Renova Invest Facebook

Você já ouviu falar sobre agro broker? Entenda o que é!

Você já ouviu falar sobre agro broker
Você já ouviu falar sobre agro broker

O mercado financeiro conta com diversos profissionais para auxiliar investidores e operacionalizar as negociações. Um deles é o agro broker, um agente importante para a intermediação entre investidor e bolsa de valores.

Esse tipo de broker é voltado para um mercado específico — que envolve o setor do agronegócio. Portanto, vale a pena saber mais para entender o seu trabalho. Assim, você pode avaliar se o agro broker será útil no seu processo de investimentos e como se dá a qualificação desse profissional.

Quer aprender mais sobre o agro broker? Então continue a leitura!

O que é agro broker?

Para entender o que é o agro broker, você precisa conhecer a figura do broker. Ele é um profissional ou uma organização que atua como intermediador entre um comprador e um vendedor, fazendo a ligação entre essas pessoas.

Os brokers podem atuar em diversos mercados, e não somente na negociação de valores mobiliários. Assim, setores como o industrial, imobiliário, de transportes, entre outros utilizam brokers como intermediários.

A ideia é que ele sirva como uma ponte entre as partes de uma negociação, executando os negócios e aproximando os indivíduos. De maneira geral, no mercado financeiro, os brokers atuam em mesas de bancos de investimento.

O broker do mercado financeiro pode receber uma ordem de compra ou venda de ativos e executá-la. Vale ressaltar que essa operação ocorre sempre com o aval dos clientes, e nunca por conta própria. Assim, o profissional não toma decisões, apenas executa os pedidos dos clientes.

O trabalho deles é importante porque é preciso de regulamentações, qualificações e certificações para a execução de ordens na bolsa de valores. Ou seja, um investidor comum não pode, diretamente, comprar ou vender um ativo sem intermediação de uma instituição.

Por sua vez, os agro brokers são aqueles profissionais que fazem a intermediação dos processos de negociação de produtos e derivativos agrícolas. Dessa maneira, ele pode lidar com operações envolvendo commodities desse setor, produtos pecuários, entre outros.

Quais as áreas de atuação do agro broker e o que ele faz?

Agora você já entendeu o que é um agro broker, mas é preciso saber quais são as suas áreas de atuação prática. Como você viu, sua função mais relevante é atuar no mercado de derivativos como um intermediador de compra e venda.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Dessa forma, o agro broker pode trabalhar no mercado balcão, no mercado a termo e no mercado futuro, sempre relacionado aos ativos e derivativos agrícolas. Entenda cada uma das possibilidades a seguir:

Mercado balcão

O mercado balcão é um ambiente de negociação voltado a operações que não são registradas no mercado à vista da bolsa de valores. Logo, ele é operacionalizado por meio dos bancos de investimentos e instituições, em um ambiente próprio.

Apesar de o nome se referir aos tempos em que as negociações ocorriam de forma presencial, em balcões, esse mercado não apresenta um espaço físico. Há uma plataforma online própria para registro e liquidação de operações.

Nesse mercado, bancos de investimentos, por meio de seus brokers, fazem a conexão entre os compradores e vendedores de ativos que não são registrados em bolsas. Assim, os produtos agrícolas podem ser negociados nesse ambiente.

Portanto, quando a negociação envolver essa área, os agro brokers, podem intermediar as negociações — conforme solicitação do cliente. É o caso, por exemplo, de viabilizar a compra ou venda de uma debênture ligada ao agronegócio.

Mercado a termo

Outra forma de atuação bastante presente para um agro broker se dá no mercado a termo. Nesse ambiente, os ativos não são negociados à vista, mas sim por meio de compromissos de compra e venda para o futuro (chamados de derivativos).

As partes podem se posicionar na compra de lotes de sacas de café, por exemplo. Esse compromisso tem uma data a termo — em que o negócio será liquidado pelo preço combinado na data da negociação.

Desse modo, o comprador deseja levar esse contrato até seu termo e pagar pelo ativo negociado. Já o vendedor deseja entregar o ativo negociado e receber o pagamento de juros combinado.

É comum que o mercado a termo seja utilizado como hedge, ou proteção, da venda de safras, por exemplo. Imagine que o vendedor de um produto agrícola, antes da safra, quer garantir o preço de venda de suas sacas de café.

Então ele pode se posicionar na venda no mercado a termo, com um preço de R$ 150 a saca em 90 dias, por exemplo. Já um comprador acredita que o preço nessa data estará maior e, portanto, se posiciona na compra desse contrato.


Na data combinada, haverá a liquidação, que geralmente é apenas financeira. Nesse caso, o vendedor deve liquidar a posição pelo preço de R$ 150 a saca, enquanto o comprador pagará esse valor.

Toda a negociação pode ser intermediada pelo agro broker, que fará a intermediação dos termos, conforme as regras da bolsa.

Mercado futuro

O mercado futuro, outro ambiente em que o agro broker pode atuar, tem algumas semelhanças com o mercado a termo. No entanto, os contratos futuros de derivativos sofrem ajustes diários e a posição pode ser encerrada antes da data final.

Dessa forma, diariamente é creditada ou debitada na conta do cliente as diferenças relativas à cotação do contrato. Ele também é bastante utilizado para hedge, como forma de produção de safras e outras commodities relacionadas ao agronegócio.

Nesse caso, os agro brokers podem emitir as ordens para abrir ou encerrar posições de clientes, de acordo com a solicitação da parte interessada. A ideia é que eles sirvam como uma ponte entre o investidor ou especulador e a bolsa de valores.

Quais são as qualificações necessárias para atuar como agro broker?

Uma informação fundamental sobre o agro broker diz respeito à qualificação necessária para essa atuação. Apesar de não ser essencial ter uma graduação específica sobre o assunto, é indispensável contar com certificados do mercado.

O principal deles é o Programa de Qualificação Operacional (PQO). Ele representa uma avaliação e qualificação para instituições e profissionais do mercado financeiro. Assim, para atuar como agro broker, é necessário apresentar o certificado do PQO.

Vale ressaltar que essa qualificação é válida por 5 anos, então é preciso fazer a renovação para se manter atualizado no mercado. Ainda, profissionais que atuam sem essa certificação estão em desacordo com as normas referentes ao mercado financeiro.

Agora você já conhece o trabalho do agro broker e quais são as qualificações necessárias. Lembre-se de que o mercado financeiro possui diversos agentes e profissionais. Logo, é possível encontrar suporte para seus investimentos.

Você precisa de ajuda para entender melhor as alternativas do mercado? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.