A repetição de alguns comportamentos na análise técnica dá origem aos chamamos padrões gráficos. Assim, dependendo da apresentação dos preços e dos volumes de negociação, você pode coletar informações para especular no mercado financeiro. Entre os padrões, estão o candle martelo e o martelo invertido. Eles aparecem no tipo de gráfico que é conhecido como candlestick (cujas figuras se assemelham a velas) e podem indicar um bom momento para realizar a entrada ou saída de posição.

Sabendo identificá-los, você poderá ter apoio para especular na bolsa de valores. A seguir, confira como esses padrões gráficos funcionam e o que eles representam!

O que é o candle martelo?

O candle martelo é um padrão gráfico que pode ser de alta ou de baixa. Ele é composto por um corpo pequeno e por uma sombra inferior maior que o corpo. Para que o padrão seja confirmado, a sombra deve ser, no mínimo, duas vezes maior que o corpo.

Também é importante que a sombra superior seja pequena ou mesmo não exista. Quanto mais pronunciadas forem tais características, mais intenso é o padrão gráfico. A principal informação apresentada por ele é a variação entre as forças compradoras.

No começo, a força conseguiu derrubar o preço e criar a sombra inferior. Antes do encerramento do pregão, entretanto, a força compradora fez com que o preço de fechamento ficasse próximo ao preço de abertura.

O que é o candle martelo invertido?

Além de conhecer o candle martelo, é válido entender sua versão invertida. Nesse padrão, o corpo também é pequeno, mas a sombra da parte superior é longa. Por outro lado, a sombra inferior deve ser mínima ou não existir.

Uma questão que potencializa a indicação do martelo invertido é se ele tiver um preço de fechamento acima da cotação de abertura. Isso é representado pelo corpo branco. Quanto menor for o corpo, mais fortes são os sinais.

O que cada padrão gráfico significa?

Tanto o candle martelo quanto o candle martelo invertido representam uma possível reversão da tendência. O candle martelo indica que o preço do ativo atingiu um fundo, então ocorre em uma região de suporte do gráfico.

A expectativa é que haja a reversão da tendência de baixa, iniciando uma tendência de alta no período seguinte. O candle martelo invertido também representa a alteração no comportamento de baixa, que será substituído por um movimento de alta.

A diferença é que o martelo invertido costuma aparecer em uma tendência de baixa já consolidada. O candle martelo, por sua vez, pode surgir após somente uma posição que represente a queda.

Por que é importante conhecer esses padrões gráficos?

Explorar o candle martelo e o candle invertido nas suas análises pode ajudar a tomar decisões de entrada ou saída de posições, com base na análise gráfica. Afinal, eles indicam o momento imediato antes de uma reversão na tendência de preços.

Com a sua identificação, pode ficar claro que é a hora de fazer a compra do ativo, já que aquele será o menor preço de negociação durante um período. Para quem opera vendido, tende a ser o momento de saída da posição, evitando perdas causadas pelo aumento do preço.

Investir em empresas estrangeiras não precisa ser difícil!

Baixe nosso e-book e saiba como ser sócio das gigantes internacionais: Amazon, Google, Apple, Facebook, entre outras!




Porém, antes de usar esses indicadores para a tomada de decisão é preciso ter uma confirmação sobre a reversão de tendência. Afinal, não é porque a figura aparece que, necessariamente, o suporte da área foi atingido, por exemplo.

Além de buscar outros indicadores e padrões gráficos, é necessário avaliar o próximo candle. Um sinal de confirmação da tendência inclui o preço de abertura acima do corpo do candle martelo.

Se o fechamento do candle de alta ficar acima do fechamento ou da máxima do martelo, mais força terá a tendência. No caso do martelo invertido, também é interessante que o preço de abertura do próximo candle esteja em uma posição acima do corpo do anterior.

Outro sinal surge quando a máxima do candle de alta fica acima do martelo invertido. Se o preço de fechamento do próximo estiver acima da máxima do anterior, a reversão de tendência tende a ser confirmada.

Quais são outros padrões gráficos para conhecer?

Além do candle martelo e do candle martelo invertido, vale a pena conhecer outros padrões gráficos decorrentes das oscilações na bolsa de valores. Você poderá identificar mais oportunidades para especular ou utilizá-los para confirmar uma hipótese já levantada.

Veja alguns tipos!

Triângulos

Os triângulos podem ser ascendentes ou descendentes e representam movimentos diferentes. No triângulo ascendente, a resistência se mantém, enquanto o suporte aumenta de nível. Se o padrão se mantiver, haverá um rompimento de resistência.

No triângulo descendente, o suporte se mantém, enquanto a resistência diminui progressivamente. Se houver o cruzamento das linhas, ocorrerá a perda de suporte.

Engolfo

No gráfico de candlestick, o engolfo é um padrão que pode apresentar informações relevantes. No engolfo de alta, um candle positivo surge após um negativo e com um tamanho equivalente — ou, melhor ainda, maior que o anterior.

No engolfo de baixa, o candle de baixa surge após o candle de alta. O nome engolfo vem do fato que o candle seguinte, normalmente, é capaz de englobar todo o candle anterior.

Doji

O doji é outro candle que merece atenção. Ele não tem corpo porque os preços de abertura e fechamento são parecidos. Então, costuma ser representado por uma linha entre dois candles com corpo.

Ele aponta para um relativo equilíbrio entre força compradora e vendedora. Depois dele, tende a ocorrer uma reversão de tendência.

Bandeira

O padrão de bandeira é do tipo de continuidade e pode servir como sinal para confirmar uma tendência ou uma reversão apresentada por outro padrão surgido anteriormente.

Ele é formado por uma tendência (de baixa, por exemplo) e por uma leve desaceleração do movimento. Em seguida, ocorre a consolidação da tendência apresentada inicialmente.

Ombro-cabeça-ombro

O padrão ombro-cabeça-ombro é de reversão e pode ser facilmente identificado. Na versão regular, há um suporte que é chamado de linha de pescoço. Logo, os preços passam por três picos, sendo dois menores (ombros) e um central maior (cabeça).

Os preços atingem o suporte ou chegam próximo a ele por duas vezes, sem que ele seja perdido. No final do padrão, tende a ocorrer a perda de suporte. No padrão ombro-cabeça-ombro invertido, a linha de pescoço é uma resistência, que é rompida na terceira vez.

Depois de conhecer o candle martelo e o candle martelo invertido, além dos outros padrões gráficos, você poderá fazer uma análise gráfica mais eficiente. Assim, terá a chance de identificar oportunidades na hora de especular.

Quais são os padrões gráficos que você mais usa? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências!