O payroll é um indicador importante da economia dos Estados Unidos. Muitos investidores e especuladores da bolsa de valores o utilizam paradefinir suas estratégias. Por isso, é fundamental entender como ele funciona.

Acompanhar indicadores de mercado e a economia de grandes potências é uma forma de basear suas decisões de investimento. Porém, isso deve ser feito com conhecimento e experiência, para que as escolhas retornem o esperado.

Para ajudar, neste conteúdo você aprenderá o que é payroll, como ele funciona e quais são seus impactos nos investimentos. Confira a seguir!

O que é payroll?

O payroll — chamado oficialmente de Non-Farm Payroll — é um dos principais indicadores macroeconômicos do mundo. Ele demonstra informações coletadas sobre a economia norte-americana durante um período determinado.

Como esse mercado é muito importante mundialmente, o indicador acaba exercendo influência em todo o planeta. De forma geral, o payroll mostra informações sobre as folhas de pagamento — exceto as do setor agrícola — nos Estados Unidos.

Assim, demonstra a variação da taxa de emprego do país quando é divulgado. Ele inclui toda a força trabalhista e verifica quem está empregado e recebe salário. Por isso, é uma importante fonte de informações para o mercado financeiro.

Como ele funciona?

O payroll é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics. Ele é um relatório completo sobre a situação da força de trabalho dos Estados Unidos. A informação considera, em média, 80% dos trabalhos que servem para compor o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano.

Por isso ele tem uma importância tão grande. Mas, como você viu, não entram no relatório os trabalhadores do setor primário — nessa área estão os empregados agrícolas, domésticos, entidades sem fins lucrativos, empresários etc.

Apesar disso, grande parte da força de trabalho dos Estados Unidos está inserida na estatística. Assim, é possível utilizar o payroll como uma base para fazer projeções e especulações na compra e venda de ativos.

Quais são as informações apresentadas no payroll?

Como o payroll é um relatório, ele divulga uma série de informações. Seus resultados abrangem os seguintes campos:

  • Taxa de desemprego;
  • Horas trabalhadas;
  • Setores que mais contrataram;
  • Setores que mais demitiram;
  • Número de empregos criados;
  • Variação de ganho mensal médio;
  • Variação do salário anual médio;
  • Balança comercial.

Algumas dessas informações merecem destaque, pois elas influenciam o mercado financeiro mais diretamente. Conheça!

Ganho médio

A primeira delas é o ganho médio, seja mensal ou anual. Ela indica qual foi a oscilação média da hora de trabalho nas indústrias. Isso se resume na inflação de custos trabalhistas. Com o dado é possível ter uma ideia do crescimento da renda per capita no período.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego também é um termômetro muito importante da economia norte-americana. Ela é medida de acordo com as pessoas com idade para trabalhar que procuraram emprego nos últimos 30 dias.

Quando a taxa de desemprego está muito alta há indicação de uma recessão do mercado de trabalho. A informação afeta o preço do Dólar americano, de acordo com a variação esperada no período.

Empregos criados

Já o número de empregos criados fornece dados sobre criação de postos de trabalho e faixa etária dos trabalhadores. Ademais, é possível destacar qual a classe social mais afetada com a variação e como ela influencia na economia interna.

Também é possível buscar dados geográficos. Com o payroll pode-se notar quais regiões estão criando mais empregos. Essa informação indica que as indústrias daquela área estão precisando de mais força de trabalho e, consequentemente, gerando mais valor.

Balança comercial

A balança comercial é a relação entre exportações e importações no país. Assim, é possível verificar alguns hábitos observando os dados dessa área. Quando há mais exportações, por exemplo, pode-se dizer que há um crescimento econômico.

Já nos casos de altas importações, podemos perceber uma demanda doméstica alta por produtos do exterior. Assim, para custear as exportações, outros países precisam comprar moeda nacional — o que causa variações no Dólar.

Quando ele é divulgado?

O payroll é divulgado de forma mensal. Oficialmente, ele é lançado na primeira sexta-feira de cada mês. Porém, caso haja algum impeditivo, como feriado ou outro evento, pode ser adiado para a próxima segunda-feira.

O horário oficial de publicação é às 8:30, no fuso-horário de Washington DC. Ele está atrasado em uma hora em relação à Brasília. Contudo, se houver horário de verão no Brasil, é preciso adiantar mais uma hora.

O acesso ao relatório é público e pode ser feito através do site do Bureau of Labor Statistics. Esse documento é muito importante para o calendário econômico, então vale a pena se programar para acompanhar a divulgação.

Quais as consequências do payroll para o mercado?

Como você viu, a economia dos Estados Unidos influencia outros mercados de forma mundial. Assim, acontecimentos de lá podem causar variações em diversos outros locais. Por exemplo, a alteração da taxa de juros, o aumento do desemprego etc.

Além disso, o Dólar americano é diretamente afetado pela divulgação do payroll. Assim, quem opera em mercados influenciados pela moeda deve considerar esse indicador no momento de suas operações.

Existem, ainda, outras variações sentidas a partir do documento. A quantidade de negociações de títulos na bolsa de valores, por exemplo, oscila. Geralmente, há bastante volatilidade na bolsa de valores no dia de divulgação do payroll. Isso pode ser explorado pelos especuladores.

Outro ponto importante para investidores diz respeito aos setores que geram mais emprego ou demitem um maior número de pessoas. Considerando as estatísticas, é possível verificar os mercados mais afetados e fazer projeções sobre as Ações de companhias do setor.

Por fim, o aquecimento da economia dos Estados Unidos é um bom indicador de fomento do mercado mundial. É preciso analisar quais áreas serão mais estimuladas para explorar alternativas que terão um bom desempenho.

Criar o hábito de acompanhar o payroll mensalmente é importante para os investidores que querem analisar o mercado. Por isso, avalie o indicador e veja como ele influencia nos seus investimentos quando é divulgado. Assim você poderá notar padrões históricos e encontrar boas oportunidades!

Ficou interessado no mercado internacional? Então não perca nosso conteúdo sobre as contas offshores!