Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Conheça o FIP PFIN11

O PFIN11 é um dos Fundos de Investimento em Participações disponíveis no mercado. Conheça um pouco mais sobre ele nesse artigo!
FIP PFIN11

Conheça o Fundo de Investimento em Participação (FIP) – PFIN11

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories,

Os Fundos de Investimento em Participações são diferentes da maioria dos fundos de investimento que encontramos no mercado. Um FIP pode comprar ações de companhias de capital aberto, debêntures conversíveis, bônus de subscrição, mas também pode investir em empresas de capital fechado.

De maneira geral, o objetivo de um FIP é participar do processo de decisão das empresas nas quais ele investe. O fundo, portanto, visa obter influência na definição da política estratégica e na gestão das companhias que fazem parte do seu portfólio.

No mercado brasileiro, o PFIN11 é um dos principais FIPs disponíveis aos investidores qualificados. Quer saber mais sobre este Fundo de Investimento em Participações? Então continue a leitura e conheça o PFIN11!

 

Perfin Apollo Energia (PFIN11)

O Perfin Apollo Energia Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura é um Fundo de Investimento em Participações cujo objetivo é adquirir ativos e participar do processo decisório das sociedades nas quais investe.

Negociado sob o ticker PFIN11, este fundo é direcionado apenas a investidores qualificados – como ocorre com qualquer FIP. Ou seja, é destinado aos investidores com mais de 1 milhão de reais investidos ou profissionais do mercado devidamente certificados.

Assim como qualquer FIP, o Perfin Apollo Energia é constituído sob a forma de condomínio fechado e as cotas dos investidores são resgatadas apenas ao término da duração do fundo – ou em caso de deliberação de sua liquidação em assembleia de cotistas.

Conhecendo o FIP PFIN11

Administrado pelo BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina, o PFIN11 visa investir em ativos financeiros do setor elétrico, nas áreas de transmissão, geração eólica e solar centralizada e geração solar distribuída – respeitando o limite de 70% do seu patrimônio líquido investidos em ativos de transmissão.

O Perfin Apollo Energia FIP-IE atualmente contém ativos alvos que somam cerca de 2.123km em linhas de transmissão de energia (100% dos ativos), dos quais apenas 16,4% estão na fase operacional. O fundo é novo, tendo sido iniciado em janeiro de 2020.

A taxa de administração cobrada pelo FIP é de 0,6% ao ano sobre o patrimônio líquido do fundo ou sobre o seu valor de mercado.

Para participar do PFIN11 o investidor deve adquirir, no mínimo, 10 cotas. A distribuição dos rendimentos aos cotistas do fundo deve acontecer, no mínimo, semestralmente. A gestão fica por conta da Perfin Investimentos.

 

Rendimento do fundo

Os rendimentos do Fundo PFIN11 são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas. Além disso, vale mencionar que os ganhos com a venda das cotas também são isentos desse imposto.

De acordo com Ralph Rosenberg, sócio-fundador da Perfin, todo o fluxo de dividendos nesse fundo vai para os investidores. Logo, trata-se de um investimento que pode ser adequado para quem busca por renda passiva com isenção tributária e possibilidades de maior liquidez em relação a outros investimentos – como uma debênture, por exemplo.

Portfólio do FIP

O FIP PFN11 tem um portfólio bastante diversificado, composto por seis linhas de transmissão de energia localizados nos seguintes estados da Federação: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

De acordo com Rosenberg, os ativos que fazem parte da carteira do fundo já estão operando ou próximos de funcionar.

Para saber mais informações sobre o PFN11 sugerimos olhar o prospecto preliminar utilizado na oferta, clique aqui para baixar: FIP PERFIN PROSPECTO PRELIMINAR.

Vale a pena investir?

Como se trata um fundo de investimento que investe em empresas do setor de energia, e mais particularmente no setor de transmissão, o fundo PFIN11 pode ser uma boa alternativa para quem deseja estar exposto a este nicho do mercado.

Cabe lembrar que a distribuição de dividendos nesse fundo não é linear. Logo, entende-se que o PFIN11 deve ser considerado como um investimento para o longo prazo.

Importante lembrar também que, como esse tipo de investimento enquadra-se como renda variável, é essencial que você conheça seus objetivos e, principalmente, seu perfil de investidor antes de escolher um FIP ou qualquer outro tipo de investimento em fundos. 

Veja o resumo do nível de risco desse investimento comparados a outros investimentos como Debentures, Fundos Imobiliários e ações.

PFIN11 riscos

Essa análise é importante para definir se a modalidade pode ser adequada para os seus objetivos, sua carteira e seu nível de tolerância a riscos.

Conclusão

O PFIN11 é um Fundo de Investimento em Participação em empresas. Trata-se de um fundo com características bastante particulares e menos comuns que os fundos de investimento mais populares entre os investidores.

Apesar disso, FIPs podem ser opções interessantes para investidores qualificados que desejam diversificar suas carteiras. E, por essa razão, se você for um investidor qualificado, pode valer a pena conhecer as oportunidades disponíveis no mercado.

Quer saber mais informações sobre o PFIN11 e conhecer outros FIPs disponíveis no mercado brasileiro? Então entre em contato conosco  e conte com a nossa ajuda para escolher os melhores investimentos para o seu perfil!

Leave a Reply

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']