Renova Invest Facebook

Contratos futuros de iene: você sabe como funcionam?

Contratos futuros de iene
Contratos futuros de iene

Uma das formas de especulação na bolsa de valores brasileira (B3) são operações que envolvem contratos futuros de dólar e índice. Eles também são bastante utilizados para proteger investimentos (hedge). Mas você sabia que é possível operar contratos futuros de iene?

Vale saber que o Japão é uma grande potência tecnológica e possui uma das economias mais sólidas do mundo. Por isso, muitos investidores veem o iene como uma moeda forte para a proteção cambial e investimentos, abrindo espaço para a especulação.

Se você quer aprender mais sobre como operar contratos futuros de iene, acompanhe este artigo até o final.

Vamos lá?

O que é e como funciona o mercado futuro?

Antes de saber mais sobre contratos futuros de iene, é preciso conhecer o conceito de mercado futuro. Afinal, é nele que acontecem as operações com contratos futuros.

Na bolsa de valores brasileira, existem 4 principais ambientes de negociação: o mercado à vista, o mercado a termo, o mercado de opções e o mercado futuro. O mercado à vista é um dos mais conhecidos, pois é onde as ações das empresas brasileiras com capital aberto são negociadas.

No mercado a termo podem ser feitas negociações em que a liquidação e o pagamento são programados para uma data posterior. Já o mercado de opções envolve a negociação de direitos de compra (call) e venda (put) de um ativo em data futura, a um preço (strike) previamente estabelecido.

O mercado futuro, por sua vez, é um ambiente onde são negociados contratos derivativos, visando liquidação (normalmente financeira) em data futura.

Portanto, no mercado futuro, os participantes se posicionam de acordo com suas convicções acerca da evolução do preço de um ativo em data futura. Essas negociações são realizadas por meio dos chamados contratos futuros.

O que é um contrato futuro de iene?

Sabendo o conceito e como funciona o mercado futuro será mais fácil compreender o contrato futuro de iene. Na B3, é possível negociar contratos de iene de duas formas: via contratos futuros em dólar e contratos futuros pautados em reais.

No primeiro caso, serão negociadas as expectativas do iene com base no preço dólar. Ou seja, o preço do real não influencia esse tipo de contrato. No segundo contrato, as expectativas da moeda japonesa terão base no preço de conversão para a moeda brasileira.

Normalmente, quem se posiciona na compra acredita na alta do preço do iene. Já na venda, estarão posicionados aqueles que projetam a queda da moeda japonesa. Todos os dias, até a data de vencimento do contrato, as posições são reajustadas — de acordo com a média ponderada das posições dos especuladores.

O lucro se dá com uma diferença positiva entre a posição assumida e o preço do ajuste diário. No entanto, se a diferença for negativa, o participante arcará com prejuízo.

Ademais, não é preciso aguardar até o final do contrato para desmontar sua posição. Na verdade, isso pode ser feito a qualquer momento, seja abrindo uma posição contrária ou por meio da ordem “zerar”.

Quais são as principais características desses contratos?

Como você aprendeu, existem dois tipos de contrato futuro de iene. Então é importante entender as principais características de cada um deles. Confira a seguir:

Futuro de iene (em dólar)

Quem tiver obrigações financeiras e recebíveis em iene ou queira negociar a tendência da moeda em data futura, poderá se valer dos contratos futuros de iene em dólar. O lote padrão é de 1 contrato no valor de US$ 10.000, sendo negociado sob o ticker JAP.

O seu vencimento ocorre na primeira sessão de negociação de cada mês. Assim, o último dia de negociação se dá na última sessão imediatamente anterior à data de vencimento.

É possível identificar o mês de vencimento a partir das letras:

  • F: janeiro
  • G: fevereiro;
  • H: março;
  • J: abril;
  • K: maio;
  • M: junho;
  • N: julho;
  • Q: agosto;
  • U: setembro;
  • V: outubro;
  • X: novembro;
  • Z: dezembro.

Por exemplo, suponha que você queira negociar contratos futuros de iene (em dólar) com vencimento em outubro de 2022. Nesse sentido, no seu home broker ou plataforma operacional, será preciso usar o ticker JAPV22, que significa:

  • JAP: ticker do contrato futuro de iene (em dólar);
  • V: vencimento em outubro;
  • 22: vencimento em 2022.

Futuro de iene (em reais)

O funcionamento do contrato futuro de iene em reais é muito semelhante ao contrato ligado ao dólar, com algumas diferenças. Entre elas está o valor do contrato que, nesse caso, é de ¥ 5.000.000 (cinco milhões de ienes japoneses).

Outra diferença diz respeito ao ticker de negociação, o qual muda para JPY. Características como o lote padrão, data e mês de vencimento e último dia de negociação são semelhantes ao do contrato futuro de iene em dólar. O mesmo se aplica à liquidação — em ambos, ela é apenas financeira.

Quais as vantagens e riscos de operar contratos futuros de iene?

Depois de conhecer as principais características dos contratos futuros de iene, ainda falta explorar as vantagens e riscos de operar esses derivativos financeiros.

Por conta da dinâmica de funcionamento dos contratos futuros, uma de suas vantagens surge na especulação. Isso porque, como eles são reajustados diariamente, existe a possibilidade de lucrar no curtíssimo prazo, como em operações de day trade.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizá-los para fazer hedge. Imagine que você ou sua empresa tenha obrigações em ienes japoneses. Nesse cenário, cada vez que o iene valorizar, o seu endividamento aumentará.

Agora, ao abrir uma posição comprada no futuro do iene, por exemplo, eventual valorização da moeda lhe proporcionará ganhos financeiros. Logo, com os contratos futuros de iene, você poderá contar com a possibilidade de se proteger contra as variações da moeda.

No entanto, operar contratos futuros envolvem riscos a serem considerados — especialmente na especulação. Por se tratar de uma alternativa de renda variável, não é possível prever quais serão os seus resultados. Desse modo, existe a possibilidade de ganho ou perda financeira.

Além disso, quando se fala em especulação de curto ou curtíssimo prazo, o risco é maior. Isso porque a volatilidade das moedas tende a ser maior em prazos menores, fazendo com que você tenha que tomar decisões rápidas e precisas para não ter prejuízos.

Por isso, antes de ingressar nesse mercado, vale a pena estudar estratégias operacionais e de controle de riscos. Uma das mais utilizadas, nesse sentido, é a análise técnica. Ela consiste na leitura do mercado por meio da movimentação dos preços e padrões gráficos.

Conclusão

Como visto, os contratos futuros de iene podem fazer sentido para quem está buscando formas de especular a moeda japonesa ou se proteger contra as suas variações. Agora, antes de começar a operá-los, não esqueça de revisitar o seu perfil e objetivos para tomar as melhores decisões.

Quer aprender mais sobre os contratos futuros? Entre em contato com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.