Renova Invest Facebook

5 Índices da bolsa americana para acompanhar!

5 Índices da bolsa
5 Índices da bolsa

Os Estados Unidos são a economia mais forte do mundo. Consequentemente, o país chama a atenção de muitos investidores que procuram internacionalizar seus investimentos. Nesse contexto, acompanhar índices da bolsa de valores americana é uma estratégia para monitorar o mercado.

Esses benchmarks funcionam como termômetro para o desempenho da economia e auxiliam na tomada de decisão do investidor. Por isso, é oportuno monitorar os principais indicadores de performance das empresas dos EUA.

Quer entender mais sobre os investimentos nos Estados Unidos? Neste artigo, você conhecerá 5 índices das bolsas americana para acompanhar e saberá como usá-los em sua estratégia.

Acompanhe a leitura!

O que são índices financeiros?

Antes de conhecer os 5 índices da bolsa americana, é válido lembrar o que significa esse termo. Os índices são indicadores responsáveis por medir o desempenho de uma carteira teórica de ativos do mercado financeiro.

Para entender melhor, considere o exemplo do Ibovespa (IBOV) — que é o principal índice da bolsa brasileira, a B3. Ele conta com as principais ações do país em sua carteira teórica e funciona como um termômetro para o mercado nacional.

Além disso, os índices podem estar expostos a setores mais específicos da economia, como é o exemplo do Índice do Setor Industrial (INDX). Ele se destaca por mostrar o desempenho médio de ativos presentes no segmento industrial do Brasil.

Os indicadores financeiros estão presentes em bolsas de valores ao redor do mundo e contribuem para a estratégia de investidores. Afinal, é possível monitorá-los para identificar o melhor momento para fazer determinadas movimentações, por exemplo.

Ademais, os índices atuam como benchmark para a performance de fundos de investimento. Quando o veículo tem gestão ativa, o objetivo é superar o desempenho do índice. Já em fundos passivos, os gestores procuram acompanhar e refletir os números do indicador.

Do mesmo modo, eles podem ser utilizados para avaliar o desempenho dos ativos da sua carteira. Ao investir em um conjunto de ações, por exemplo, você pode comparar os resultados com um indicador relacionado para entender se o portfólio acompanhou a média do mercado.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quais as vantagens de investir nos Estados Unidos?

Ao aprender sobre os índices da bolsa americana, também é interessante saber por que investir nos EUA. Nesse sentido, vale destacar que economia norte-americana é a maior do planeta e funciona como referência para diversos mercados.

Em períodos em que ela apresenta má performance, é comum que todo o comércio global sinta os efeitos, não é mesmo? Então o investimento nas bolsas de valores do país pode ser estratégico para sua carteira, trazendo uma oportunidade de diversificar o seu portfólio para além do Brasil.

A diversificação é uma das principais práticas para diluir os riscos da sua carteira e ampliar a rentabilidade potencial dela. Ainda, os EUA oferecem possibilidades para investir nas maiores empresas do mundo — como Apple e Facebook.

As bolsas norte-americanas também trazem como vantagem a dolarização do seu patrimônio. Nesse contexto, é importante lembrar que o dólar é a moeda mais forte do mundo — e considerada um tipo de reserva de valor em muitos países.

Ademais, ele costuma apresentar correlação negativa com a bolsa brasileira. Isto é, quando o mercado nacional está em baixa, é comum que a moeda dos EUA valorize. Desse modo, a dolarização da sua carteira pode ser uma estratégia com foco em hedge financeiro.

Quais são as principais bolsas norte-americanas?

No Brasil, a B3 é a única bolsa de valores em funcionamento. Nos Estados Unidos, por sua vez, os investidores contam com mais ambientes de negociação para acessar ativos e derivativos financeiros, como ações.

Entre as instituições do país, podemos citar as duas principais bolsas em operação. A maior e mais tradicional é a New York Stock Exchange (NYSE), ou bolsa de valores de Nova Iorque.

Ela existe desde 1792 e tem sua sede em Wall Street, que é o coração do mercado financeiro norte-americano. A NYSE também é a bolsa com maior capitalização do mundo e tem companhias tradicionais e centenárias dos Estados Unidos em sua listagem.

A segunda grande bolsa norte-americana é a Nasdaq. Diferentemente da NYSE, ela é mais recente, operando desde os anos 1970. Ainda assim, é um dos maiores ambientes de negociação do mundo — e se destaca pela sua relação próxima com o mercado de tecnologia.

Esse vínculo aconteceu porque a Nasdaq priorizou a digitalização desde seus primeiros anos de funcionamento. Por exemplo, ela nunca teve o pregão viva voz. Assim, muitas companhias de tecnologia dos EUA a usam para a negociação de suas ações.


Por que vale a pena acompanhar os indicadores dos EUA?

Agora que você sabe mais sobre a NYSE e Nasdaq, é interessante saber quais são os motivos para acompanhar os indicadores das bolsas americanas. Primeiramente, é oportuno lembrar o papel relevante que os Estados Unidos desempenham na economia internacional.

