Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Hora do balanço! Como foi o ano de 2022 para os investimentos?

Cruva de Juros
Cruva de Juros

Vai ano, vem ano e as coisas no Brasil continuam dando o que falar. Aliás, não só no nosso país, mas no mundo como um todo. Isso porque o ano de 2022 começou com grandes novidades, como o avanço da vacinação da Covid-19 que devastou a humanidade por mais de dois anos e impactou a economia mundial, a boa notícia é que com isso, também foi o ano em que a normalidade começou a retomar e fazer parte da nossa rotina. 

Ainda no começo do ano, explodiu uma guerra trágica entre Rússia e Ucrânia. O conflito armado entre os dois países, além de causar inúmeras vítimas, afetou diretamente a cadeia de suprimentos. Afetou o preço dos cereais, energia e petróleo, por exemplo. 

Além disso, o ano foi marcado também por uma política fiscal expansionista, a qual foi impulsionada pelas isenções fiscais para lidar com os preços mais altos da energia e com o aumento de 50% no tamanho do programa Auxílio Brasil. 

Lembrando que o Lula assume, no dia 1 de janeiro de 2023, com diversos desafios. Um deles é conciliar os diferentes interesses do grupo dos seus aliados e da oposição, além de tentar colocar em prática tudo que ofereceu na campanha para a economia do país. 

Top três pontos do cenário global 

De forma resumida para você ter uma retrospectiva na mão, veja os três pontos globais que afetaram a economia como um todo e claro, o mercado financeiro.

  • Taxa de juros

Não há dúvidas que vivemos em um cenário de inflação que ainda persiste e com isso, os bancos centrais devem continuar mexendo na política monetária nos próximos meses. Por exemplo, nos Estados Unidos, o Federal Reserve pretende diminuir o ritmo do aumento das taxas em 2023. Isso pode ser bem recebido pelos mercados, já que o país norte-americano impacta as outras economias e com isso, as bolsas de valores. 

  • Risco de recessão

Também não estamos livres dos riscos de recessão nas principais economias. Os mercados preveem uma probabilidade de 60% de recessão nos EUA no próximo ano, para a zona do euro a probabilidade é de 80%. Isso pode ser negativo para o Brasil e outros mercados emergentes, pois nesses momentos, os mercados desenvolvidos são vistos com mais segurança pelos investidores. Se não acontecer e a inflação seguir alta, pode beneficiar o mundo das commodities e outros ativos reais.

  • Economia da China 

A China é uma potência que pode muito bem impulsionar ou derrubar o crescimento global. Tanto a liderança do país como a defesa do sucesso da política zero-Covid são fatores que podem influenciar o cenário. Vale lembrar que o PIB de 2022 sofreu com os lockdowns anti-Covid e com o perigo do vírus, a economia pode não atingir a expectativa para 2023.

E como a Bolsa de Valores reagiu em 2022?

Tida já como um investimento de risco pois oscila muito, as altas ao longo do ano não se sustentaram. O Ibovespa caminha para terminar 2022 com uma leve alta de 1,9%. Uma curiosidade é que em dólares, continua como uma das melhores bolsas do mundo com alta de quase 10% enquanto as bolsas globais caíram entre 10% a 30%.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Os melhores setores do ano foram Petróleo & Gás, Financeiro e Utilidades Públicas. Por exemplo, o PetroRio (PRIO3) subiu com preços de commodities em alta ao longo do ano, enquanto Hypera (HYPE3) e Assai (ASAI3) seguiram a mostrar resiliência nos seus resultados e Eletrobras (ELET3; ELET6) subiu com a privatização da empresa.

Por outro lado, os setores de Educação, Saúde e Varejo entregaram os piores retornos de todos. Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3), e CVC (CVCB3) são exemplos que continuaram a sofrer com alta de juros e deterioração macroeconômica.

Um ano ruim para IPOs

Sim! O ano de 2022 também foi marcado pela falta de IPOs. Após um número expressivo e recorde de IPOs nos EUA e no Brasil em 2021, as ofertas públicas caíram muito. Tanto que no nosso país, nenhuma oferta foi realizada nesse ano, depois de 46 IPOs em 2021 movimentando cerca de R$ 65 bilhões.

Nos Estados Unidos, foram ao redor de 200 IPOs em 2022, o que representa uma queda de mais de 80% das mais de 1200 ofertas no ano passado. Portanto, o ano fraco foi resultado de um ambiente com a presença da alta de juros e pressão da inflação em vários países, somado com volatilidade.

E agora? Cautela é a palavra. Depois de um ano tumultuado mas com pontos positivos, o melhor a se fazer é manter os pés no chão para receber o novo ano com segurança. Antes de investir, saiba que pode contar com o nosso time de assessores para te ajudar a montar uma carteira de investimentos conforme os seus objetivos financeiros.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.