O que é valuation e como funciona? Descubra agora!

O que é valuation e como funciona? Descubra agora!

  • Post author:
  • Post category:blog

Tem alguns indicadores que os investidores utilizam para basear suas decisões que tem relação com os investimentos na renda variável. Eles são úteis no momento de adquirir ativos. Mas também na hora de gerenciar a carteira de ações. Um deles é o valuation. Que tal saber o que é e como ele funciona?

O conceito é importante para quem deseja conhecer melhor o valor de uma empresa. O que pode ajudar a definir as suas estratégias. Mas se você ainda é um investidor iniciante e não sabe o que ele significa, não se preocupe.

Neste artigo, você entenderá o que é valuation. Mas também, como ele funciona e como fazer para utilizar a ferramenta na hora de investir em ações. Boa leitura!

O que é valuation?

O conceito de valuation se refere ao processo de estimar o valor de uma empresa. Ele ajuda a projetar o valor de suas ações para o futuro.

Logo, é uma forma de tentar prever um possível retorno do que você investiu no longo prazo. Os analistas do mercado utilizam o resultado obtido para o valuation em conjunto com o preço atual da ação. O intuito é de recomendar a compra ou venda de um certo ativo, por exemplo.

Benjamin Graham e Warren Buffett se basearam no valuation para investir em ações e construir seu patrimônio. Contudo, é importante não esquecer que a renda variável apresenta riscos de que o mercado reaja de modo diferente ao previsto.

Como ele funciona?

Existem diferentes técnicas para calcular o valuation. As premissas e os números utilizados no método do cálculo podem causar diferenças nos resultados. Assim, o um analista pode definir um valor justo da ação diferente do valor que encontra-se por outro.

Dessa forma, o valuation não deve ser visto como um simples cálculo matemático. Ele pode ser entendido como uma técnica de avaliação. Ela envolve também fatores subjetivos. Logo, há aspectos que mudam de acordo com cada análise.

Como o valuation é uma avaliação subjetiva, é muito difícil precisar de forma exata o valor justo de uma ação. Entretanto, o uso do indicador permite ter um resultado próximo. Então, possibilita encontrar ocasiões na bolsa com o objetivo de ter lucros com a valorização.

A vantagem de estimar o preço justo de um ativo é que você pode identificar chances de comprar papéis baratos. A estratégia ajuda a encontrar ações de boas empresas. Ademais, com bons descontos em relação ao seu valor intrínseco. Apresentando, assim, potencial de se valorizar.

Para que o valuation serve?

O valuation é muito importante para os investidores que desejam saber o valor justo de uma ação antes de comprá-la, como você viu. Mas o indicador também é muito utilizado por empresas com o objetivo de orientar a tomada de decisão com relação ao próprio negócio.

Quando os sócios majoritários decidem vender o negócio, por exemplo, é essencial calcular o valuation. Sem ele, existe o risco de estabelecer um valor muito alto ou muito baixo pela companhia, perdendo oportunidades.

Para o investidor, é importante destacar que, mesmo que o valuation seja tática útil para análises na renda variável, ele deve ser utilizado com cautela. Fazer diferentes tipos de análises antes de aportar dinheiro em um ativo é um bom caminho.

Por que conhecer o valuation de uma empresa?

A análise de valores das empresas é importante para diversas situações no mundo dos negócios. Sem os métodos de valuation, os investidores podem ter dificuldades ainda maiores na tomada de decisão. Pode, por exemplo, ficar mais difícil saber quais opções são mais arriscadas ou mais sólidas no âmbito da bolsa de valores.

Assim, o cálculo do valuation é utilizado por quem quer fazer bons investimentos na carteira de renda variável. Além disso, também é usado pelas próprias empresas para basear decisões do negócio.

O processo de cálculo e avaliação do valuation envolve metodologias práticas do mercado financeiro mundial. Entre elas, estão as análises financeiras, de volatilidade, de incertezas da economia, de riscos etc.

Quem sabe calcular o valuation está mais preparado para compreender o valor das empresas de diferentes mercados. Assim, torna-se possível manejar melhor os seus investimentos. Ademais, encontrar oportunidades rentáveis na bolsa de valores.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Como vimos, existem diversas formas de calcular o valuation de uma empresa. Entre elas, está o modelo Fluxo de Caixa Descontado. É uma das opções utilizadas por investidores que buscam fazer avaliações mais completas dos ativos.

Confira as três etapas básicas para avaliar o preço justo de uma ação com esse método.

Primeira etapa

Primeiro, é necessário projetar o fluxo de caixa da empresa. Para isso, avalia-se o patrimônio líquido. Subtrai-se o montante recebido do total gasto em um certo período. É importante fazer uma estimativa da taxa de quanto a empresa cresce a cada ano.

Nos setores mais estáveis a avaliação pode ser feita de forma mais fácil. Contudo, alguns segmentos mais dinâmicos tendem a fornecer resultados com maiores oscilações. Nesse caso, os resultados podem ser menos confiáveis.

Segunda etapa

Na fase seguinte, utiliza-se uma taxa de desconto anual para atualizar as estimativas. Não existe consenso entre os especialistas para a definição da taxa. Desse modo, uma solução é adotar a base de ganhos médios da bolsa.

A segunda etapa é um pouco mais complexa. Mas é importante para mostrar o quanto o dinheiro desvaloriza ao longo dos anos. Também é necessário considerar a estrutura de capital da empresa e o risco do investimento.

Terceira etapa

Na última etapa, todos os fluxos que se descontam são somados. Assim, é possível estimar o valuation atual da empresa. Obtém-se o valor do mercado pela dedução do total da dívida líquida. E divide-se o resultado pelo número de ações para ter o valor justo do papel.

Como utilizá-lo em suas análises na bolsa de valores?

O valuation é um indicador utilizado para encontrar o valor justo de uma empresa. Na bolsa, a variação encontrada entre o preço de uma ação e seu valor próprio pode representar uma boa chance de lucro no futuro.

Dessa forma, quem investe com foco no longo prazo se beneficia de entender o assunto. Mas vale destacar que não é suficiente saber o que é valuation. Nem como funciona para fazer boas escolhas. Lembre-se de utilizar o dado em conjunto com outras informações e indicadores fundamentalistas!

Gostou do assunto? Continue estudando sobre bolsa de valores e saiba o que são e como funcionam os robôs de investimentos!

Deixe uma resposta