Renova Invest Facebook

Conheça Susan Wojcicki, a atual diretora executiva do YouTube!

Conheça Susan Wojcicki, a atual diretora executiva do YouTube!
Conheça Susan Wojcicki, a atual diretora executiva do YouTube!

Por trás de grandes empresas existem pessoas com mentes visionárias e inovadoras. Esses profissionais servem como inspiração ao revelarem suas histórias de vida e carreira. Por essa razão, é interessante saber mais sobre essas personalidades — como Susan Wojcicki.

Ela teve grande importância no sucesso do Google e agora está à frente do YouTube. Casada e mãe, ela demonstra que é possível ter uma carreira relevante, mesmo com a maternidade. Então, que tal conferir a sua trajetória?

Neste conteúdo, você conhecerá quem é Susan Wojcicki e por que ela é uma das pessoas mais influentes do mundo. Confira!

Quem é Susan Wojcicki?

Susan Wojcicki é CEO da maior plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube. Com formação em filosofia e história, a empresária enxergou na computação uma de suas paixões. Desse modo, grande parte da sua carreira foi desenvolvida no Google.

A sua atuação foi fundamental para a criação de produtos da multinacional e a monetização da plataforma. Por esse motivo, Susan é referência no campo digital e acumula prêmios ao longo de sua carreira. Além disso, sua presença é frequente nas listas de maiores empreendedores do mundo.

Em relação à sua vida pessoal, Susan é casada com Dennis Troper desde 1998 e tem 5 filhos. Durante a licença maternidade, ela escreveu um artigo para o jornal Wall Street sobre a importância da remuneração nesse momento.

Devido ao seu sucesso profissional e pessoal, Wojcicki é frequentemente citada quando o assunto é o equilíbrio entre carreira e família.

Como iniciou a história da carreira de Wojcicki?

Agora que você já sabe quem é Susan Wojcicki, é o momento de conhecer a sua história. Susan é natural de Santa Clara, nos Estados Unidos. Ela nasceu no dia 5 de junho de 1968. Filha de educadores, cresceu no campus da Universidade de Stanford.

Além disso, Susan frequentou a Gunn High School, onde escreveu para o jornal da escola. A seguir, veja a sua formação:

  • 1990: graduação em história e literatura (Harvard);
  • 1993: mestrado em ciência e economia (Universidade da Califórnia);
  • 1998: mestrado em administração de empresas (UCLA Anderson School of Management).

Wojcicki atuou por um período na Intel e na Bain & Company e na R.B. Webber & Company. Entretanto, foi no Google que a sua carreira começou a ascender. Em 1998, Susan e seu marido resolveram alugar uma parte de sua casa para 2 estudantes de pós-graduação de Stanford.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Eles eram Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google que, na época, estavam iniciando o desenvolvimento do mecanismo de busca. Certa vez, quando ainda trabalhava para a Intel, Susan percebeu que tinha se tornado dependente do site dos estudantes.

Isso porque ela não conseguiu encontrar uma informação importante, já que o Google estava fora do ar. Assim, ela enxergou o potencial da plataforma e se tornou funcionária e primeira gerente de marketing do Google.

Como foi a atuação de Susan no Google?

Como você viu, Susan iniciou sua trajetória no Google quando a empresa ainda era embrionária e sem receita. Na época, ela estava grávida, mas isso não a intimidou. Assim, Wojcicki ajudou a organização a se tornar uma força dominante, desenvolvendo o Google AdWords e supervisionando o Google Video.

Ademais, sua atuação foi imprescindível para o marketing do Google, principalmente quando a companhia ainda não sabia como monetizar a plataforma. Assim, Susan é uma das gerentes de criação também do AdSense e do Google Analytics.

Como é a sua atuação no YouTube?

Você conheceu a trajetória de Susan no Google. Agora, deve entender como foi o início de sua atuação no YouTube, empresa da qual ela é diretora-executiva. Em 2006, Susan incentivou o Google a adquirir o YouTube por 1,65 bilhão de dólares.

Wojcicki continuou trabalhando no Google até que, em 2014, se tornou CEO (Chief Executive Officer) do YouTube. Ao assumir o novo cargo, ela ficou responsável por fazer com que os usuários do site assistissem a mais de 1 bilhão de horas de vídeos diariamente.

Essa meta era 10 vezes maior do que o alcançado em 2021, mas Susan a cumpriu. Com o sucesso da plataforma, as responsabilidades também aumentaram. Por exemplo, a executiva precisou introduzir políticas para impedir a propagação de vídeos com conteúdos problemáticos.

Para tanto, ela precisou ter uma compreensão mais profunda do assunto, uma vigilância mais constante e maior precisão nas políticas. Para isso, Susan implementou uma estratégia em que revisores humanos examinam os vídeos polêmicos.

Ainda, sua equipe institui o sistema de aprendizagem de máquina do Google voltado para a sinalização de conteúdos controversos. Para Susan, a pior parte de seu trabalho é ter que assistir a esse tipo de vídeo.

Em contrapartida, ela acredita que atuar no combate a esses conteúdos é um dos trabalhos mais importantes de sua carreira. Afinal, essa tarefa ajuda a definir um padrão de responsabilidade para a internet.

Quais são os reconhecimentos de sua carreira profissional?

Ao longo de sua carreira, Susan Wojcicki colecionou reconhecimentos. Ela é considerada a publicitária mais importante da história do Google. Além disso, logo no primeiro trimestre de 2014, após assumir o CEO do YouTube, ela entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time.

Ademais, entre 2011 e 2014, Susan apareceu na lista de mulheres poderosas da revista Forbes e na lista de mulheres mais influentes nos negócios da revista Fortune, de 2010 a 2013. Grande parte do seu reconhecimento vem da sua atuação na estruturação do marketing do Google.

Vale destacar que essa trajetória de sucesso também teve reflexos na construção de seu patrimônio. Como resultado, em janeiro de 2022, a fortuna de Susan estava avaliada em 815 milhões de dólares.

Com este conteúdo, você pôde conhecer mais sobre Susan Wojcicki — considerada uma das pessoas mais influentes do mundo. A sua história conta como é possível ter equilíbrio entre vida profissional e familiar, inspirando muitas mulheres no desenvolvimento de suas carreiras.

Quer ficar bem informado sobre pessoas que inspiram no mercado? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.