Renova Invest Facebook

Caito Maia: Conheça o fundador da Chilli Beans

Quem é Caito Maia
Quem é Caito Maia

Você provavelmente conhece a marca líder do setor de óculos do Brasil: a Chilli Beans. Mas você sabe quem é Caito Maia? Esse é o nome do fundador da empresa que é destaque na América Latina e já soma mais de 20 anos no mercado.

Além da carreira como empresário, Caito também trabalha como apresentador de TV no programa “Shark Tank Brasil”, que aborda o tema do empreendedorismo. Assim, sua trajetória reúne experiências diversas, que contribuem para o seu sucesso.

Quer saber mais sobre Caito Maia, seus negócios e a fortuna que acumulou? Continue a leitura para conferir!

Quem é e qual a história de Caito Maia?

Antonio Caito Maia Gomes Pereira, popularmente conhecido como Caito Maia, nasceu em 25 de março de 1969, em São Paulo. Seu pai era músico, o que o inspirou a tentar seguir essa carreira.

Aos seus 20 anos, Caito Maia se mudou para os Estados Unidos para ingressar na Faculdade de Música Berkeley em Boston. Para conseguir realizar seus estudos, ele juntou dinheiro durante muito tempo, além de se empenhar em diferentes empregos, como garçom e lavador de pratos.

Durante seus estudos nos EUA, Maia visitava o Brasil com frequência e, na oportunidade, trazia consigo óculos para revenda para pessoas próximas. De volta ao país, Caito iniciou sua carreira musical como vocalista e guitarrista da banda de rock Las Ticas Tienen Fuego.

O grupo musical fez turnês pelo Brasil e chegou a ser indicado ao prêmio Video Music Brasil da MTV em 1996. Enquanto buscava seu sucesso como astro do rock, Caito revendia os produtos que trazia dos EUA para pessoas próximas e também se tornou representante de duas empresas multimarcas.

A primeira tentativa de Caito Maia de criar uma empresa foi com a revenda dos produtos que trazia das suas viagens frequentes aos Estados Unidos. Assim, deu origem a uma loja de óculos por atacado chamada Blue Velvet. Porém, o negócio não prosperou.

O empresário não conseguiu fluxo de caixa com a sua loja, além de ter problemas com a inadimplência dos clientes. Apesar da experiência fracassada, a tentativa foi um importante aprendizado para a sua próxima ação para se inserir no mercado.

Como a Chilli Beans foi criada?

Após a tentativa de empreendimento que não teve bons resultados, Caito decidiu vender os óculos que sobraram em um evento itinerante de São Paulo, destinado à comercialização de roupas e acessórios. Assim, expôs seus produtos em um estande no Mercado Mundo Mix.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A exposição no quiosque teve um saldo positivo desde o início e Maia continuou a realizar as vendas nesse formato. Em 1998, ele passou a utilizar o nome comercial Chilli Beans, que foi inspirado no prato da culinária tex-mex (combina a comida texana e mexicana), que é feito com pimenta e feijão.

Caito Maia utilizava o dinheiro que recebia com as vendas para planejar o seu crescimento. Em 1999, a Chilli Beans inaugurou a sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, em São Paulo, após o espaço ser revitalizado. Em 2000, foi criado o primeiro quiosque próprio no Shopping Villa-Lobos, em São Paulo.

Após essas unidades, a expansão aconteceu rapidamente. A marca definiu a sua identidade e ganhou mais espaço no mercado. Logo, se tornou uma referência na América, além de ter unidades em outros continentes.

Diferenciais da Chilli Beans

Um dos acontecimentos marcantes para o modelo de negócios da Chilli Beans foi a inauguração de uma loja no shopping Ibirapuera em 2002. Os quiosques tinham um conceito de self-service e a marca decidiu preservar a proposta.

Assim, surgiu a inovadora ideia de ótica self-service, em que o cliente tem a liberdade para explorar e manusear os produtos. Além disso, foi a primeira marca a oferecer uma máquina de customização para os clientes fabricarem seus óculos como desejarem.

O reconhecimento nacional e internacional foi uma consequência do pioneirismo e da versatilidade. Nesse cenário, a Chilli Beans conquistou diversos prêmios, como:

  • melhor loja de inovação do mundo — Retail Design Institute em 2012;
  • melhor franquia do país — Associação Brasileira de Franquias em 2015;
  • os mais importantes do varejo — Grupo Padrão em 2015.

Além de óculos, a marca passou a comercializar também relógios e outros acessórios — sempre com uma abordagem jovial e fora da curva.

Quais são os outros empreendimentos de Caito Maia?

Como vimos, a Chilli Beans é certamente o negócio mais expressivo de Caito Maia, que faz com que ele seja reconhecido como um grande empreendedor. Mas ele também se dedica aos investimentos e a atividades artísticas.

Um dos destaques profissionais de Maia é a sua participação no reality show “Shark Tank Brasil” (Tanque de Tubarões Brasil), do Sony Chanel. A atração aborda o tema do empreendedorismo e ajuda novos empresários.

No programa, empreendedores iniciantes apresentam seus projetos a “tubarões” do mercado, ou seja, empresários com negócios já consolidados. Esses investidores podem decidir quais propostas desejam apoiar, estabelecendo uma sociedade.


Caito Maia participa do “Shark Tank Brasil” como um dos “tubarões” e auxilia os aspirantes a emplacarem bons negócios. Assim, transmite a sua experiência ao público iniciante que deseja obter sucesso no mercado.

Ele também compartilha sua visão e lições sobre o empreendedorismo no programa “Se Parar o Sangue Esfria”, da Rádio 89FM. No programa, Caito conta mais sobre as particularidades do mercado brasileiro, bem como as oportunidades e as habilidades necessárias para se destacar.

Qual é o patrimônio de Caito Maia?

Após conhecer mais sobre o sucesso de Caito Maia, é possível que você esteja se questionando sobre qual o tamanho da fortuna do empresário, certo?

O patrimônio dele é incerto, mas as estimativas são de que a Chilli Beans tenha um faturamento anual de aproximadamente R$ 600 milhões. Assim, pode valer a pena se inspirar na história do empresário e em sua perseverança até alcançar um modelo de negócio de sucesso.

Agora você já sabe quem é Caito Maia e conhece sua trajetória e lições de empreendedorismo. A partir das experiências de quem iniciou seus negócios do zero e obteve sucesso, é possível ter mais inspiração para a construir sua própria jornada — inclusive nos investimentos.

Quer saber como investir bem o seu dinheiro? Então confira as 7 dicas para fazer uma boa gestão de investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.