Certificação CPA10 tudo o que você precisa saber
Certificação CPA10 tudo o que você precisa saber

Certificação CPA10: tudo o que você precisa saber!

O mercado de investimentos atrai diversas pessoas diariamente. Contudo, por ser um ambiente que exige conhecimento técnico, é fundamental que os profissionais sejam certificados para atuação. Assim, a Certificação CPA10 da ANBIMA se mostra um diferencial e, muitas vezes, uma exigência.

Ela é concedida somente aos candidatos que passam por uma prova de conhecimentos específicos do mercado. Dessa maneira, garante-se que o profissional conhece os assuntos relacionados ao mercado financeiro e pode atuar trazendo segurança para os clientes.

Neste conteúdo você aprenderá o que é a Certificação CPA10. Ainda, entenderá como ela funciona, para quem é direcionada e quais são suas principais características. Confira!

O que é a Certificação CPA10?

A Certificação CPA10 é um certificado garantido pela ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Uma das maiores instituições do mercado financeiro nacional, que representa cerca de 350 associados.

A associação foi formada em 2009 e representa bancos, gestoras, administradoras e corretoras. Para isso, ela tem um código próprio, que é de adesão obrigatória para os associados. Assim, consegue autorregular o mercado e garantir qualidade de serviços.

A ANBIMA tem 4 finalidades no mercado financeiro:

  • Autorregular;
  • Representar as instituições associadas;
  • Informar o público em geral;

Em uma de suas frentes, ela possui diversas certificações. A CPA10 é a mais básica entre as oferecidas pela associação. A sigla significa Certificação Profissional ANBIMA Série 10. Trata-se de uma documentação que demonstra o conhecimento do profissional em investimentos.

Para que ela serve?

Segundo a própria ANBIMA, a CPA10 tem a finalidade de elevar a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro. O próprio Conselho Monetário Nacional (CMN), em sua Resolução n.º 3.158, dispõe sobre a certificação.

Ela estabelece que as instituições financeiras devem tomar providências para que seus empregados sejam considerados aptos em exames de certificação. Assim, quem exerce atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos têm essa incumbência.

Contudo, os exames só podem ser organizados e aplicados por entidades de reconhecida capacidade técnica. Neles, o candidato precisa demonstrar seu conhecimento sobre os produtos de investimentos ofertados pelas instituições financeiras.

Outro ponto muito importante é medir o entendimento do candidato a respeito de padrões éticos. Eles balizam o comportamento esperado no relacionamento com investidores, assim como as limitações da profissão.

Quais são as principais características da CPA10?

Para conseguir a CPA10 é preciso passar por um exame desenvolvido pela própria ANBIMA. Ele consiste em uma prova de 50 questões de múltipla escolha. Cada uma tem 4 alternativas de resposta, sendo que apenas uma é correta.

O exame precisa ser agendado e isso é feito no prazo máximo de 6 meses a partir da confirmação do pagamento da inscrição. O preço a ser pago pela prova depende do candidato ser um empregado de instituição associada ou não.

O conteúdo programático do exame possui 7 grandes temas que devem ser estudados:

  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor;
  • Noções de Economia e Finanças;
  • Princípios de Investimento;
  • Fundos de Investimento;
  • Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa;
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL.

O programa de questões é resultado de um trabalho conjunto da ANBIMA e as principais instituições do mercado. Assim, ele busca validar os conhecimentos do candidato a respeito de tópicos importantes do assunto.

A prova é sempre atualizada pela ANBIMA para acompanhar o desenvolvimento da área. Dessa maneira, caso surjam novos assuntos relevantes para o mundo de investimentos, eles serão incluídos entre as questões.

Os assuntos cobrados também consideram a legislação vigente, principalmente em relação à distribuição de produtos do mercado financeiro. Então todos os conceitos e regras aplicáveis a respeito de cada tópico são importantes.

Vale lembrar que a ANBIMA considera fundamental que o profissional possua conhecimentos a respeito de conceitos da carreira. Dessa maneira, não é necessária a utilização de cálculos matemáticos.

O que a certificação permite fazer?

Em instituições bancárias e corretoras associadas, a CPA10 costuma ser obrigatória para os profissionais atuantes em prospecção e venda. Apesar dessa obrigatoriedade, não existe uma exclusividade para quem pode obter a certificação.

Assim, ela é costumeiramente destinada aos estudantes e profissionais de órgãos públicos e autarquias ligadas ao mercado financeiro. Os profissionais que atuam em instituições associadas à ANBIMA também são interessados.

Além disso, aqueles que trabalham em instituições financeiras que não são associadas à ANBIMA podem obtê-la para certificar seu conhecimento.

Ela é fundamental para quem quer se tornar um profissional qualificado. Com a certificação, você demonstra conhecer o mercado em um nível de aprofundamento no assunto. Isso é muito importante para se destacar em diversas carreiras financeiras.

Como tirar a Certificação CPA10?

Para tirar a certificação é preciso fazer a inscrição no exame. O próprio candidato pode fazer o cadastramento pelo site da ANBIMA, como inscrição avulsa. Contudo, as instituições participantes do Código de Certificação também conseguem fazer o cadastro para seus colaboradores.

Depois é preciso fazer o pagamento da prova. A ANBIMA aceita o pagamento à vista por cartão de crédito e por boleto bancário. No primeiro caso o agendamento já pode ser feito imediatamente, basta que o pagamento seja confirmado.

Ao pagar por boleto, o agendamento só é disponibilizado após o banco confirmar o pagamento. Isso pode levar cerca de 3 dias. Depois, para agendar o exame basta acessar a área específica do site da ANBIMA e escolher o local de aplicação.

O agendamento pode ser cancelado ou remarcado por duas vezes, caso o candidato tenha algum imprevisto. Mas isso deve ser feito até 8 dias antes da prova. Ao fazer o terceiro agendamento não é mais possível cancelá-lo ou remarcá-lo.

O calendário de prova é acessado pelo site da ANBIMA. Na página, é possível escolher o tipo de exame, o estado e a cidade de aplicação. Lá podem ser vistos quais são os centros de teste e onde eles se localizam.

Conseguiu entender como funciona a Certificação CPA10? Ela é importante para os profissionais do mercado financeiro e para quem quer validar seus conhecimentos. No caso de investidores, vale a pena conhecer o tema para avaliar se está sendo atendido por pessoas certificadas.

Está procurando uma assessoria de investimentos com profissionais qualificados? Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.