Mesmo entre os investidores profissionais, nem todos se sentem seguros para aportar em empresas que o mercado não sabe avaliar. Se isso também parece uma estratégia muito arriscada para você, vale a pena saber quem é Aswath Damodaran.

Considerado por muitos um herói dos investimentos, sua especialidade se trata de um método exclusivo de valuation. Ele tem estratégias únicas de avaliação de oportunidades e suas ideias se tornaram referência para quem procura as melhores ações para investir.

Neste artigo, você conhecerá um pouco da história dessa importante personalidade, além dos principais conceitos relacionados às suas estratégias de investimento. Confira!

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é professor de finanças na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque (New York University, ou NYU). Especialista em avaliação de empresas, ele ensina finanças corporativas, investimentos e valuation.

Damodaran já recebeu diversos prêmios pela qualidade de suas aulas. Além disso, é autor de uma série de livros relacionados ao mercado de valores. Suas ideias, baseadas no método de Benjamin Graham, lhe renderam o título de Papa do Valuation.

Isso porque sua maneira de tomar decisões de investimento considera oportunidades que a média do mercado não é capaz de avaliar. Desse modo, ele tem investido em empresas únicas, capazes de multiplicar muitas vezes seu capital, como foi o caso da Apple.

Formação e carreira

Aswath Damodaran nasceu em 1957 em Chennai, uma cidade litorânea da Índia, onde se graduou em contabilidade pela Universidade de Madras. Depois, conseguiu seu primeiro MBA em Bangalore, pela Indian Institute of Management.

O segundo MBA, Damodaran conquistou já nos Estados Unidos, seguido de um PhD, ambos em finanças, pela Universidade da Califórnia. Assim, ganhou reputação e tornou-se autoridade no mercado financeiro, cuja influência é reforçada por sua vocação acadêmica.

Hoje, além de professor, vive suas estratégias como investidor, o que já lhe rendeu grandes operações. Seu maior acerto foi comprar ações da Apple na década de 1990, quando o ativo valia menos de 1 dólar.

Em 2012, Damodaran liquidou parte de sua posição na empresa, tendo multiplicado cada dólar cerca de 100 vezes. Tamanha habilidade para escolher as empresas certas quando poucos no mercado têm a mesma sensibilidade é precisamente o que lhe garante fama.

Sobre o assunto, o Papa do Valuation também ganhou popularidade ao publicar artigos em periódicos como:

  • The Journal of Finance;
  • The Journal of Financial and Quantitative Analysis;
  • Review of Financial Studies;
  • The Journal of Financial Economics.

Por que Aswath Damodaran é tão importante no mercado de valores?

Damodaran não é apenas um professor querido pelos alunos, nem somente um grande investidor. Suas contribuições para a cultura dos investimentos são inestimáveis. Discípulo de Benjamin Graham, ele ficou famoso por reformular as estratégias do value investing propostas por seu mestre.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Basicamente, Damodaran entendeu que o valuation comum não poderia destacar as melhores oportunidades. Afinal, bons negócios óbvios demais deixam de ser tão bons assim em comparação com alternativas de grande potencial.

Por isso, ele propôs uma maneira mais rigorosa e precisa de investigar modelos de negócio e potencial de retorno a longo prazo.

O que é valuation?

Para entendermos por que Damodaran é tão importante no mercado financeiro, antes, é necessário esclarecer o que é valuation. Quando investidores buscam empresas que tenham potencial de multiplicar seu capital, eles recorrem a diversos meios para estimar o valor de um negócio.

Isso é valuation: um método de avaliação de empresas a fim de determinar seu valor. Diferentemente da análise fundamentalista, o valuation busca aprofundar a investigação de modo a descobrir detalhes que nenhum demonstrativo pode apresentar.

Contudo, existem múltiplas formas de achar pistas e definir números que correspondam ao valor de uma empresa no mercado. Para muitos investidores, interessa o modelo de Graham: o value investing.

As ideias de Damodaran sobre value investing

Damodaran é adepto do conceito de value investing, com uma única ressalva: as melhores ações são as que estão baratas, mas ninguém sabe disso. Ou seja, a principal crítica dele ao modelo tradicional de value investing é que costuma limitar as alternativas com base no histórico de lucratividade.

Mas o professor afirma que quando qualquer um pode identificar um bom negócio, talvez ele não seja a melhor oportunidade disponível. Afinal, todo bom negócio está sempre barato em relação ao futuro, mas não necessariamente em relação às alternativas presentes.

Em outras palavras, Damodaran aposta em uma estratégia que revele oportunidades baratas em relação ao que já é uma pechincha. Para isso, é necessário considerar o que não está claro nos demonstrativos de desempenho.

Isso significa uma sensibilidade completamente diferente para julgar fatos de um modelo de negócio. Ou seja, é preciso saber ler os números, mas não se limitar a eles.

Quais são as obras mais importantes de Aswath Damodaran?

Agora que você já sabe quem é Aswath Damodaran, vale a pena investigar um pouco mais suas ideias. Para isso, nada melhor do que recorrer às suas obras. Além de seus artigos e do conteúdo que divulga em seu blog, é possível encontrar seus livros no Brasil.

A seguir, confira 2 importantes títulos publicados pelo autor!

Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações

Esse livro pode ser considerado uma introdução aos conceitos de valuation e value investing. Com uma linguagem fácil para quem é leigo no assunto, a obra traz as principais ideias de Damodaran de maneira simplificada e acessível.

Avaliação de investimentos: Ferramentas e técnicas para a determinação de qualquer ativo

Rica da didática de Damodaran, essa obra detalha de maneira objetiva as principais técnicas de valuation do autor. Longe de ser difícil para iniciantes nos investimentos, o livro é mais popular no meio acadêmico.

No entanto, quem deseja aprofundar o conhecimento nas estratégias de Damodaran, sendo ou não universitário, pode se valer muito da leitura.

De fato, Aswath Damodaran não conquistou renome à toa. Portanto, conhecê-lo melhor e entender as suas ideias pode acarretar importantes transformações nas suas estratégias de investimento. Sendo assim, considere aprender o que ele tem a ensinar.

Quer saber mais sobre o mercado de investimentos e seus principais nomes? Então acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.