agente autônomo de investimentos
agente autônomo de investimentos

Quanto ganha um agente autônomo de investimentos? Descubra!

Entre os diversos profissionais do mercado financeiro está o assessor de investimento, que ajuda os investidores a entender o mercado. Por ser uma profissão popular, é comum querer saber quanto ganha um agente autônomo de investimentos (AAI).

Na verdade, os ganhos não são padronizados, como acontece em outras profissões. Isso demanda uma análise sobre os fatores que interferem nos ganhos. Assim, quem tem interesse em seguir carreira nessa área deve buscar o conhecimento sobre o rendimento da profissão.

Neste conteúdo, descubra quanto ganha um agente autônomo de investimentos e entenda quais fatores influenciam nos resultados!

O que faz um agente autônomo de investimentos?

Primeiro, vale a pena saber mais sobre a função do AAI. É comum que ocorram confusões sobre as responsabilidades de cada profissional do mercado financeiro. Por isso, entender o papel do agente autônomo de investimentos é essencial para ter as expectativas alinhadas quanto ao pagamento.

Por ter conhecimentos sobre o mercado financeiro, suas regras e suas oportunidades, esse profissional costuma atuar para tirar dúvidas e esclarecer pontos para os investidores. Eles oferecem informação acessível e confiável para auxiliar no preparo de quem aloca os recursos.

O profissional também considera o perfil de investidor, os objetivos, as possibilidades e as expectativas de cada cliente. A partir disso, ele pode demonstrar produtos e ativos condizentes, tirando dúvidas e explicando o funcionamento.

O assessor também pode ajudar na execução das operações, indicando como executar os processos corretamente ou direcionando as negociações solicitadas pelo cliente na chamada mesa de operações.

O que um agente autônomo de investimentos não faz?

Tão importante quanto saber o que faz um AAI é entender o que ele não faz e não pode fazer, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse profissional não está autorizado, por exemplo, a fazer recomendações de investimentos, já que não é um analista.

Isso significa que o assessor de investimentos não pode tentar convencer o investidor a alocar recursos em uma alternativa específica. Só é permitido apresentar orientações que sejam baseadas em conhecimentos técnicos.

O agente autônomo de investimentos também não fica responsável pela gestão ou administração de carteira. É o cliente quem toma todas as decisões e executa as operações, de acordo com suas conclusões obtidas com ajuda das informações.

Portanto, o AAI não pode ferir os princípios de ética da profissão. Além de usar seus conhecimentos técnicos sobre finanças, deverá atender a todas as regras do mercado.

Quanto ganha um agente autônomo de investimento?

Depois de conhecer as funções do AAI e saber mais sobre a carreira, você pode entender como se dá a remuneração do agente autônomo de investimentos.

Embora a remuneração possa superar com facilidade os cinco dígitos, não é possível citar um valor específico porque tudo depende das características de cada agente autônomo — e do seu portfólio de clientes.

Conheça melhor a composição do salário de um AAI!

Rendimento por produto oferecido

A formação dos ganhos de um AAI se baseia em um aspecto essencial: esse profissional recebe pelos produtos e ativos do mercado financeiro nos quais o investidor aporta. Então, o salário depende dos investimentos feitos pelos clientes.

Essa relação ajuda a explicar por que a assessoria é gratuita. Em vez de pagar diretamente para o assessor, o investidor faz esse pagamento de forma indireta, como por meio de taxas pagas à instituição utilizada nos investimentos ou por meio de comissionamentos específicos — chamados de rebate.

Rendimento baseado na carteira de clientes

Não são apenas os produtos e ativos oferecidos pelo AAI e escolhidos pelos investidores que determinam quanto ganha um agente autônomo de investimentos. O montante final também depende da carteira de clientes do profissional.

Ou seja, um AAI que atenda a um volume maior de investidores tende a receber um salário maior, já que a soma das comissões será igualmente mais elevada.

Além disso, o resultado depende da capacidade de aporte dos clientes. Quando um investidor aloca uma quantidade maior de recursos, é natural que o pagamento destinado ao AAI seja maior. Portanto, a quantidade e a qualidade da carteira fazem diferença.

Assim, é preciso pensar na habilidade do profissional em prospectar e captar novos clientes. Isso permite obter uma evolução constante na atuação, o que pode ajudar a conquistar ganhos maiores com o passar do tempo.

Logo, conhecer o salário de um AAI depende da conjuntura desses fatores, o que faz com que cada profissional tenha um resultado praticamente único em relação a outros AAIs. Suas oportunidades de renda não são limitadas.

Possibilidade de remuneração fixa

Embora essas duas características respondam pela maior parte dos pagamentos de agentes autônomos, em algumas situações é possível receber uma remuneração fixa.

É o que acontece quando o AAI atua em uma função específica — como responsável por um determinado departamento no escritório de assessoria, por exemplo. Nesse caso, é possível combinar uma remuneração fixa e variável diretamente com a empresa.

Quais os benefícios de ser um agente autônomo de investimento?

Embora não seja viável precisar quanto ganha um agente autônomo de investimentos, é possível reconhecer diversas vantagens de atuar dessa forma. Os recebimentos, que podem ser elevados, estão entre os pontos interessantes.

Também existe a chance de ter mais liberdade para atuar, o que inclui a oportunidade de escalar sua atuação e seus ganhos. Dependendo das características para considerar, a remuneração de um AAI pode ser bastante lucrativa.

Contudo, para aproveitar esses e outros benefícios é preciso saber como ser um agente autônomo de investimentos. Além de reunir as capacidades certas para ser um profissional de qualidade, como o bom relacionamento, é necessário ter capacitação.

Em termos técnicos, uma das obrigações consiste em obter a certificação Ancord. Para saber exatamente o que fazer, você pode entrar em contato com a Renova Invest, de modo a receber todas as instruções sobre a capacitação e os demais requisitos.

Como visto, para saber quanto ganha um agente autônomo de investimentos é preciso pensar em fatores como o patrimônio investido, a remuneração dos produtos e mais. Por isso, o valor a ser recebido depende, em especial, da maneira de atuar de cada AAI.

Se você quiser ter mais informações sobre como se tornar um profissional da área, entre em contato conosco da Renova Invest e faça parte do nosso time!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.