Como o país tem a principal economia do mundo, monitorar seus índices serve para enxergar o panorama do mercado global como um todo. Dessa forma, eles facilitam a sua análise de resultados e tomada de decisão.

Além disso, seus investimentos no Brasil costumam sentir os impactos de oscilações positivas e negativas no comércio internacional. Assim, acompanhar os indicadores é vantajoso para analisar o desempenho médio do mercado norte-americano e pensar nos efeitos que ele gera em nosso país.

Quais os 5 índices da bolsa americana para acompanhar?

Como você viu, o mercado norte-americano pode reservar oportunidades para os seus investimentos. E os índices ajudam a monitorar o desempenho dos ativos do país e basear suas escolhas.

Conheça 5 dos principais índices das bolsas norte-americanas para acompanhar!

1.      S&P 500

Standard & Poor’s 500 é um dos índices mais relevantes dos Estados Unidos. Conhecido apenas como S&P 500, ele conta com ações das 500 principais empresas do país em sua carteira teórica. Por isso, o indicador apresenta um panorama de todo o mercado nacional.

A capitalização de mercado e o volume de negociação das companhias estão entre os principais critérios de elegibilidade para compor o S&P 500. Ademais, os rebalanceamentos acontecem de maneira trimestral para remover empresas que não atendem mais critérios e adicionar novas companhias ao índice.

2.      Dow Jones Industrial Average

O Dow Jones Industrial Average (DJIA), também conhecido apenas como Dow Jones ou Dow 30, é outro indicador relevante para acompanhar nos Estados Unidos. Ele tem ações listadas na bolsa de Nova Iorque e na Nasdaq.

O nome Dow 30 vem do fato de o índice contar com 30 das principais blue chips (maiores empresas) negociadas nessas duas bolsas. Além disso, ele é um dos indicadores mais antigos de todo o mercado — sua criação aconteceu em 1896.

O principal critério de seleção do Dow 30 é o valor de mercado das companhias, que também serve para definir o peso de cada uma no índice. Desse modo, ele pode ser uma alternativa para monitorar grandes companhias. Contudo, tenha em mente que ele não oferece uma visão ampla do mercado.

3.      Nasdaq Composite Index

O Nasdaq Composite Index é um índice exposto exclusivamente às empresas listadas nessa bolsa de valores. Junto do S&P 500 e do Dow Jones, eles formam um grupo de três principais indicadores dos Estados Unidos.

O Nasdaq Composite se destaca por apresentar um desempenho médio de quase todos os ativos da Nasdaq. Isso porque, além das ações, estão presentes na carteira teórica dele os real estate investment trusts (REITs) e os american depositary receipts (ADRs).

Desse modo, o índice mostra o desempenho médio de mais de 3 mil ativos. E companhias internacionais também podem estar presentes nessa carteira teórica.

4.      Nasdaq 100 Index

Outro índice exposto exclusivamente às alternativas da Nasdaq é o Nasdaq 100 Index. Como o nome adianta, ele conta com 100 das principais empresas dessa bolsa. Porém, não há a inclusão de companhias que atuam no mercado financeiro.

Os mais relevantes critérios de elegibilidade considerados no Nasdaq 100 Index são o valor de mercado e o volume de negociações. Com essas características, o setor de tecnologia exerce forte influência em sua performance.

5.      NYSE Composite

O quinto índice norte-americanos para acompanhar é o NYSE Composite. A sua exposição é exclusiva à bolsa de valores de Nova Iorque e o indicador conta com ações, ADRs e REITs em sua carteira teórica.

Esse índice acompanha a performance de mais de 2 mil ativos. Ademais, não é preciso ser uma empresa norte-americana para estar presente. Ações estrangeiras podem ser incluídas — desde que estejam listadas na NYSE.

Como investir nesses índices?

Você acabou de ver que o mercado norte-americano conta com diversos índices para os investidores acompanharem. Por isso, muitas pessoas se perguntam como investir nos indicadores.

Apesar de não serem investimentos, há maneiras de usá-los como referência para seus aportes ou se expor indiretamente aos índices por meio de veículos financeiros.

Uma das oportunidades é investir diretamente no mercado internacional. Você pode fazer isso comprando ações presentes em um índice ou adquirindo cotas de exchange traded funds (ETFs) dos EUA que usem um desses indicadores como benchmark para os resultados.

Além disso, é possível se expor aos índices da bolsa americana pelo mercado nacional. Os brazilian depositary receipts (BDRs) estão entre as oportunidades. Eles consistem em certificados negociados na B3 com lastro em alternativas internacionais.

Ainda, muitos ETFs do Brasil usam índices internacionais como referência para sua performance. Para encontrar a melhor alternativa, você deve considerar o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Neste conteúdo você entendeu mais sobre os índices da bolsa americana e viu oportunidades que os Estados Unidos podem trazer para diversificar e dolarizar seu patrimônio. Portanto, acompanhar esses 5 indicadores pode ser interessante para auxiliar em sua tomada de decisão!

Quer acessar o mercado internacional de forma estratégica? Agende sua reunião conosco e conte com o suporte de uma das assessorias mais qualificadas do Brasil!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.