Se você quer aproveitar as oportunidades existentes do mercado financeiro, ter os conhecimentos certos é essencial. E, para tornar esse caminho mais fácil, pode ser interessante contar com um escritório de investimentos.

Ele é composto por uma equipe preparada para ajudar investidores com diferentes características. Ao selecionar o time certo para as suas necessidades, será possível aproveitar as vantagens do serviço e ter a chance de melhorar suas estratégias de investimentos.

Para que você possa contar com essa solução, descubra neste post o que é preciso conhecer sobre os escritórios de investimentos!

O que é e como funciona o escritório de investimentos?

Um escritório de investimentos é uma empresa formada por agentes autônomos de investimentos (AAI). Esse negócio também é conhecido como assessoria de investimentos e funciona de maneira vinculada a uma instituição financeira. Por exemplo, um banco de investimentos.

A atuação do escritório acontece diretamente com os investidores — que são os seus clientes. O foco está em oferecer um atendimento completo para quem investe, considerando as atribuições dos assessores — que você entenderá a seguir.

Portanto, o escritório de investimentos é um serviço de apoio ao investidor. Ele pode atender tanto pessoas iniciantes quanto investidores já experientes. Assim, ambos os perfis podem aproveitar as vantagens desse atendimento.

Qual o papel do agente autônomo de investimentos?

A atuação do escritório de investimentos depende diretamente das funções exercidas pelos assessores. Como essas atividades são definidas pelos órgãos reguladores de mercado, vale a pena conhecê-las para saber o que esperar.

Por isso, veja a seguir quais são as principais atribuições dos assessores de investimentos!

Apresentar investimentos disponíveis

Uma das funções dos AAIs é demonstrar quais são os investimentos disponíveis no portfólio da instituição financeira vinculada. Para tanto, o assessor procurará considerar sua organização financeira, seu perfil de investidor, seus objetivos e outras características.

Assim, é possível conhecer alternativas que estejam alinhadas com a sua estratégia e escolher de acordo com o que for mais adequado para você. Por meio dessa apresentação, você entenderá todas as características do investimento, como:

  • investimento mínimo;
  • potencial de retorno;
  • riscos;
  • regras;
  • prazo;
  • liquidez e mais.

Tirar dúvidas operacionais e do mercado

O assessor também busca ajudá-lo a esclarecer dúvidas sobre os investimentos que você deseja fazer. Se você não sabe o que significa o seu perfil de investidor, por exemplo, ele poderá orientá-lo sobre as características dele.

Além disso, o profissional pode informar sobre os investimentos mais adequados para o seu perfil. Ainda, poderá ajudá-lo a compreender melhor o funcionamento de um ativo ou de uma estratégia específica. Se você tiver dúvidas operacionais, o AAI é igualmente capaz de apoiá-lo.


Enviar ordens para a mesa de operação

Outra função dos profissionais de um escritório de investimentos é o envio de ordens para uma mesa de operação. Funciona assim: você decide que deseja comprar ou vender um ativo ou acessar um produto estruturado.

Ao dar seu expresso consentimento ao assessor, ele poderá enviar as características da ordem para uma mesa de operações. Esse é um serviço oferecido pela instituição financeira — e os operadores de mesa executam e confirmam as ordens recebidas.

Então você terá apoio para colocar suas estratégias de investimento em prática, com mais facilidade e menos riscos de erros operacionais. Isso costuma ser especialmente importante no caso de produtos estruturados e estratégias complexas, já que é mais difícil executá-las sozinho.

Por que contar com um escritório de investimentos?

Até aqui, você viu como o escritório de investimentos funciona e como os assessores atuam. Mas quais são os benefícios que podem estar associados a essa escolha? O primeiro deles é o atendimento personalizado.

Com esse serviço, você terá um atendimento que considera suas características específicas, desde o seu planejamento financeiro à capacidade de fazer investimentos.

Além disso, receberá informações de um profissional experiente, qualificado e certificado. Desse modo, terá acesso a um conhecimento mais confiável, que poderá ser incorporado à sua tomada de decisão ao investir.

Como você conhecerá muitas oportunidades diferentes, outra vantagem do escritório de investimentos é ajudar a montar uma carteira diversificada. A partir das informações recebidas, é possível diluir o risco do portfólio e aumentar as chances de obter ganhos.

Ademais, o serviço de um escritório de investimentos não é cobrado do investidor. Ou seja, você consegue ter acesso a esse serviço sem custos, o que evita o comprometimento do rendimento da sua carteira.

Como escolher uma assessoria de investimentos?

Considerando a atuação do escritório de investimentos, encontrar a assessoria certa faz toda a diferença. Portanto, é interessante saber quais são os aspectos que devem influenciar a sua tomada de decisão acerca do serviço.

A seguir, veja os critérios que você deve avaliar e entenda como eles podem influenciar sua escolha!

Verifique a instituição à qual a assessoria está vinculada

Um dos pontos mais importantes consiste em saber a qual instituição a assessoria está vinculada. Afinal, você terá acesso ao portfólio e às oportunidades que fazem parte do portfólio do banco de investimentos.

Identifique a qualidade de atendimento

O atendimento é outro ponto essencial para escolher o escritório de investimentos. É importante que o time seja capaz de prestar um suporte completo, qualificado e que realmente ajude os investidores.

Considere a experiência do time

Contar com o apoio de um escritório de investimentos experiente pode ser uma decisão acertada. Assim, você terá mais segurança por saber que os profissionais conhecem o mercado financeiro profundamente.

Identifique os tipos de assessoria

É comum que as assessorias ofereçam serviços que variam conforme os perfis dos clientes. Portanto, veja se existe um valor mínimo de patrimônio e se você se encaixa nos critérios considerados.

Escolha a Renova Invest

Ao escolher nossa equipe na Renova Invest, você aproveita todas essas vantagens e outras. Contamos com mais de 40 assessores certificados e temos mais de R$ 1,8 bilhão sob assessoria. Além disso, temos um selo de qualidade único entre as assessorias do Brasil.

O escritório de investimentos da Renova está vinculado ao BTG Pactual digital, o maior banco de investimentos da América Latina. Logo, você terá acesso a um portfólio robusto e com soluções completas para qualquer estratégia — seja você pessoa física ou jurídica.

Agora você sabe o que é um escritório de investimentos e como ele funciona. Com apoio qualificado e bom suporte, será possível investir e aproveitar as oportunidades do mercado financeiro com base em informações confiáveis e profissionais.

Esse artigo foi útil? Se quiser contar com um escritório completo e de qualidade, entre em contato conosco da Renova Invest!