Renova Invest Facebook

BDVY39: Conheça o BDR do ETF iShares Select Dividend

BDVY39 - Conheça o BDR do ETF iShares Select Dividend
BDVY39 - Conheça o BDR do ETF iShares Select Dividend

O mercado financeiro conta com diversas oportunidades para os investidores, exigindo atenção para acompanhar todas as tendências. Aqui, os BDRs de ETF, como o BDVY39, ganham destaque, principalmente depois das mudanças que aconteceram em 2020.

Naquele ano, os BDRs passaram a ser acessíveis para todos os investidores. Você sabe como funciona esse tipo de investimento? Conhecer as suas características, vantagens e riscos é essencial para tomar decisões acertadas na composição do portfólio.

Por isso, neste conteúdo, você aprenderá mais sobre o BDVY39 — um BDR do ETF iShares Select Dividend. Confira!

O que é ETF?

Para entender melhor o que o BDVY39, é necessário saber o que é e como funciona um ETF. A sigla para exchange traded funds, ou fundo de índice em português, é um tipo de fundo de investimento.

Nesse caso, ele espelha determinado índice do mercado financeiro, replicando a composição da carteira teórica. Assim, os investidores adquirem cotas do fundo, cujos recursos são aplicados por um gestor profissional que buscará os mesmos resultados do indicador utilizado.

O que é BDR?

Outro conceito importante para compreender o tema é o BDR. Ele se refere a brazilian depositary receipts, ou certificado de depósito de valores mobiliários. Os BDRs são negociados na bolsa brasileira, mas lastreados em ativos do exterior — como ações, ETFs e títulos de dívidas.

Vale destacar que até setembro de 2020 existiam algumas restrições, principalmente em relação à acessibilidade. Até então, grande parte dos BDRs era acessível apenas para investidores qualificados — os que possuíam mais de R$ 1 milhão investido ou eram profissionais financeiros certificados.

Outra mudança foi a maior possibilidade em relação aos ativos lastreados, pois antes só era possível adquirir BDRs vinculadas às ações. Mas um ponto de atenção é entender que você não faz o investimento diretamente no ativo, mas em um certificado que o representa.

O que é o BDR BDVY39?

Sabendo o que é BDR e ETF, é possível entender com mais facilidade o BDVY39. O ticker se refere a um certificado lastreado no iShares Select Dividend ETF. Disponibilizado na bolsa de valores brasileira, a B3, ele permite que investidores brasileiros se exponham ao ETF estrangeiro.

Esse BDR foi disponibilizado em março de 2021. Um de seus diferenciais é a exposição a setores que não têm muita representação no mercado de capitais brasileiro, como tecnologia, saúde e biotecnologia.

ETF iShares Select Dividend

Como você viu, esse BDR é lastreado no ETF iShares Select Dividend. Logo, é preciso saber mais sobre ele. O fundo de índice foi criado pela Blackrock, a maior gestora de fundos do mundo (em valor de mercado).

Ele replica o Dow Jones US Select Dividend Index, composto por uma carteira teórica com as ações de empresas que pagam maiores dividendos. Para tanto, ele considera companhias negociadas na NYSE e na NASDAQ, que são bolsas de valores americanas.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Quais são as características do BDVY39?

Se você acredita que esse BDR é interessante, vale a pena se aprofundar sobre alguns detalhes do seu funcionamento e composição. Confira:

Composição

O ETF foco do BDVY39 é composto por cerca de 100 ações de empresas dos EUA, considerando as que pagam maiores dividendos. O cálculo considera os registros dos últimos 5 anos, visando encontrar companhias que pagam os proventos de maneira sustentável e crescente.


Dividendos

Esse BDR paga dividendos ao cotistas, tendo em vista que o ETF faz essa distribuição. Nesse caso, ele já vem com os descontos dos tributos — por ser um fundo dos EUA, ele segue as regras do país. Assim, há incidência de 30% sobre os dividendos.

No Brasil, não haverá mais tributação em relação aos dividendos. Além dos proventos serem isentos no país, há acordo de não bitributação. Mas o ganho de capital na venda dos BDRs é tributado seguindo as regras brasileiras — 15% sobre o lucro.

Vantagens

Chegou a hora de saber quais são as vantagens que o investimento proporciona. Primeiro, vale destacar a possibilidade de se expor ao mercado estrangeiro por meio da B3. Para investir no BDVY39, não é preciso ter conta em corretoras no exterior ou fazer operações de câmbio.

Isso traz mais praticidade para o investidor, enquanto aumenta as oportunidades de composição da carteira. Ao se expor a esse BDR, você tem a possibilidade de acompanhar o índice Dow Jones, que é um dos principais indicadores do mercado americano.

Ainda, como os ganhos ficam atrelados ao dólar, a alternativa também pode ajudar na proteção da carteira. Isso porque a moeda costuma ter uma correlação negativa com a bolsa brasileira, então é possível que ela se valorize enquanto há uma queda na B3.

Riscos

Também é preciso considerar os riscos dos certificados. Eles são lastreados em alternativas de renda variável, logo, têm maior volatilidade. Nesse caso, os investidores com perfil moderado e arrojado podem se sentir mais confortáveis com as oscilações.

Além disso, sempre analise a composição da carteira, o seu perfil, os objetivos e o percentual de alocação para avaliar os riscos. Isso ajudará a tomar decisões mais acertadas, trazendo equilíbrio para os seus investimentos.

Como ter acesso ao BDR?

Quem deseja investir em BDR precisa ter uma conta em um banco de investimentos. Por meio dele, você conseguirá acessar o home broker — o ambiente que permitirá fazer negociações de ativos e certificados na B3.

Com a conta aberta, você deve enviar os valores que deseja aportar. Depois, pesquise o ticker do BDR (BDVY39) e emita a ordem de compra. Tudo é feito em reais, sem precisar de remessas internacionais e outros procedimentos mais complexos para se expor ao mercado americano.

Agora que você já sabe mais sobre o BDR BDVY39, avalie se a opção se alinha ao seu perfil e aos objetivos. Afinal, apesar de ter vantagens, é preciso considerar se ele é adequado à sua estratégia de investimentos. Somente assim será possível tomar as melhores decisões sobre os seus aportes!

Precisa de auxílio para conhecer mais sobre as alternativas do mercado financeiro? Entre em contato conosco e converse com um assessor!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.