Você conhece Antônio Luiz Seabra? Ele é um dos maiores nomes da indústria de cosméticos brasileira. Entre outras conquistas, o empresário fez a sua empresa, a Natura, ser reconhecida mundialmente pelos seus princípios sustentáveis.
Assim, sua companhia se destaca entre investidores que consideram como critério os aspectos sociais, ambientais e de governança em seus investimentos. Nesse sentido, vale a pena conhecer a história do responsável pelo sucesso de uma das empresas mais sustentáveis do mundo.
Confira a seguir a trajetória de Antônio Luiz Seabra, o fundador da Natura!
Quem é Antônio Luiz Seabra?
O paulista Antônio Luiz Seabra, nascido em 1942, é o responsável pela criação da Natura. À frente desse empreendimento de sucesso, o executivo já foi considerado um dos 100 líderes com melhor reputação no Brasil, conforme com o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO).
Conforme o ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes 2021, Seabra também já foi considerado uma das pessoas mais ricas do país. Estima-se que sua fortuna, nesse ano, era de cerca de 15,5 bilhões de reais.
História de Antônio Luiz Seabra
O interesse de Seabra pelos negócios começou desde cedo, quando tinha 12 anos. Certa vez, ao ouvir sua irmã descrever seu sonho de abrir uma clínica de estética em sua casa depois que se casasse, Antônio Luiz decidiu que fabricaria os cremes que ela utilizaria em suas clientes.
Entretanto, antes desse projeto se tornar uma realidade, Seabra focou no ramo das finanças. Aos 15 anos, ele começou a trabalhar como calculista na Gráfica Siqueira — empresa em que o pai ocupava o cargo de almoxarife.
Essa experiência exerceu influência em suas escolhas profissionais. Ao terminar o colegial, Antônio Luiz Seabra se formou em economia.
Após trabalhar por um ano na gráfica, ele recebeu uma proposta para ser trainee na Remington Rand, fabricante de eletrônicos. Seabra permaneceu por 8 anos na companhia e ocupou o cargo de chefe do departamento pessoal aos 18 anos. Aos 21 anos, virou superintendente da divisão de barbeadores elétricos da empresa.
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Em 1967, Luiz Seabra deixou seu cargo na Remington Rand para gerenciar um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo, da família Berjeaut. Dois anos depois, ele tornou-se sócio da empresa e juntos formaram a “Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut Ltda”.
A criação da Natura
Como você viu, em 1969, Antônio Seabra e a família Berjeaut tornaram-se sócios e formaram uma nova empresa. Mas, depois, a sociedade chegou ao fim. Porém, o filho do dono do laboratório, Jean Pierre, fez uma contraproposta a Seabra para começarem juntos uma outra indústria.
Foi nesse momento que nasceu a empresa Natura, com sede na Oscar Freire, em São Paulo. Ela recebeu esse nome poucos meses depois da parceria, devido à presença de ativos naturais na composição dos cosméticos.
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O negócio passou por alguns desafios — como a dificuldade vender na loja física. Diante desse cenário, Seabra adotou, em 1974, o modelo de vendas porta a porta. Atendendo pessoalmente, ele começou a oferecer consultoria sobre os seus produtos e entender o poder transformador dos cosméticos na vida dos clientes.
Assim, Antônio Luiz Seabra percebeu a importância de não somente vender o produto em si, mas dos benefícios que ele poderia proporcionar para as pessoas, como o aumento da autoestima. Essa foi uma das principais razões pelas quais a Natura se tornou um grande sucesso.
Então, em 1974, Seabra e Berjeaut adotaram as vendas porta a porta como modelo comercial. Para expandir a participação da Natura no mercado, começaram a buscar vendedores para atuar como parceiros.
Anos depois, Berjeaut deixou o negócio e Guilherme Leal e Pedro Passos se tornaram novos sócios. Eles contribuíram para o processo de expansão da Natura. Em 1982, seus cosméticos já eram vendidos no Chile, por meio de um distribuidor local.
Com o tempo, a empresa cresceu e se transformou em uma das maiores marcas de cosméticos de venda direta do mundo — especialmente após a fusão com a Avon, em 2019. No ano de 2004, ela realizou a abertura de capital e suas ações estão disponíveis na bolsa brasileira, a B3, com o código NTCO3.
Outros feitos de Antônio Luiz Seabra como empreendedor
Além da Natura, Antônio Luiz Seabra e seus sócios se uniram ao investidor americano Sam Zell para fundar a Bresco, em 2011. Ela é uma empresa de terceirização imobiliária que atua na aquisição, construção e administração de propriedades.
A Bresco também oferece soluções inovadoras e sustentáveis para atender as expectativas e necessidades do seu público. Devido ao seu padrão de qualidade, esse empreendimento se tornou referência em investimentos imobiliários.
Preocupação com os impactos ambientais
Como vimos, um dos pontos de destaque da Natura é a preocupação com os aspectos ambientais, ao utilizar matérias-primas naturais na fabricação dos seus cosméticos. Para evitar que a retirada de recursos da Amazônia agrida a floresta, a marca trabalha em parceria com as comunidades locais.
Além de preservar as florestas da Amazônia durante a extração de matérias-primas, a Natura foi a pioneira no lançamento de refis para embalagens. Assim, ela contribui para a diminuição da produção de novos recipientes e ainda estimula o consumo sustentável.
Ademais, a marca reduziu a emissão de gases do efeito estufa com a produção de cosméticos de carbono zero. Essas e outras ações da Natura trouxeram diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Champions of the Earth 2015, cedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Bresco também possui foco na sustentabilidade. Por isso, a empresa aderiu ao Principles for Responsible Investment (PRI) — rede internacional de investidores apoiada pela ONU. Ao assinar o pacto, ela se compromete a incorporar os aspectos sustentáveis em suas operações.
Após conhecer a história de Antônio Luiz Seabra, é possível entender como esse empresário transformou um pequeno negócio em uma das marcas de cosméticos mais valiosas do mundo. Assim, você pode se inspirar na história dele ou mesmo avaliar investir em suas empresas.
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