Renova Invest Facebook

Duration: Aprenda a usar esse conceito de forma completa.

Duration
Duration

O gerenciamento da carteira de investimentos envolve diversos aspectos. É preciso, por exemplo, considerar os riscos, os prazos e a liquidez. Nesse sentido, é importante conhecer a duration, que é o prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos de caixa dos papéis.

A princípio, pode parecer uma medida complexa e de pouca aplicação prática. Porém, ela é útil para analisar a composição da carteira e avaliar como acontecem os recebimentos antes do prazo do título de interesse.

Para aprender a usar esse conceito de forma completa, acompanhe neste artigo o funcionamento da duration e como ela é aplicada no mercado financeiro. Confira!

O que é a duration?

Quando um investidor aplica recursos em um título pré-fixado ou híbrido (com rendimento composto por taxa prefixada mais variação de indicador), podem ocorrer pagamentos antes do vencimento.

Eles costumam ser chamados de cupons e são compostos pela rentabilidade referente ao período estipulado. Esses pagamentos são feitos em prazos diferentes e isso dá origem à duration, que é o prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos de caixa dos papéis.

Como você entenderá melhor adiante, ela corresponde a quanto tempo será preciso esperar, em média, para obter rendimentos com um título antes do prazo de vencimento.

Para que serve?

Como a duration ajuda a avaliar o prazo médio de pagamento de cupons de títulos, ela pode ser essencial para a análise do investimento. Ela interfere, em especial, nos riscos do investimento, o que deve ser considerado na sua gestão de carteira.

Normalmente, uma duration maior faz com que o risco seja maior. Afinal, é preciso esperar mais para receber os primeiros pagamentos, de acordo com o fluxo acordado no título. O risco é maior porque há uma capacidade menor de prever as condições.

Além disso, uma duration elevada também faz com que o título esteja mais exposto à marcação a mercado, por exemplo. Com as alterações nas condições do mercado, os títulos podem passar por flutuações intensas de preço.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como funciona a duration?

Apesar de estarmos falando sobre a duration relacionada aos investimentos, você pode entender seu funcionamento considerando o fluxo de caixa de uma empresa. Considere um negócio que vende a prazo para seus clientes, o que faz com que haja contas a receber ao longo do tempo.

A duration, nesse caso, funcionará como a medida do tempo médio que a empresa precisa esperar para ter os valores devidos pelos clientes. Assim, o negócio consegue compreender quais serão suas necessidades financeiras, até que obtenha os valores.

Para os investimentos, a duration mede, por exemplo, quanto é preciso aguardar para receber os cupons de rendimento. Considerando o Tesouro IPCA+ com juros semestrais, por exemplo, os cupons são pagos a cada 6 meses.

Porém, a duration do título não corresponde, exatamente, a um semestre. Ela dependerá da atualização dos preços do título e da divisão dos pagamentos ao longo do tempo.

Como a média é ponderada, os pagamentos maiores têm mais peso, então é provável que a duration seja maior que 6 meses.

No caso dos títulos pós-fixados (como os que estão atrelados à taxa Selic), a duration tende a não ter tanto impacto. Isso porque eles não sofrem efeitos da marcação a mercado, que atualiza o valor dos títulos conforme as condições de mercado. Então a duration não é tão considerada.

Como calcular a duration de investimento?

Agora que você entende como funciona a duration, é necessário compreender como realizar seu cálculo. Como vimos, ela é dada por uma média ponderada, o que significa que pagamentos maiores têm mais peso para aproximar ou afastar o prazo.

Pense, por exemplo, em um título com prazo de 2 anos. Se ele pagar cupons iguais em 12 e em 24 meses, a duration será de 18 meses — exatamente a média entre os dois pagamentos, por serem iguais.

Porém, se o pagamento de 12 meses for metade do pagamento de 24 meses, a duration estará mais próxima de 24 meses. Isso acontece porque o pagamento maior tem mais peso na média ponderada e faz com que o prazo médio seja maior.

Note, entretanto, que outros elementos também interferem no cálculo da duration. A taxa de juros do mercado e a correção monetária, caso exista (como em um título híbrido) são exemplos que impactam nos fluxos financeiros e no peso dado a cada fator do cálculo.


Também é necessário considerar o valor presente — e não o valor nominal — para usar na média ponderada. Porém, essa simplificação permite que você entenda melhor o funcionamento desse cálculo e qual é o tipo de informação que ele oferece.

Por que é importante conhecer este conceito?

Quem investe precisa compreender a duration, enquanto prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos de caixa dos papéis, devido a seus impactos nos resultados. O principal objetivo é usar esse conhecimento para otimizar a relação de risco e retorno, mesmo na renda fixa.

Afinal, ao montar uma carteira formada apenas por títulos com prazo médio de recebimento elevado, o risco também se torna maior. Dependendo do seu perfil de investidor, isso pode não ser interessante.

Por outro lado, ter somente títulos com duration curta poderá prejudicar a rentabilidade, devido ao risco muito baixo. Então, conhecer o conceito e fazer essa análise ajuda a diversificar o portfólio, em busca dos seus objetivos financeiros.

A duration pode ser calculada para a renda variável?

Até aqui, tudo o que você viu sobre a duration faz referência ao recebimento dos cupons ou pagamentos de um título de renda fixa. Porém, será que o conceito pode ser utilizado também na renda variável?

A verdade é que essa classe de investimentos não prevê fluxos previsíveis de pagamento, então não é possível conhecer a duration antecipadamente. Porém, há como adaptar o conceito para calcular o prazo médio de recebimentos de renda passiva.

Por exemplo, no caso de dividendos. Nesse sentido, o conceito não será útil para escolher ativos da renda variável, mas poderá ajudar a avaliar a renda que eles têm gerado que já estiverem em sua carteira.

Como você viu, a duration corresponde ao prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos de caixa dos títulos ou papéis, trazidos a valor presente. Com a informação, você pode analisar o nível de risco e retorno da carteira, tomando decisões adequadas ao seu perfil e seus objetivos.

Expanda seus conhecimentos sobre o mercado financeiro de forma contínua! Acompanhe nossas publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.