Renova Invest Facebook

Fundos cambiais: o que são? Como funcionam? E como investir?

Fundos cambiais
Fundos cambiais

Você já ouviu falar sobre os fundos cambiais? São uma opção de investimento que está ganhando cada vez mais popularidade, ainda mais entre investidores que querem diversificar o portfólio e proteger o patrimônio da volatilidade do mercado financeiro.

De forma prática e rápida, os fundos cambiais são fundos de investimento que aplicam recursos em moedas estrangeiras, como o dólar americano, euro, iene japonês, libra esterlina e por aí vai.  O objetivo desses fundos é buscar rentabilidade por meio da variação cambial dessas moedas em relação à moeda local.

Como funcionam os fundos cambiais?

Os fundos cambiais investem em ativos financeiros denominados em moedas estrangeiras, títulos de dívida emitidos por governos e empresas estrangeiras, ações de empresas estrangeiras, por exemplo. Esses ativos são escolhidos pelo gestor do fundo, que tem como objetivo maximizar a rentabilidade do fundo ao longo do tempo.

A rentabilidade dos fundos cambiais é conforme a variação cambial entre a moeda local e as moedas estrangeiras em que o fundo investe. Por isso, se a moeda local se valoriza em relação às moedas estrangeiras, a rentabilidade do fundo será negativa. Já por outro lado, se a moeda local se desvaloriza em relação às moedas estrangeiras, a rentabilidade do fundo será positiva.

Os fundos cambiais podem ser classificados em duas categorias:

  1. Os fundos cambiais passivos – têm como objetivo replicar a rentabilidade de um determinado índice de câmbio, como o dólar comercial.
  2. Os fundos cambiais ativos – têm uma gestão mais ativa, podendo investir em diversas moedas e escolher as melhores oportunidades de mercado.

Apesar de apresentarem riscos e exigirem conhecimento técnico para serem operados, os fundos cambiais podem ser uma boa opção para investidores que buscam diversificar suas carteiras e também proteger seu patrimônio da volatilidade do mercado financeiro.

Mas atenção, é importante que o investidor faça uma análise cuidadosa dos fundos disponíveis no mercado, avaliando sua política de investimento, rentabilidade, risco e taxas de administração. Veja mais detalhes em uma reunião com um dos assessores da Renova Invest.

Quais são os custos?

Na maioria das vezes, os fundos cambiais costumam apresentar cobrança da taxa de administração. Essa taxa é cobrada para cobrir os custos da gestão do fundo e pode variar de um fundo para outro. É importante escolher fundos com taxas de administração mais baixas, já que isso pode ter um impacto significativo na rentabilidade do investimento a longo prazo.

Outra taxa que pode ser cobrada é a taxa de performance, a qual costuma incidir sobre a rentabilidade do fundo caso exceda o indicador de referência (benchmark).

Já em relação aos tributos, há incidência do Imposto de Renda (IR). Pode ser cobrado antecipadamente sob forma de come-cotas, que costuma ser comum em diversas modalidades de fundos de investimentos. Quando cobrado, o cotista paga, antecipadamente, um percentual de 15% ou 20% de IR sobre os rendimentos – dependendo do fundo (se de curto ou longo prazo).

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Para o pagamento de IR no resgate, a incidência de imposto varia de 22,5% a 15%. O come-cotas é descontado do montante devido. Outro tributo que pode ser cobrado é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), caso o resgate for realizado em até 30 dias após a aplicação.

A alíquota do IOF varia de acordo com o prazo do resgate, sendo mais alta nos primeiros dias após a aplicação.

Para quem é adequado?

Os fundos cambiais costumam ser mais adequado a investidores de perfil moderado ou arrojado. Por apresentar riscos devido pelas oscilações cambiais, é importante considerar também se o objetivo é obter lucro com essa variação ou proteger e diversificar a carteira.

De maneira geral, quem deseja proteger seu patrimônio em relação às oscilações do dólar frente ao real ou se possui compromissos financeiros em moeda estrangeira que pode se beneficiar dos fundos cambiais.

Ademais, os fundos de investimento em dólar costumam ser opções interessantes para quem deseja especular no mercado. Antes de fazer seus aportes vale a pena considerar, portanto, seus objetivos em relação ao fundo cambial e o seu perfil enquanto investidor.

Então, como investir em um fundo cambial?

Antes de investir em fundos cambiais, é importante avaliar o perfil de risco e os objetivos financeiros do investidor. Como os fundos cambiais estão expostos à variação cambial, eles podem apresentar alta volatilidade e, portanto, não são recomendados para investidores conservadores ou para a reserva de emergência.

Para investir nesse tipo de fundo, é preciso ter conta em um banco de investimentos. Por meio da plataforma da instituição financeira você consegue acessar os fundos disponíveis e fazer sua escolha.

Neste ponto, é importante ressaltar a importância de contar com uma instituição que tenha condições de oferecer um suporte especializado e de qualidade para o investidor. Isso pode fazer toda a diferença na hora de investir.

Certifique-se, portanto, de escolher um banco de investimento eficiente e confiável, que tenha autoridade quando o assunto é investimentos. O banco de investimentos BTG Pactual é a melhor opção para quem deseja investir em um fundo de investimento em dólar com eficiência, simplicidade e segurança para alcançar seus objetivos financeiros.


Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.