Renova Invest Facebook

Previdência Privada infantil: como funciona?

previdência privada infantil
previdência privada infantil

Quando se tem filhos, é essencial pensar em estratégias para garantir melhores perspectivas de futuro para eles. Dessa forma, contar com uma Previdência Privada infantil pode ser um investimento interessante.

Em um primeiro momento, é natural fazer uma associação da Previdência com a aposentadoria, não é mesmo? No entanto, não precisa ser sempre assim. Ela pode ser usada para diversos planos de longo prazo — como o investimento no futuro do seu filho.

Quer saber como funciona a Previdência Privada infantil? Então acompanhe a leitura para entender essa temática!

O que é Previdência Privada infantil?

O tema da aposentadoria é um dos que mais têm sido debatidos ao longo das últimas décadas no Brasil. Com diversas incertezas em relação ao tópico, é cada vez mais comum ver brasileiros buscando uma alternativa na Previdência Privada.

Esse tipo de estratégia consiste em um investimento de longo prazo. Nele, você faz aportes regulares ao longo dos anos e acumulará patrimônio para ter uma aposentadoria mais tranquila ou realizar outros planos no futuro.

Contudo, não é raro encontrar quem passe a dar importância a essa temática de maneira tardia. Assim, poderá haver uma dificuldade maior em juntar esse capital para ter um futuro mais confortável.

Pensando nisso, iniciar esse processo ainda na juventude torna o processo mais cômodo. Afinal, é possível contar com o tempo a seu favor. Essa é justamente a proposta da Previdência Privada infantil — que atrai pais em busca de trazer maior conforto para os filhos.

Nesse contexto, os aportes começam desde cedo, antes mesmo da maioridade. Isso possibilita um maior prazo para esse acúmulo patrimonial, o que pode trazer resultados positivos mesmo com investimentos pequenos.

Como funciona uma Previdência Privada infantil?

Como você viu, a Previdência Privada infantil pode ser uma alternativa considerada para o futuro dos seus filhos e outras crianças da família. Contudo, antes de iniciar os aportes, é interessante entender o funcionamento desses investimentos.

Acompanhe!

Tipos

O primeiro passo para entender a Previdência Privada infantil consiste em conhecer seus tipos. Nesse cenário, é possível escolher entre dois planos:

  • Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL);
  • Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL).

A diferença entre ambos está, majoritariamente, no que tange a questão do Imposto de Renda (IR). No PGBL há deduções de até 12% da renda bruta anual no IR. Mas, nesse caso, o imposto será cobrado sobre o valor total no momento do resgate.


SUA LIBERDADE FINANCEIRA ESTÁ A UM CLIQUE Aprenda a viver de renda

Aprenda a viver de renda passiva com especialistas do mercado


Já com o VGBL, o benefício do imposto não está disponível. Ou seja, não é possível fazer nenhum tipo de dedução. Contudo, o Imposto só incidirá sobre os ganhos obtidos, e não sobre o total investido.

Taxas

Outro ponto importante é que a Previdência Privada — seja infantil ou não — representa fundos de investimentos. Desse modo, cada um pode ter diferentes taxas. É possível que existam taxas de administração, carregamento e performance, por exemplo.

Por isso, é fundamental que os pais dediquem um tempo avaliando as opções disponíveis. Assim, será mais fácil encontrar a alternativa mais vantajosa para os seus planos de futuro.

Tributos

Além desses pontos, é imprescindível avaliar as tributações do plano de Previdência Privada infantil. Nesse caso, a família pode escolher entre a tabela progressiva e a regressiva.

Na tributação regressiva, como o nome adianta, a alíquota reduz com o passar do tempo. Para aplicações de até 2 anos, por exemplo, ela é de 35% sobre os ganhos. Para os que optam por aportes longos, superiores a 10 anos, ela atinge apenas 10%.

Já a tabela progressiva não considera o tempo do investimento, mas a renda obtida no resgate. Assim, a alíquota varia entre 0% e 27,5% — a definição será de acordo com o valor resgatado.


Quais são as vantagens de uma Previdência Privada infantil?

Com essas informações em mãos, fica claro que a Previdência Privada infantil apresenta características em seu funcionamento que podem ser interessantes. Por isso, é importante que você conheça as vantagens desse investimento.

Saiba mais!

Pensar no longo prazo

Investir em Previdência Privada infantil significa pensar no longo prazo. Ou seja, criar possibilidades para que seus filhos possam crescer com mais tranquilidade. Como vimos, embora seja natural fazer uma associação da Previdência com a aposentadoria, esse montante pode ter outros fins.

É possível, por exemplo, acumular patrimônio para arcar com os custos de uma faculdade ou abertura de um negócio. Você também pode criar recursos para que seus próprios filhos decidam, na maioridade, qual o melhor investimento para esse patrimônio.

Contar com uma gestão profissional

A Previdência Privada infantil também traz como vantagem a gestão profissional. Isso significa que você deixará essa parcela do seu capital na mão de pessoas qualificadas, que podem encontrar as melhores alternativas para segurança e rentabilidade.

Garantir segurança para o patrimônio

Por fim, esse investimento traz segurança para o seu capital. Ao separar um montante para esses aportes, você busca garantir que ele possa perdurar por mais tempo. Assim, evita gastar o dinheiro que pode trazer mais tranquilidade para o futuro dos seus filhos.

Como fazer uma Previdência Privada infantil para meu filho?

Acredita que a Previdência Privada infantil é a melhor escolha para os objetivos da sua família? Então acompanhe um passo a passo do que você deve fazer para contratar esse serviço para o futuro dos seus filhos!

Buscar as instituições

O primeiro passo para investir em um plano de Previdência Privada é buscar as instituições que contam com esse serviço. Por isso, busque com calma para encontrar as mais vantajosas segundo os seus objetivos.

Avaliar as características

A segunda etapa do processo consiste em avaliar as características. Ou seja, escolher entre o PGBL e o VGBL e avaliar com cautela a forma de tributação, as taxas, a estratégia do fundo de Previdência etc.

Fazer a contratação do serviço

Após encontrar a instituição e as melhores características, você pode fazer a contratação desse serviço. Assim, iniciando cedo e pensando no longo prazo, poderá ser capaz de alcançar melhores resultados para o patrimônio dos seus filhos.

A Previdência Privada infantil é um tópico que tem chamado cada vez mais a atenção dos pais. Agora você sabe como esses planos funcionam e quais vantagens trazem. Logo, pode decidir se estão alinhados aos seus objetivos.

Quer saber mais sobre estratégias de investimentos? Entre em contato com um de nossos assessores na Renova Invest!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.