI Emerging Markets Extented ESG Focus Index (ESG-E), que inclui 344 ativos de empresas listadas nas bolsas de valores em países emergentes — como Argentina, Brasil, China e México.

Por seguir um índice internacional, o ETF ESGE11 tem exposição à variação cambial do dólar. Ademais, o portfólio tem rebalanceamento trimestral, a depender de mudanças no indicador. Na bolsa, o ETF está acessível ao público em geral.

Quais são as vantagens e os riscos de investir em mercados emergentes?

Antes de investir em qualquer alternativa disponível no mercado financeiro, é sempre importante avaliar as vantagens e riscos envolvidos. No caso do ETF ESGE11, ainda é preciso considerar os mercados emergentes. Assim, você pode fazer escolhas mais alinhadas ao seu perfil e objetivos.

Uma das vantagens de realizar um investimento em um ETF do mercado emergente é a possibilidade de obter retornos maiores — especialmente a longo prazo. Isso é possível porque se trata de países em desenvolvimento.

Assim, as empresas desses países têm uma oportunidade de crescimento. Então os investidores que investem parte do seu patrimônio nelas podem se beneficiar dessa valorização e obter lucros no futuro. Contudo, o crescimento não é garantido.

Como você viu, os mercados emergentes podem oferecer possibilidades interessantes. Mas eles também contam com riscos que devem ser considerados antes de investir. Por exemplo, a instabilidade política de países em desenvolvimento pode afetar a economia local.

Dessa forma, as empresas podem ter dificuldades para garantir seu funcionamento, interferindo na lucratividade do investidor. Assim, é preciso analisar todas as vantagens e riscos antes de decidir por esse investimento.

Vale a pena investir no ESGE11?

Após conhecer as vantagens e os riscos do investimento em mercados emergentes, é possível começar a avaliar se vale a pena ou não investir no ESGE11. Porém, para fazer uma boa escolha, ainda se faz necessário considerar outros fatores.

Um deles é o seu perfil de investidor. Ele é o resultado de uma análise das suas preferências e expectativas em relação a investimentos e, principalmente, ao risco presente. Com isso, fica mais fácil identificar as alternativas mais adequadas para você.

Por ser um investimento da renda variável, o ETF ESGE11 costuma ser mais indicado para os perfis moderados a arrojados. Afinal, esses investidores têm maior tolerância aos riscos — e investem um percentual significativo em alternativas de renda variável.

Além do perfil, outro fator que você deve considerar são os seus objetivos financeiros. Assim, será possível definir o horizonte do seu investimento — ou seja, o tempo em que pretende manter seu capital investido. Nesse sentido, o ETF tende a se encaixar melhor nos planos de longo prazo.

Como você viu, o ESGE11 é um ETF lastreado em um índice de sustentabilidade sendo composto por países de mercados emergentes. Portanto, ele pode interessar aos investidores que buscam essas características. Porém, não se esqueça de analisar seu perfil e objetivos para tomar boas decisões!

Gostou do conteúdo e quer continuar se informando? Siga a Renova Invest nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.