Renova Invest Facebook

Confira quando será a próxima reunião do Copom

Confira quando será a próxima reunião do Copom
Confira quando será a próxima reunião do Copom

Até o momento, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizou quatro reuniões de política monetária em 2023. O mercado financeiro já está atento à próxima reunião do Copom, que acontece em agosto.

Aliás, o comitê é extremamente importante para o mercado por causa das decisões relacionadas à taxa básica de juros que são tomadas durante o encontro.

Antes de você saber quando será a próxima reunião do Copom em 2023, este artigo explicará o que é o comitê e qual o seu papel na economia brasileira.

O que é Copom?

Em primeiro lugar, o Comitê de Política Monetária é o órgão do Banco Central que define, a cada 45 dias, a política monetária do país, incluindo a taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic.

O Copom é composto por membros do Banco Central, incluindo o presidente da instituição e diretores. Suas reuniões são momentos-chave para analisar a situação econômica do país.

Durante os encontros, os membros examinam uma série de indicadores econômicos, como inflação, crescimento econômico, mercado de trabalho, entre outros. Sendo assim, com base nessas análises e em suas projeções, eles decidem se é necessário aumentar, diminuir ou manter a taxa Selic.

Portanto, o Copom desempenha um papel central na definição da política monetária do Brasil, sendo responsável por decisões cruciais que afetam a economia, o mercado financeiro e a vida das pessoas.

O que é a taxa Selic?

O termo Selic é a sigla para “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”. O sistema foi criado pelo Banco Central para registrar as operações de empréstimos de curtíssimo prazo entre as instituições financeiras. A taxa é calculada com base nas médias ponderadas das taxas de juros dessas operações.

Sendo assim, a Selic é considerada um instrumento importante para controlar a inflação e estabilizar a economia. Quando o Copom decide aumentá-la, por exemplo, isso pode desacelerar o consumo, estimular a poupança e reduzir a pressão inflacionária. Por outro lado, se o Copom opta por diminuir a taxa, isso pode impulsionar o consumo, estimular os investimentos e o crescimento econômico.

Logo, as mudanças na taxa Selic afetam os juros praticados no mercado, influenciando o custo do crédito para empresas e consumidores, bem como a rentabilidade de investimentos em diferentes tipos de ativos financeiros.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quando será a próxima reunião?

A próxima reunião do Copom acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto. O comitê divulgará o novo valor da Selic no final do segundo dia. No último encontro, que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, o Copom decidiu manter a taxa em 13,75% ao ano. Confira o calendário de 2023:

  • 1º e 2 de agosto
  • 19 e 20 de setembro
  • 31 de outubro e 1º e novembro
  • 12 e 13 de dezembro

As datas podem sofrer alterações ao longo do ano, por isso é importante ficar atento às possíveis mudanças.

Expectativa para a próxima reunião

Após manter a taxa em 13,75% na última reunião, o Copom sinalizou uma possibilidade de queda dos juros a partir de agosto.

“A avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”, afirmou a ata divulgada no dia 27 de junho pelo Banco Central.

A expectativa de todos é pela queda dos juros em agosto, mas ainda há dúvida de quanto será esse corte. Porém, não é possível afirmar o que vai acontecer.

Por que é importante para o investidor?

A reunião do Copom fornece informações valiosas sobre a política monetária do país. As declarações e comunicações do Banco Central após o encontro podem dar indicações sobre as perspectivas futuras da taxa Selic e da economia em geral.

Assim, essas informações ajudam os investidores a tomarem decisões mais embasadas e a ajustarem suas estratégias de investimento.

Além do mais, as decisões do Copom têm um impacto direto sobre os juros praticados no mercado financeiro como um todo. Quando o Copom decide aumentar a taxa Selic, por exemplo, os juros dos empréstimos, financiamentos e investimentos tendem a subir.

Isso pode influenciar o custo do crédito para empresas e consumidores, afetando o consumo, o investimento e o crescimento econômico.

Além disso, o mercado financeiro reage de forma imediata às decisões do Copom. Bancos, investidores e operadores de mercado acompanham de perto as reuniões.


Já que a Selic tem um impacto significativo nos investimentos, uma vez que afeta os rendimentos de diversas aplicações financeiras. Mudanças na taxa podem influenciar a rentabilidade de diversos investimentos, como CDB, Tesouro Direto, fundos de renda fixa e ações.

Portanto, é recomendável acompanhar de perto as informações atualizadas e as análises de especialistas para tomar decisões informadas sobre investimentos.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.