Renova Invest Facebook

SIVR39: o BDR que segue o índice LBMA Silver Price

Os metais preciosos costumam fazer parte da estratégia de investidores que buscam equilibrar os riscos da carteira de investimentos. Afinal, eles funcionam como um tipo de reserva de valor. Assim, se você tem interesse no tema, vale conhecer mais sobre o BDR SIVR39.

Ele está exposto ao mercado internacional da prata. Nesse sentido, é importante lembrar que, diferentemente do ouro, a prata não é negociada na bolsa de valores brasileira, a B3. Portanto, O BDR é uma alternativa indireta para investir nesse metal.

Quer conhecer mais sobre o SIVR39 e as oportunidades que ele pode trazer para sua estratégia no mercado financeiro? Acompanhe a leitura deste artigo para entender!

O que são e como funcionam os BDRs?

Antes de conhecer o SIVR39, é interessante reavivar o conceito de BDR para você. Dessa forma, ficará mais fácil compreender o funcionamento dessa alternativa de investimento.

BDR é a sigla para brazilian depositary receipt — também chamado de certificado de depósito de valores mobiliários. Trata-se de um ativo negociado na bolsa brasileira, com lastro em um investimento internacional.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Para que ocorra a distribuição dos BDRs, é preciso que uma instituição depositária brasileira compre os ativos ou títulos em mercados internacionais. Então eles devem permanecer sob custódia para que ela emita os certificados com o devido lastro e paridade.

Dessa maneira, os BDRs podem ser uma oportunidade mais prática para se expor ao mercado estrangeiro. Afinal, como a negociação acontece na própria bolsa brasileira, não é preciso abrir uma conta internacional para fazer aportes em alternativas estrangeiras.

Vale saber, ainda, que os BDRs se restringiam ao mercado de ações durante seus primeiros anos em circulação na bolsa. No entanto, já existem diversos certificados de exchange traded funds (ETFs) e títulos de dívidas (bonds) em negociação na B3.

O que é o SIVR39?

Agora que você rememorou o funcionamento dos BDRs, é interessante conhecer as principais características do SIVR39, certo?

Entenda mais sobre esse BDR!


Qual é o tipo de BDR?

O SIVR39 é um BDR de ETF em negociação na B3. Isso significa que o desempenho dele tem como lastro a performance de um fundo de índice negociado no mercado internacional.

A bolsa de valores do Brasil é a instituição depositária desse BDR de ETF. Ademais, a negociação do certificado teve início no primeiro semestre de 2022.

Qual o índice de referência do SIVR39?

A performance do SIVR39 tem como lastro as cotas do ETF abrdn Physical Silver Shares, da gestora Aberdeen (abrdn). Ela tem sede na Escócia e é a maior companhia desse ramo do Reino Unido.

O desempenho desse fundo de índice varia de acordo com o LBMA Silver Price, que tem administração independente da ICE Benchmark Administration (IBA). Embora seu desempenho seja em dólares, ele consegue acompanhar a cotação da prata em Londres.

Como está o mercado de prata?

Assim como acontece com o ouro, a prata é um metal precioso que pode funcionar em uma estratégia de hedge. Isso porque ela tem uma descorrelação com os demais investimentos do mercado — tanto de renda fixa quanto de renda variável.

Dessa forma, uma instabilidade no Brasil ou mesmo em outros países pode não afetar negativamente a cotação da prata. Inclusive, como ela é vista como uma reserva de valor — e pode apresentar valorização em períodos de baixa do mercado.

Além disso, o mercado de prata se destaca pela diversificação quanto ao uso do metal. Afinal, a prata apresenta diversas alternativas de utilização — especialmente no setor de joias. Esse aspecto, junto do fato de ela ser uma commodity finita, pode contribuir positivamente para sua cotação.

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em SIVR39?

Agora que você conheceu os principais detalhes do SIVR39, é interessante entender as oportunidades que ele pode trazer para sua estratégia de investimentos. Nesse sentido, a exposição ao mercado internacional da prata é um dos principais benefícios.

Como você viu, a operação direta com esse tipo de metal não está disponível na B3 — diferentemente do que acontece com o ouro. Logo, o aporte por meio de um BDR pode viabilizar a entrada dessa commodity na carteira.

Outra vantagem está na descorrelação que o metal precioso tem com a performance da bolsa de valores. Dessa maneira, para aqueles investidores que buscam alternativas para equilibrar os riscos do portfólio e se proteger de oscilações do mercado, é possível analisar o SIVR39.

Contudo, existem aspectos que podem ser desvantajosos nesse investimento. Primeiramente, ele não é um certificado que distribui dividendos. Apesar de ETFs internacionais fazerem repasses de lucro líquido, o investimento em prata não gera renda.

Ademais, lembre-se de que essa alternativa faz parte da renda variável. Logo, não há como assegurar que o investimento terá performance positiva. Portanto, os riscos são maiores e devem ser considerados.

Quem pode investir no SIVR39?

Se você pretende avaliar se o investimento em SIVR39 faz sentido para você, é importante saber que essa é uma alternativa restrita a investidores qualificados no mercado brasileiro.

Isso significa que é preciso ter um montante superior a R$ 1 milhão em investimentos ou possuir uma das certificações de registro profissional da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para ter esse BDR de ETF na carteira.

Como investir no SIVR39?

Depois de conhecer vantagens e desvantagens do investimento no BDR SIVR39, bem como o tipo de investidor que pode fazer o aporte, é preciso entender também como fazer o investimento.


Para decidir se esse BDR faz sentido para o seu portfólio, além dos fundamentos e características da modalidade, é fundamental considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Por conta dos maiores riscos, o investimento em SIVR39 pode ser mais adequado para investidores moderados e arrojados. Em relação aos objetivos, é comum que a prata atraia investidores que queiram proteger seu patrimônio ante às oscilações do mercado nacional e internacional.

Caso decida optar pelo investimento, você deve abrir sua conta em um banco de investimentos. Será por meio dele que você terá acesso ao home broker — a plataforma que viabiliza operações na bolsa de valores brasileira.

Na ferramenta, basta fazer a busca pelo ticker SIVR39. Depois de encontrá-lo, você pode emitir a ordem de compra de acordo com a quantidade de certificados que pretende adquirir. A liquidação da operação acontece dentro de poucos dias úteis.

Como você acompanhou, o SIVR39 é um BDR de ETF que permite exposição ao mercado global de prata. Portanto, pode valer a pena conhecer melhor seu funcionamento, a fim de visualizar as oportunidades que esse certificado pode trazer para seus investimentos.

Quer saber mais sobre oportunidades com metais preciosos? Entenda o investimento em ouro!

 

 

Você conhecia esse mecanismo de segurança da bolsa de valores? Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.