Renova Invest Facebook

Qual a diferença entre underperform e outperform?

underperform
underperform

No mercado financeiro, é comum se deparar com diversos termos que podem gerar dúvidas. Nos relatórios de analistas fundamentalistas sobre as empresas listadas na bolsa, encontram-se as expressões underperform e outperform em ações.

Pensando nisso, você sabe o que elas significam e a sua diferença? Quem está começando a investir ou já investe precisa conhecer esses conceitos para fazer uma análise adequada das ações. Assim, é possível buscar por melhores resultados em seus aportes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e entenda o que é underperform e qual é a sua diferença para outperform.

Confira!

O que é underperform?

Em tradução livre, o termo underperform significa “abaixo do desempenho”. Dessa maneira, ele é usado nos relatórios e análises de ações para se referir à expectativa de que a ação tenha um desempenho inferior ao índice de referência.

Logo, conforme o relatório ou análise, pode ser considerada uma sinalização negativa aos investidores e, geralmente, a recomendação é a venda da ação. Além disso, o termo também é conhecido no mercado financeiro com o nome de “underweight” (abaixo do peso).

O que é outperform e a sua diferença para underperform?

Agora que você já sabe o que é underperform, é preciso aprender o que é outperform. Esse termo significa “acima do esperado” e também é chamado de overweight (acima do peso).

Na prática, é um conceito usado no mercado financeiro para se referir ao desempenho de uma ação superior ao de um indicador de referência. Ou seja, no outperform, o retorno esperado ou efetivo é melhor que o de outros papéis semelhantes ou um índice de mercado.

Portanto, ambos os conceitos medem o desempenho de uma ação em relação a um benchmark específico. Assim, a diferença entre eles é bem objetiva: eles possuem significados opostos.

Afinal, enquanto o underperform é o desempenho abaixo do esperado, o outperform é a performance acima do benchmark.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como o underperform funciona?

Como você viu, um ativo pode ser avaliado como underperform quando seu desempenho não atende ao índice com o qual foi comparado. Essa comparação é feita por meio de relatórios de análise de ações.

Esses documentos são elaborados por analistas credenciados no mercado de capitais vinculados às casas de análises ou equipes de research das instituições financeiras. Ademais, esses relatórios podem trazer temas variados, como ativos, commodities, cenários macroeconômicos etc.

Nesse contexto, é interessante saber que existem diversas metodologias disponíveis para a produção dos relatórios. Entretanto, existem duas mais comuns.

São elas:

  • análise técnica: considera o desempenho gráfico dos ativos, ajudando a compreender o comportamento momentâneo do mercado;
  • análise fundamentalista: considera os indicadores de desempenho da organização, trazendo um panorama de consolidação empresarial, ponderando em médio e longo prazo.

Também vale destacar que, em relação ao conceito underperform, existem diversas questões pelas quais uma ação pode receber essa classificação, como:

  • relação preço-lucro;
  • perda de participação de mercado;
  • níveis de dívidas da empresa.

Como o underperform aparece em recomendações?

Após entender o que é e como funciona o underperform, é importante que você saiba como ele pode aparecer em recomendações dos relatórios dos bancos de investimentos. Mas, antes, é preciso conhecer os tipos de recomendações existentes.

Acompanhe!

Recomendações absolutas

As recomendações absolutas advêm de uma análise sobre o desempenho de mercado de uma ação e o seu potencial de desvalorização ou valorização na bolsa de valores. Assim, elas se apresentam com as seguintes indicações: comprar (buy), vender (sell) ou manter (hold).

Confira mais detalhes e como essas recomendações costumam ser apresentadas pelos analistas:

  • buy: se é projetada uma valorização do papel e por que vale a pena comprar;
  • sell: se é esperada a desvalorização e por que pode ser interessante vender;
  • hold: se não há nenhuma dessas perspectivas, o que indica a manutenção do papel — ou indicação neutra.

Recomendações relativas

Já as recomendações relativas são aquelas em que o analista profissional qualifica a sua indicação. Então, além de analisar o papel específico, ele compara a ação com o benchmark, como o Ibovespa, ou com as concorrentes diretas.


Com isso, o investidor consegue entender como aquela ação se comporta e se é interessante comprá-la ou vendê-la. É nesse contexto que surge o termo underperform e outperform nas recomendações dos relatórios de análises de ações.

Como você viu, quando o papel tem uma perspectiva abaixo do benchmark, a classificação que ele recebe é underperform. Logo, o investidor pode considerar vender a ação porque a projeção é de que ela terá um desempenho mais baixo que o índice usado na comparação.

Já no caso de outperform, a tendência é que a ação entregue maior resultado que o benchmark, o que pode ser interessante para a estratégia.

Vale saber que, para identificar o critério adotado para as recomendações de um determinado documento, basta checar as últimas páginas da análise. Geralmente, os relatórios trazem uma descrição detalhada da metodologia e dos critérios adotados em sua produção.

Qual é a importância da assessoria para ajudar a entender o mercado?

Ao compreender como o underperform pode aparecer em recomendações nos relatórios, é interessante entender que essa informação não é inquestionável. Isso porque, quando se fala em previsibilidade do mercado, é preciso ter em mente que a realidade pode diferir da teoria.

Na prática, uma classificação underperform pode servir como um alerta para o investidor. Porém, ainda é comum que surjam dúvidas sobre os ativos ou o mercado. Nesse contexto, a assessoria de investimentos se torna fundamental.

Afinal, o assessor de investimentos é o profissional capacitado para tirar dúvidas sobre investimentos e o mercado financeiro. Com essas orientações, o investidor pode aprofundar os seus conhecimentos e avaliar melhor as oportunidades e os riscos na hora de compor a carteira.

Ainda, é possível contar com a assessoria para acessar relatórios de analistas. Assim, se torna mais fácil reunir informações e tomar melhores decisões sobre sua carteira.

Agora você já sabe que underperform e outperform em relatórios de ações têm significados opostos e que entendê-los ajuda no manejo dos investimentos. E, para que não restem dúvidas, contar com uma assessoria pode ajudar a se familiarizar com os diversos conceitos do mercado financeiro.

Quer ter uma assessoria de investimentos com atendimento personalizado? Então conheça a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.