Renova Invest Facebook

O que é pullback e como utilizá-lo ao seu favor?

Você já ouviu falar de pullback? O termo em inglês é mais um entre os inúmeros dentro do mercado financeiro. Pois bem, é uma estratégia utilizada pelos investidores para comprar ações ou outros ativos após uma queda no preço, na expectativa de que o produto se recupere e retorne a uma tendência de alta, se valorizando.

A estratégia é baseada justamente na ideia de que o mundo dos investimentos funciona em ciclos e que após um movimento de queda, é possível ocorrer uma recuperação. Sendo assim, o pullback é um momento em que o preço do ativo que estava em queda começa a subir novamente, antes de continuar a sua tendência de baixa.

É bastante usado como uma estratégia day trade, gerando oportunidades de negociação. Conforme o preço de uma ação sobe, menos compradores estão dispostos a pagar os preços mais altos. Já quando a demanda diminui, os preços começam a cair, fazendo com que os investidores voltem a se interessar.

Não confunda com reversão

Sim! O pullback não é a mesma coisa que reversão. Isso porque reversão é um movimento mais permanente contra a tendência que está predominando. Sendo assim, na reversão, o preço reverte uma tendência anterior que já vinha seguindo e não volta aos patamares normais que estavam sendo negociados.

Existem dois tipos de pullback: o de alta e o de baixa.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

  • Pullback de alta é quando vários investidores compram um ativo que demostrava queda no preço em uma tendência de baixa.
  • Pullback de baixa é quando vários investidores operam vendido em um ativo que demostrava alto no preço, encontrado em um tendência de alta.

Ou seja, há um pullback quando existe uma reversão em um curto período, fazendo com que o ativo sofra retração, voltando logo em seguida à tendência principal.

Como posso utilizar o pullback ao meu favor?

A pergunta que não quer calar: afinal, como utilizar o pullback a meu favor? Primeiro de tudo é importante ficar atento aos indicadores técnicos que sinalizam uma possível reversão de tendência. Alguns dos indicadores mais utilizados são:

  • Médias móveis;
  • Índice de Força Relativa (RSI);
  • Estocástico.

Além disso, também não deixe de avaliar o momento certo para entrar na posição de compra. É necessário aguardar o final do pullback e confirmar que a tendência de alta está se consolidando antes de comprar.

Vale ressaltar que a estratégia de pullback não é infalível, ou seja, assim como qualquer outra estratégia de investimento, envolve sim riscos e pode fazer com que você perca dinheiro. Uma gestão de risco adequada, sempre manter-se atualizado com as notícias e um assessor de investimentos do seu lado são fatores que fazem a diferença na hora de investir.

Dicas para usar o pullback

Como você já percebeu, não é uma tarefa fácil usar o pullback ao seu favor, por isso, veja algumas ficas que podem te ajudar bastante a não perder dinheiro no mercado financeiro:


  • Verifique o volume da ação, pois se o volume aumentar durante uma queda, pode significar que os vendedores estão assumindo o controle pensando no longo prazo.
  • Estude bastante, afinal, conhecimento nunca é demais e assim facilita para analisar os relatórios de ganhos das empresas. A Análise Técnica é importante para entender o conceito.
  • Não deixe de acompanhar o movimento do pullback, já que se ele romper o suporte, pode ser que se tornará uma reversão ainda mais duradoura.

De forma prática, o pullback é uma estratégia que pode ser utilizada para comprar ativos em momentos de queda, na expectativa de que haja uma recuperação. Porém, é importante utilizar indicadores técnicos e ter uma gestão de risco adequada para minimizar os riscos e maximizar os ganhos. E aí, vai utilizar?

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.