Renova Invest Facebook

Como fazer a portabilidade bancária? Descubra!

Como fazer a portabilidade bancária? Descubra!
Como fazer a portabilidade bancária? Descubra!

Se você não está satisfeito com o atendimento ou os serviços prestados pelo seu banco atual, saiba ser possível fazer a portabilidade bancária. Esse processo permite que você escolha em qual instituição financeira quer ter a sua conta corrente ou receber seu salário.

O processo também acirra a competitividade entre os bancos, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. Assim, você pode encontrar uma instituição que ofereça as maiores vantagens e os melhores serviços, de acordo com as suas necessidades.

Neste artigo, você entenderá como fazer a portabilidade bancária, caso a alternativa esteja alinhada aos seus interesses. Vamos lá?

O que é a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é um processo que permite aos clientes mudar de um banco para outro em busca de melhores condições e vantagens. Menores custos de manutenção de conta, melhores cartões de crédito e taxas de juros mais atrativas para empréstimos estão entre os fatores que fazem os clientes se interessarem pela migração.

Contudo, nesse tipo de portabilidade, é possível solicitar a transferência tanto de salários e proventos quanto das operações de créditos.

Como funciona?

A portabilidade bancária funciona por meio de uma solicitação feita pelo próprio cliente. Para tanto, ele deve buscar uma instituição financeira do seu interesse, que ofereça benefícios superiores ao banco atual, por exemplo.

A partir dessa avaliação, é preciso solicitar a portabilidade ao banco de destino — dando início ao procedimento, para que a migração seja feita. Após o pedido, o processo é realizado entre as duas instituições bancárias, não havendo intermediação do cliente.

Quais são os tipos de portabilidade bancária?

Depois de entender o que é e como funciona a portabilidade bancária, vale saber que ela pode ser classificada em diferentes tipos. Conheça os mais comuns:

Portabilidade de salário

Permite que funcionários de empresas privadas e órgãos públicos escolham em qual banco desejam receber o salário. Não há custos adicionais para isso e a instituição deverá realizar a transferência dos recursos para a nova conta indicada, sempre no mesmo dia em que os pagamentos forem efetuados.

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. 


Portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito permite que os clientes transfiram suas dívidas de um banco para outro que ofereça melhores condições. Na prática, funciona como se houvesse a contratação de um novo empréstimo em outra instituição e, com esses recursos, quitado antecipadamente a dívida inicial.

Nessa modalidade, não há pagamento de impostos, desde que o novo crédito não supere o total da dívida original no banco de origem.

Portabilidade de cadastro

Nesse caso, o cliente pode solicitar a transferência das informações cadastrais de um banco para outro. Elas devem incluir, pelo menos, dados relativos aos doze meses anteriores, além do histórico de operações realizadas.

Portabilidade de investimento

Ainda, saiba que é possível fazer a portabilidade da sua carteira de investimento. A principal vantagem, nesse caso, está em aproveitar oportunidades oferecidas em uma instituição mais robusta e completa — como um banco de investimentos.

Quais são as regras da portabilidade bancária?

Após entender mais sobre o conceito e seus tipos, é hora de se aprofundar sobre as regras aplicadas na portabilidade bancária. Para começar, vale saber que qualquer pessoa que busca melhores condições de relacionamento com a instituição bancária pode recorrer ao serviço.

Ademais, com a Resolução 4.639, o Banco Central definiu novas regras para a portabilidade da conta-salário. A principal mudança está relacionada ao fato de que as instituições não podem mais cobrar tarifas pela transferência dos salários e proventos para outra conta corrente.

Com isso, não é necessário pagar nada para fazer a portabilidade. No entanto, a instituição financeira de destino poderá fazer outras cobranças que não estejam diretamente relacionadas com a transferência. É o caso, por exemplo, das tarifas para a emissão de cartão de débito.

Já a Resolução 4.693 dá mais liberdade de escolha para o consumidor. Assim, o cliente pode escolher não apenas outro banco, como também qualquer instituição que esteja autorizada pelo Banco Central para funcionar. Logo, a portabilidade pode ser feita também para fintechs e empresas de pagamento.

Quanto tempo demora o processo de portabilidade de um banco a outro?

Como você aprendeu, a portabilidade bancária pode ser de diferentes tipos — o que influencia os prazos. Quando ela é voltada para a transferência de salário, a mudança passa a valer cinco dias úteis após o pedido. O dinheiro que estava na conta anterior deve ser repassado em até doze horas.


Para a portabilidade de crédito, o banco também deve fazer a mudança em até cinco dias úteis. Esse prazo ainda é válido para que a instituição original apresente uma contraproposta visando a manutenção do cliente. Já as informações cadastrais devem ser prestadas no prazo máximo de quinze dias.

Quais as vantagens da portabilidade bancária?

Ficou interessado em fazer a portabilidade bancária? Então vale conhecer algumas vantagens do processo. Um dos principais benefícios é a possibilidade de escolher o banco que você desejar e ter mais independência.

Se você tem um empréstimo em uma instituição com juros elevados, por exemplo, pode escolher outras com taxas mais atrativas, além de reduzir o valor das parcelas. Isso também possibilita mais economia e diminui o risco de ficar inadimplente.

A portabilidade bancária também fomenta a concorrência entre os bancos. Assim, eles tendem a melhorar seus serviços, permitindo que o consumidor tenha uma experiência melhor. Com o processo, o cliente também não fica limitado a uma única instituição para buscar as soluções desejadas.

Quando fazer e como solicitar a portabilidade bancária?

Conhecendo essas informações, você já sabe que pode fazer a portabilidade bancária quando não estiver satisfeito com o seu banco atual. Além disso, você tem chances de realizar o processo se encontrar alternativas de investimento e crédito mais atrativas no mercado, por exemplo.

Para fazer a transferência da sua conta corrente, é necessário abrir conta no novo banco. Alguns documentos são necessários, como carteira de identidade e comprovante de residência.

Caso o objetivo seja mudar a sua conta-salário, é possível fazer a solicitação por meio de um documento escrito. Nesse caso, você precisará comparecer em uma agência bancária ou seguir o também pela internet — a depender da instituição.

Para tanto, o pedido deve informar a nova conta, na qual você deseja que o salário seja depositado. Em alguns bancos e fintechs, você pode solicitar a transferência pelo próprio aplicativo da instituição financeira.

Já para fazer a portabilidade de crédito, o primeiro passo é solicitar o número do contrato e o saldo devedor. Essas informações devem ser consultadas com o banco em que o empréstimo foi contratado.

Depois, forneça os dados para o banco destino. A instituição fará uma proposta com as condições de pagamento. Caso aprovada, o documento será enviado ao banco anterior, que tem um período para apresentar uma contraproposta. Se ela não for aceita, o processo será concluído após o prazo indicado.

Por fim, lembre-se de que também é possível fazer a portabilidade dos seus investimentos. Para saber mais sobre o processo, clique aqui.

Agora você sabe que não precisa manter sua conta corrente ou conta salário na mesma instituição financeira, se não quiser. Com a portabilidade bancária, é possível migrar de um banco para outro em busca de melhores serviços ou maiores vantagens.

Gostou do conteúdo? Então amplie seus conhecimentos e entenda se banco digital é seguro!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.