Renova Invest Facebook

O que é Dólar Paralelo?

dolar paralelo
dolar paralelo

O dólar paralelo é um tema recorrente nos noticiários e pode despertar curiosidade e dúvidas em muitas pessoas. Neste guia completo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o dólar paralelo: o que é, como funciona, os riscos envolvidos e as formas legais de investir em dólar. Vamos começar?

O Que é o Dólar Paralelo?

O dólar paralelo é uma modalidade de negociação de câmbio que ocorre fora do mercado oficial, sem a supervisão do Banco Central. Essa forma de negociação é considerada ilegal, pois foge das regulamentações e controles estabelecidos pelo governo. No dólar paralelo, a moeda estrangeira é negociada por doleiros e casas de câmbio não autorizadas.

Como Funciona o Dólar Paralelo?

Diferentemente do dólar oficial, que tem sua cotação definida pelo mercado, o dólar paralelo não possui uma cotação oficial. O valor dessa moeda é estabelecido pelo próprio mercado paralelo, levando em conta a oferta e a demanda. Assim, a cotação do dólar paralelo pode variar de um doleiro para outro, o que contribui para a falta de transparência e para a instabilidade desse mercado.

Como Surgiu o Dólar Paralelo?

O dólar paralelo surgiu no Brasil na década de 1990, em um período de grande instabilidade econômica. Na época, algumas medidas governamentais, como o bloqueio das contas poupança, geraram desconfiança no sistema financeiro e levaram muitas pessoas a buscar formas alternativas de proteger o seu patrimônio. O dólar paralelo se tornou uma opção para quem queria acumular moeda estrangeira como forma de resguardar seus ativos.

Riscos do Mercado Paralelo

É importante ressaltar que as negociações no mercado paralelo são consideradas ilegais e estão associadas a práticas como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Participar desse mercado clandestino pode acarretar em punições previstas em lei, como prisão e multas. Além disso, a falta de regulamentação e a ausência de garantias podem expor os investidores a riscos financeiros significativos.

Tipos de Dólar Legalizados

Apesar da existência do dólar paralelo, existem duas modalidades de dólar legalizadas e reconhecidas pelo Banco Central: o dólar comercial e o dólar turismo.

  1. Dólar Comercial: O dólar comercial é utilizado em transações comerciais, como importação e exportação. É o tipo de dólar mais utilizado pelas empresas e costuma ter uma cotação menor em relação ao dólar turismo.
  2. Dólar Turismo: O dólar turismo é utilizado em transações relacionadas a viagens, como compra de passagens aéreas e gastos no exterior. Por ter uma demanda maior e envolver custos adicionais, como taxas de serviço e impostos, o dólar turismo costuma ter uma cotação mais alta do que o dólar comercial.

Como Investir em Dólar Legalmente

Investir em dólar pode ser uma estratégia interessante para diversificar os investimentos e proteger o patrimônio. No entanto, é fundamental fazê-lo de forma legal e segura. Veja algumas opções de investimento em dólar:

  1. Compra de Dólar em Espécie: Uma das formas mais simples de investir em dólar é comprar a moeda em espécie em casas de câmbio autorizadas. Essa opção é indicada para quem pretende viajar ou precisa fazer transações em moeda estrangeira.
  2. Fundos Cambiais: Os fundos cambiais são uma alternativa para investir em dólar de forma indireta. Esses fundos aplicam em ativos e derivativos relacionados ao câmbio e buscam acompanhar a variação do dólar. É importante avaliar as taxas de administração e o histórico de rentabilidade antes de investir em um fundo cambial.
  3. Contratos Futuros de Dólar: Os contratos futuros de dólar permitem investir na variação da moeda no futuro. Nessa modalidade, é possível apostar tanto na valorização quanto na desvalorização do dólar, obtendo lucro com a diferença entre o preço de compra e o preço de venda do contrato. Essa opção exige conhecimento do mercado financeiro e pode envolver riscos significativos.

Conclusão

O dólar paralelo é uma modalidade de negociação de câmbio ilegal que ocorre fora do mercado oficial. Participar desse mercado clandestino pode acarretar em punições legais e expor os investidores a riscos financeiros. Para investir em dólar de forma legal, é importante buscar alternativas reconhecidas e autorizadas pelo Banco Central, como a compra de moeda em casas de câmbio e investimentos em fundos cambiais e contratos futuros. Sempre avalie os riscos e busque o auxílio de profissionais especializados antes de investir em dólar.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.