Renova Invest Facebook

Como ficar rico investindo? 5 Dicas práticas e eficientes!

como ficar rico
como ficar rico

O objetivo de muitas pessoas é encontrar estratégias para ampliar seu patrimônio. Afinal, ter mais dinheiro pode ser um facilitador para uma vida próspera e tranquila, não é mesmo? Mas você sabe como ficar rico investindo? Essa não é uma resposta simples.

O mercado financeiro é um dos caminhos mais utilizados por aqueles que buscam acumular capital. Todavia, um erro de estratégia pode ser determinante para não alcançar bons resultados nesse cenário.

Por isso, neste artigo você conhecerá 5 dicas práticas e eficientes para ter êxito nessa jornada e ficar rico investindo. Confira!

É possível ficar rico com investimentos?

Antes de acompanhar as dicas, vale saber mais sobre a possibilidade de ficar rico com investimentos. Muitas pessoas têm a concepção equivocada de que esse ambiente é exclusivo para quem já tem muito dinheiro e busca caminhos para expandir o patrimônio.

No entanto, o ambiente de investimentos — dentro ou fora da bolsa de valores — apresenta oportunidades para todos. Assim, embora dispor de maiores reservas financeiras possa tornar esse processo mais rápido, é possível começar com pouco.

Além disso, independentemente da quantidade de capital disponível no início dessa jornada, há três atitudes que se destacam nesse início: estratégia, paciência e disciplina. Ao conseguir alinhar esses elementos, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Esse cenário é válido para o curto prazo?

Também é preciso destacar um erro comum a muitos investidores, especialmente os iniciantes: esperar enriquecer do dia para a noite. Isto é, acreditar que basta entrar nesse mercado e fazer os investimentos certos que os retornos acontecerão já no curto prazo.

Embora existam estratégias cujo foco está nos retornos rápidos, os riscos envolvidos nelas são maiores — e os ganhos não são garantidos. Assim, na especulação ou trading, há maior exposição à volatilidade — e é preciso dedicação e experiência para manejar os riscos.

Logo, essa é uma estratégia que exige acompanhamento constante e bastante resiliência por parte de quem a utiliza. Ademais, é válido ressaltar que, mesmo com um planejamento claro, não há como prever os ciclos de mercado para garantir retornos positivos.

Por isso, o longo prazo costuma ser mais eficiente para diluir riscos e amadurecer resultados. Nessa estratégia, o investidor usa o tempo como seu aliado para buscar mais ganhos. Além disso, é possível se sentir mais seguro ao não se expor tanto à volatilidade de curto prazo.

5 Dicas para ficar rico investindo

Agora que você entendeu que é possível usar o mercado de investimento como meio para expandir seu patrimônio, é interessante conhecer os passos que deve seguir, concorda?

Por isso, confira 5 dicas que você pode colocar em prática!


SUA LIBERDADE FINANCEIRA ESTÁ A UM CLIQUE Aprenda a viver de renda

Aprenda a viver de renda passiva com especialistas do mercado


1. Faça um planejamento financeiro

A primeira dica consiste em ter um planejamento financeiro claro. Nessa etapa, você deve se dedicar a conhecer qual a sua situação de momento no que diz respeito ao próprio dinheiro. Desse modo, é possível dar o passo inicial para elaboração de sua estratégia.

Assim, é interessante que você anote os seus ganhos, quais as suas fontes de renda e os seus custos. A partir desse entendimento é viável determinar como serão suas movimentações do mercado, quanto pode investir e quais os resultados pretende atingir.

2. Invista de acordo com seu perfil e objetivo

Com o planejamento em mãos, a segunda dica é investir de acordo com o seu perfil. O perfil de investidor está relacionado à tolerância aos riscos. Nesse cenário, existem três principais: conservador, moderado e arrojado.

Os investidores conservadores são aqueles que priorizam a segurança em seus aportes e aceitam menores rentabilidades por isso. Os arrojados, por sua vez, toleram mais riscos em busca de maiores ganhos. Os moderados são aqueles que combinam elementos de ambos.

Após saber qual o seu perfil, você pode definir seus objetivos — levando em consideração o planejamento que realizou. Além disso, é importante dividi-los em metas de curto, médio e longo prazo para escolher os melhores investimentos.

3. Estude o mercado

A terceira dica prática deste artigo se define como o entendimento sobre o mercado. Ou seja, para investir com mais segurança e estratégia, é preciso que você saiba o funcionamento dos investimentos.


Um ponto relevante é que o mercado se divide em duas classes: renda fixa e variável. A primeira consiste nos investimentos mais seguros e com previsibilidade de retorno, como os títulos públicos do Tesouro Direto e os certificados de depósitos bancários (CDBs).

Já a renda variável contempla os investimentos que não apresentam garantias de retorno, mas que podem entregar maiores rentabilidades. Dentro desse mercado, uma das principais alternativas são as ações de empresas listadas na bolsa de valores.

Desse modo, é indispensável que você conheça as principais vantagens e desvantagens que cada uma das oportunidades que essas classes oferecem. Assim, poderá entender quais são as alternativas mais alinhadas com suas perspectivas.

4. Pense no longo prazo

Como você viu, apesar de existirem estratégias que priorizem ganhos rápidos, pode ser mais vantajoso pensar no longo prazo. Isso inclui analisar alternativas que farão parte de sua carteira de investimentos por mais de 5 anos.

A depender dos seus objetivos em relação à renda passiva, pode ser interessante, por exemplo, compor seu portfólio com ações de empresas que sejam boas pagadoras de proventos — como dividendos. Assim, é possível receber regularmente uma parcela do lucro líquido dessas companhias.

Seja visando dividendos ou valorização das ações, é importante realizar uma análise fundamentalista das empresas. Isso significa conhecer os principais indicadores dessas organizações e identificar o potencial que há nelas.

Além das ações, diversos investimentos podem contribuir para o seu plano de ficar rico no longo prazo — como títulos de renda fixa e fundos de investimentos — como os fundos imobiliários (FIIs). É importante considerar as características de cada um deles para entender como aportar melhor o seu dinheiro.

5. Realize novos aportes regularmente

Por fim, realizar novos aportes regularmente é um dos segredos de saber como ficar rico investindo. Logo, não deixe de estabelecer, no seu planejamento, uma quantia fixa ou porcentagem dos seus ganhos que será destinada para os investimentos.

Dessa forma, mesmo iniciando com pouco capital, será possível ver um acúmulo dele no longo prazo. Consequentemente, suas chances de sucesso também podem aumentar — caso você esteja seguindo uma boa estratégia.

Como vimos, o mercado de investimentos apresenta oportunidades para acúmulo de patrimônio. Por isso, para aqueles que buscam estratégias de como ficar rico, é fundamental se dedicar a conhecer esse universo e usar as oportunidades de investimento a seu favor.

Quer saber como investir de acordo com os seus objetivos? Fale com um de nossos assessores!

 

 

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.