Renova Invest Facebook

Short squeeze: entenda porque o termo virou documentário da Netflix

short squeeze, o que é
short squeeze, o que é

Lá no início de 2021, o mercado passou por um momento bem difícil de esquecer, o viveu um movimento que conhecido por Wall Street Bets (WSB), que pela tradução, significa “Apostas de Wall Street”. Isso gerou dúvidas e muitas especulações, já que ocasionou uma significativa compra de ativos no mercado e depois, um short squeeze.

Na época, por meio da disseminação da informação em um grupo do Telegram, 47 mil investidores se empenharam para aumentar os valores da resseguradora IRB Brasil (IRBR3). 

Em apenas um dia, as ações da companhia tiveram alta de 17%. Mas, a Comissão de Valores Mobiliários emitiu um alerta falando que o short squeeze é crime, por se tratar de uma manipulação do mercado. “A atuação com o objetivo deliberado de influir no regular funcionamento do mercado pode caracterizar ilícitos administrativos e penais”, afirmou o comunicado da entidade em 2021.

O fato é que quando surgiu isso, causou tanto rebuliço que o caso foi retratado em um documentário cheio de memes na Netflix, chamado “Eat the Rich”. Inclusive, já está disponível e mostra bem a ira do mercado financeiro. 

Só que antes de assistir, vamos entender o que é esse termo e ficar de olho no que mais pode acontecer, ainda mais no novo universo das criptomoedas. 

O que é short squeeze?

É um movimento do mercado que ganhou os holofotes. Acontece quando um ativo sobe tanto que faz com que os investidores que estavam apostando na queda dele tenham que comprá-lo rapidamente, para evitar prejuízos. 

Isso porque na Bolsa de Valores, existem duas formas principais de operar as negociações de ativos comprados e vendidos. Veja: 

  1. Operar em long: é quando o investidor compra uma ação com a aposta de que vai subir, na esperança de vender por um preço mais alto do que comprou. Podemos chamar isso também de operar comprado;
  2. Operar em short: é quando o investidor negocia uma ação apostando que ela vai cair. Podemos chamar isso também de operar vendido.

Você deve ter pensado: por qual motivo negociar uma ação pensando que ela vai se desvalorizar? Funciona dessa maneira aqui, como se as ações negociadas fossem alugadas: 

  • Primeiro, um fundo pega essas ações da companhia emprestadas de outros investidores;
  • O fundo vende as ações pelo preço atual, do dia; 
  • Depois, compra novamente na esperança de que o preço futuro seja menor e devolve para o investidor.  

Ou seja, o plano é comprar novamente e devolver ao dono original, vender por um preço e comprar por um preço menor. Sendo assim, o short squeeze acontece quando essa aposta não dá certo: o preço sobe ao invés de cair. O famoso “apostar contra”. 

Outra forma de fazer isso é através de um título chamado opção, o qual promove o direito de negociar um ativo no futuro por um preço já dado. Assim, enquanto uma das partes opera em long (aposta na alta), outra opera em short (aposta na queda).

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como funciona o short squeeze?

Há fundos de investimento que praticam o short selling com o objetivo de lucrar com a desvalorização de uma ação. Inclusive, é justamente isso que aconteceu com os papéis da GameStop no decorrer de 2020, e vamos dar esse exemplo por aqui – até porque é o mais famoso e que deu notoriedade ao termo.  

Muitos gestores apostaram na queda desses papéis, a ponto de a companhia ter mais posições vendidas do que compradas no mercado. Então, um grupo de usuários do Reddit, um fórum on-line muito famoso nos Estados Unidos, teve uma grande ideia.

Eles se organizaram para comprar ações da GameStop. Isso começou a elevar o preço do papel, gerando um short squeeze. Ou seja, uma pressão na posição vendida. O movimento disparou o stop loss de diversos investidores e, quanto mais a ação se valorizava, mais ela era comprada.

Com isso, houve uma valorização anormal, fazendo com que o preço subisse 2.621% em menos de um mês. Em 12 meses, a valorização foi de 8.575%. O que aconteceu com os Fundos de Investimento que estavam apostando na desvalorização do ativo?

Alguns tiveram prejuízos bilionários, como é o caso da gestora Melvin Capital, que perdeu US$2,75 bilhões. Quanto aos usuários do Reddit, eles tiveram lucros milionários com o short squeeze que provocaram.

Qual é a relação entre o short squeeze e a venda a descoberto? Saiba mais aqui. 

Mas, como prever o que vai acontecer? 

Será que os investidores são capazes de prever o futuro? Seria muito bom, mas o comportamento passado não dita o futuro do mercado financeiro. Por isso que as aplicações que envolvem a aposta do que vai acontecer possuem um risco muito grande. 

Da mesma forma que não é possível saber quando um short squeeze vai acontecer. Porém, fique atento aos sinais para ter o mínimo de previsibilidade. Veja aqui dois deles: 

  • Proporção entre ações alugadas e o volume de operações realizados com o ativo;
  • Proporção de ações alugadas e as ações disponíveis no mercado;

Quanto maiores forem as proporções, maiores são as chances de que ocorra um movimento de short squeeze.


Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.