Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

O que é o FoF SuperPrevidência da Vitreo?

O que é o FoF
O que é o FoF

No mercado financeiro, cada investimento visa atender a um objetivo específico. Quem busca uma aposentadoria, por exemplo, tem à sua disposição diferentes planos de Previdência Privada. Mas eles não são a única alternativa. Você já ouviu falar no FoF SuperPrevidência da Vitreo?

Caso você não esteja habituado com os fundos de investimento voltados à Previdência, essa é a oportunidade para aprender mais sobre o assunto. Dessa maneira, é possível ampliar as suas possibilidades ao montar o seu portfólio com esse objetivo.

Neste artigo, você aprenderá como esse tipo de fundo funciona, o nível de diversificação que eles podem trazer na sua carteira e as principais características do FoF SuperPrevidência da Vitreo.

Acompanhe!

O que são os FoFs?

O termo FoF (fundos de fundos) se refere a um tipo de fundo de investimento que investe em cotas de outros veículos. Além disso, essa é uma modalidade coletiva, reunindo diferentes investidores. Logo, quem tem interesse em participar dos resultados do FoF precisa adquirir cotas no mercado.

Já o patrimônio do fundo fica sob a administração de um gestor profissional. Ele ficará encarregado pela escolha dos investimentos que serão realizados, de acordo com as premissas que pautaram a criação do fundo.

Por investir em cotas de outros fundos, o nível de diversificação costuma ser alto. Isso porque cada cota adquirida pode ter exposição a diversos ativos.

Como funciona um FoF de Previdência?

Um FoF de Previdência prioriza o investimento a longo prazo, ou seja, que possa dar um retorno aos cotistas no futuro. Assim, os objetivos de quem investe nessa alternativa são diversos, mas é comum que ela seja a busca pela aposentadoria.

Além disso, o cotista tem a opção de escolher como ele receberá o capital investido. Entre as possibilidades estão o resgate do valor integral depositado ou o recebimento fracionado mensalmente — uma forma de renda passiva.

Ademais, assim como em um investimento de Previdência Privada comum, o investidor também terá que decidir o plano. Essa escolha impactará no regime tributário adotado, bem como na possibilidade de abatimento no Imposto de Renda (IR).

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

São dois principais planos disponíveis:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre);
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

A diferença entre eles é que, no PGBL, o cotista tem a possibilidade de abater os valores investidos da sua base de cálculo do IR em até 12%. Então ele tende a fazer mais sentido para quem faz a entrega da declaração completa do imposto. Ademais, no resgate, incidirá IR sobre o total acumulado.

Por outro lado, no VGBL, o cotista não poderá deduzir nenhum percentual da base de cálculo do seu IR. Mas, no momento de resgatar o investimento, a tributação incidirá apenas sobre os rendimentos obtidos.

Também é preciso optar entre as tabelas progressiva ou regressiva de IR. Na primeira, a contribuição aumenta de acordo com a quantia resgatada. Já na regressiva, a alíquota diminui conforme o tempo de manutenção do investimento — variando de 35%, para aportes de até 2 anos, até 10%, para aqueles que superam 10 anos.

O que é o FoF SuperPrevidência?

Sabendo o que é um FoF e como funciona um fundo de Previdência Privada, chegou o momento de conhecer o FoF SuperPrevidência da Vitreo. Confira!

Quando surgiu e qual seu objetivo?

O FoF SuperPrevidência foi lançado em outubro de 2018, a partir de uma parceria entre a gestora Vitreo e a seguradora Icatu. Seu objetivo é proporcionar aos cotistas uma rentabilidade superior ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Para tanto, o fundo faz aportes em investimentos em renda fixa e renda variável — incluindo câmbio, derivativos e cotas de outros fundos, sem compromisso com nenhuma classe específica.

Qual é o investimento mínimo?

Quando chegou ao mercado, o fundo previa um investimento inicial mínimo de R$ 1 mil. Além disso, por ser um fundo voltado à Previdência Privada, era preciso realizar aportes mensais de no mínimo R$ 100, bem como escolher a forma de resgate — respeitando uma carência de 60 dias.

Quem é o seu gestor e as taxas cobradas?

A gestão desse fundo é realizada pela Vitreo Gestão de Recursos, companhia fundada em 2018. Entre seus fundadores estão grandes nomes como Patrick O’Grady, George Wachsmann, Everson Ramos, Ilana Bobrow, Paulo Lemann e Alexandre Aoude.

Em 2021, o fundo SuperPrevidência contava com uma taxa de administração anual de 0,6045% somada às taxas dos fundos investidos. Nesse caso, elas podem variar de acordo com os investimentos realizados pelo fundo. Ademais, o fundo não cobrava taxa de performance.


Qual é a sua composição?

A composição de um fundo pode variar, conforme as movimentações feitas pelo gestor. Porém, em novembro de 2021, o FoF mostrava uma carteira bastante variada. Veja:

  • 31,5% em fundos de renda fixa;
  • 32,50% em fundos multimercado;
  • 31,50% em fundos de renda variável;
  • 3,50% proteção cambial e ouro;
  • 1,00% fundos alternativos;

De toda a forma, é sempre importante buscar informações atualizadas a respeito do investimento, caso ele tenha chamado sua atenção.

Quais as vantagens de investir no FoF SuperPrevidência?

Depois de ter visto diversas características do FoF SuperPrevidência, é possível que você queira saber as vantagens de investir nele. Conheça as principais:

  • participação em fundos fechados e com valor mínimo maior: você terá a possibilidade de participar de fundos que já estão fechados para novos investidores ou com preço de entrada mais caro;
  • diversificação de sua carteira: como você viu, com apenas uma cota seu capital estará exposto a todas as alternativas presentes na carteira do fundo. Assim, os riscos tendem a ser menores que ao investir em uma única opção;
  • praticidade: você contará com uma gestão profissional tomando as decisões de investimento.

Como acessar o fundo?

Se você se interessou pelo fundo, é preciso verificar se ele está disponível para novos investidores. Em dezembro de 2021, por exemplo, o FoF SuperPrevidência estava fechado, impossibilitando novos aportes.

Porém, a Vitreo lançou o FoF SuperPrevidência 2 com características muito semelhantes. Caso você tenha interesse nesse tipo de fundo, pode ser o caso de conhecê-lo também — basta entrar em contato conosco da Renova Invest.

Viu como existem outras alternativas à Previdência Pública no mercado? Se você tiver interesse em investir em fundos como o FoF SuperPrevidência, não deixe de considerar o seu perfil de investidor, planejamento e objetivos financeiros.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um colega que queira se planejar para a aposentadoria!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.