Renova Invest Facebook

O que é uma cold wallet para criptomoedas? Descubra!

cold wallet
cold wallet

Com a evolução tecnológica e digital, a ascensão das criptomoedas é notável em todo o mundo e tem despertado a atenção dos investidores. No entanto, ainda é um assunto que gera dúvidas. Por exemplo, você sabe o que é e como funciona a cold wallet para criptomoedas?

Uma das preocupações mais recorrentes de quem pretende investir em ativos digitais é a segurança dessa modalidade. Nesse sentido, a cold wallet pode ser uma alternativa para investidores que desejam ter maior segurança ao investir em criptoativos.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e descobrir como elevar a segurança dos seus ativos, está no lugar certo! Confira neste artigo o que é cold wallet para criptomoedas e como funciona!

O que é cold wallet para criptomoedas?

A cold wallet – carteira fria, em tradução livre – também conhecidas como paper wallet, é uma carteira utilizada para armazenar criptomoedas offline. Ou seja, é uma forma para guardar os ativos em uma carteira que não está conectada à internet.

De maneira geral, as carteiras de criptomoedas possuem chaves privadas e restritas ao usuário, porém, o endereço público. Por outro lado, uma cold wallet tem a função de armazenar criptomoedas, o que oferece maior segurança aos investidores.

As carteiras frias, ou cold wallet, têm tipos diferentes e opções físicas, que são:

  • paper wallet: uma carteira de papel, que permite impressão física de chaves;
  • hardware wallet: consiste em um dispositivo eletrônico que arquiva chaves públicas e privadas offline;
  • USB wallet: dispositivo que permite salvar chaves privadas, considerado o mais simples, porém é preciso armazenar o USB em local seguro;
  • desktop 2allet: carteiras instaladas no computador pessoal do investidor e não se conectam a internet.

Como a cold wallet funciona?

Uma cold wallet funciona de forma simples, pois, como você viu, armazena os ativos digitais e chaves privadas em softwares e dispositivos físicos offline. Quando o investidor cria uma carteira como essa, ele pode transferir as criptomoedas para o endereço offline, que mantêm os ativos seguros e sem contato com a internet.

Com a grande incidência de ataques cibernéticos, que causam prejuízos, a cold wallet é uma alternativa para proteção. Ou seja, você pode guardar as criptomoedas em segurança em dispositivos e softwares sem conexão com a rede até o momento que desejar movimentá-las.

Assim, a carteira permite maior controle das criptomoedas para o armazenamento seguro e livre de hackers. Entretanto, ainda é preciso utilizar a internet sempre que for necessário fazer movimentações e comercializar as moedas.

Para que serve?

Alguns investidores têm objetivos com prazos mais longínquos, certo? Assim, para eles, a segurança do patrimônio investido é primordial, especialmente devido ao tempo que ficarão sem realizar movimentações nos ativos digitais.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Nessa perspectiva, uma cold wallet é importante para quem adquire moedas digitais e deseja mantê-las seguras, aguardando o momento oportuno para comercializar e lucrar. Como a carteira não fica conectada à internet, o investidor está menos vulnerável a ataques e fraudes.

Quais as diferenças entre cold e hot wallet?

Quando se fala em moedas digitais, existem dois tipos de carteiras. As cold wallet, que você acabou de conhecer, e a hot wallet — que significa carteira quente. Essa é um tipo de carteira digital que está sempre conectada a internet. Ou seja, além de armazenar, ela é ideal para realizar qualquer operação com criptomoedas.

Sendo assim, a principal diferença entre carteiras frias e carteiras quentes é a conexão com a internet. Pode parecer uma diferença simples, mas a conexão com a rede é crucial para as funcionalidades de cada tipo de carteira.

Nesse contexto, a carteira hot wallet oferece maior variedade de funções por estar conectada, sendo mais prática para o uso diário — principalmente para quem faz muito giro dos ativos. Por outro lado, a cold wallet é mais segura, atuando como um cofre digital para armazenar criptomoedas.

Outra diferença importante é que na maioria dos casos a hot wallet é oferecida gratuitamente e o usuário deve apenas criar um cadastro. Já a cold wallet normalmente é paga, por contar com dispositivos físicos e oferecer maior segurança.

Por conta de suas particularidades, é comum notar investidores que utilizam os dois tipos de carteiras. As hot wallets com menor capital, para realizar transações periódicas, e a cold wallet para armazenar a maior parte do patrimônio em criptomoedas, garantindo a proteção.

Como fazer a análise de risco nas criptomoedas?

Como você percebeu, as moedas digitais envolvem o risco de ataque hacker. Além disso, há outros tipos de riscos — como a intensa volatilidade ao qual estão expostas. E existe, ainda, a chance de cair em golpes financeiros, pois a alternativa não é regulamentada no Brasil.

Assim, é importante realizar uma análise prévia dos riscos para saber se o investimento faz sentido para o seu perfil e objetivos. Isso auxilia a direcionar as decisões e evitar prejuízos.

Por isso, ao investir em criptomoedas é preciso saber que os riscos são elevados, mesmo com a cold wallet. Desse modo, pode fazer sentido buscar por alternativas para atuar no mercado das moedas digitais de forma regulamentada.

Essa estratégia oferece mais segurança institucional. Para tanto, vale a pena conhecer os fundos de investimentos e os ETFs ligados a esse mercado.


Eles são uma maneira para atuar com criptomoedas de forma indireta e mais segura. Assim, você pode investir com maior tranquilidade e manejo dos riscos. Além disso, os investimentos estarão protegidos pela regulamentação e pelo banco de investimentos utilizado para fazer os aportes.

Como você percebeu, a cold wallet para criptomoedas é uma forma para guardar suas moedas digitais em segurança e livre de ataques cibernéticos. Contudo, existem maneiras mais seguras de se expor aos ativos digitais por meio de fundos regulamentados no Brasil!

Gostou do post? O que acha de continuar lendo conteúdos relevantes sobre o assunto? Entenda mais sobre ETF de criptomoedas e conheça o fundo de índice HASH11!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
4 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.