XP Crédito Imobiliário- saiba mais sobre o FII XPCI11
XP Crédito Imobiliário- saiba mais sobre o FII XPCI11

XP Crédito Imobiliário: saiba mais sobre o FII XPCI11

Quem procura por fundos imobiliários (FIIs) pode se deparar com o XP Crédito Imobiliário, o XPCI11. Ele é uma opção do mercado que foi lançada em 2019 e vem atraindo diversos investidores que focam nesse mercado.

Para saber se ele é uma boa alternativa para a sua carteira de investimentos é preciso considerar alguns fatores importantes. Assim, ter um raio-x do fundo é essencial. Além disso, suas escolhas devem estar atreladas aos seus objetivos e perfil.

Neste artigo, você conhecerá o XPCI11 para avaliar seus dados e verificar se ele é uma boa escolha para seu portfólio. Acompanhe a seguir!

O que é um fundo de investimento imobiliário?

Um fundo de investimento é uma forma de investir de maneira coletiva. São disponibilizadas cotas desse investimento no mercado e os investidores as adquirem para participar dos resultados. No caso de fundos imobiliários, o foco é no mercado de imóveis.

Eles podem investir em imóveis físicos ou títulos de renda fixa ligados ao setor — além de cotas de outros FIIs. Os investidores podem ter ganhos por meio da venda de cotas depois da valorização ou por recebimento de dividendos.

Os fundos contam com uma equipe de gestão e administração. Ela fica responsável por realizar os investimentos, segundo uma estratégia adotada. Assim, caso o fundo tenha imóveis físicos no portfólio, também é essa equipe que os gerencia.

Por serem um investimento de renda variável, não há garantias de rentabilidade nos fundos. Por isso, é preciso considerar os riscos e saber se eles são adequados para o seu perfil de investidor.

Como funciona o FII XPCI11?

Depois de entender o que é um FII, você pode conhecer o XP Crédito Imobiliário. Esse fundo é negociado na bolsa de valores brasileira (B3) sob o ticker XPCI11. Ele é considerado um fundo híbrido.

Essa categoria foca suas negociações em recebíveis imobiliários, que são títulos de renda fixa. Contudo, também diversificam seus investimentos em outros setores. Como você já viu, o fundo também pode ser composto por cotas de outros FIIs do mercado.

Qual é a composição do fundo?

O XPCI11 foi constituído em 2019 seguindo todas as disposições legais e tem uma gestão ativa. Isso significa que o objetivo é superar a rentabilidade de um benchmark do mercado. Logo, o gestor atua para fazer investimentos estratégicos.

Esse fundo tem um perfil considerado conservador. Isso acontece porque sua estratégia é negociar aplicações vinculadas a empresas com baixo risco e alta liquidez. Ele também possui uma boa diversificação de suas alocações de recursos, sendo composto por títulos diferentes.

Qual é o histórico do fundo?

Como você viu, fundos imobiliários podem distribuir dividendos entre os cotistas — de acordo com a quantidade de cotas de cada um. Segundo seu regulamento, o XPCI11 distribui, no mínimo, 95% dos resultados aos investidores.

A data dessa distribuição é o 10º dia útil de cada mês. Mas lembre-se de que a distribuição depende dos resultados do fundo. Considerando os dados de fevereiro 2021, o Dividend Yield do XPCI11 correspondia a 7,95% nos últimos 12 meses. E seu P/VPA era de 0,96.

Quais são os custos de investir no XPCI11?

O fundo de investimento cobra uma taxa de administração para remunerar o gestor. Ela é de 1% ao ano. Em relação aos custos, também é importante considerar a tributação.

As pessoas físicas que possuem menos de 10% do volume total do fundo são isentas de Imposto de Renda nos dividendos distribuídos. Mas o lucro com a venda da cota tem incidência de 20% de IR sobre ganho de capital.

Como escolher um FII?

Agora que você conhece o XPCI11, é preciso saber o que deve considerar para escolher esse e outros fundos imobiliários.

A seguir, confira alguns pontos fundamentais que devem ser avaliados antes da escolha!

Perfil de investidor

O perfil de investidor é um aspecto essencial para sua tomada de decisão, pois mostra o risco que você está disposto a correr. Existem três tipos de perfis: os conservadores, os moderados e os arrojados, também conhecidos como agressivos.

Os conservadores são aqueles que têm menos resistência aos riscos dos investimentos. Assim, eles prezam por opções mais seguras, ainda que a rentabilidade seja reduzida. Já os arrojados são os mais resistentes aos riscos.

Eles conseguem optar por opções menos seguras, desde que haja possibilidade de melhores resultados. No meio, os moderados são os investidores prezam por segurança, mas conseguem separar uma parte de seu capital para investimentos mais arriscados.

Como vimos, o XPCI11 é um fundo negociado em bolsa de valores. Assim, ainda que o foco esteja em aplicações de renda fixa, ele é considerado um investimento de renda variável. Logo, você deve considerar a volatilidade e a imprevisibilidade nos resultados antes de decidir por ele.

Objetivos

Outro ponto fundamental para se considerar ao escolher um fundo imobiliário são seus objetivos. Afinal, qual meta você quer atingir com esse investimento? Definir esses fatores e atrelá-los ao seu perfil de investidor ajuda a escolher um FII que satisfará suas expectativas.

Você pode utilizá-los, por exemplo, para ter uma renda passiva com dividendos ou para buscar rentabilidade ao vender as cotas. Por serem investimentos de renda variável e com diversas formas de negociação, os fundos imobiliários são versáteis.

Histórico

Por fim, não deixe de considerar o histórico do fundo antes de decidir investir ou não. Neste conteúdo você conheceu o XPCI11 e acompanhou alguns dados importantes, como a composição do portfólio e o dividend yield.

Caso seja do seu interesse investir nesse fundo, avalie também a lâmina da modalidade de maneira cuidadosa. Além disso, os gestores costumam lançar relatórios sobre a administração e resultados dos FII. Desse modo, é possível analisar sua evolução.

Conseguiu entender melhor como funcionam os fundos de investimento e as características do XPCI11? Lembre-se de que, antes de escolher um fundo, é preciso considerar diversos fatores. Dessa forma, você poderá buscar investimentos pautados nos seus objetivos e com riscos atrelados ao seu perfil.

Precisa de ajuda para entender melhor as diversas opções de investimentos? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.