Renova Invest Facebook

Conheça Werner Mueller Roger e seus ensinamentos!

Werner Mueller Roger
Werner Mueller Roger

Antes de investir em um fundo, é preciso conferir a qualificação da gestora responsável por ele. Afinal, gestores com amplo nível de conhecimento e experiência podem otimizar a composição de carteira. Entre os profissionais de destaque no Brasil está Werner Mueller Roger.

O gestor atua há quase 40 anos no setor financeiro e ajudou a fundar uma gestora de investimentos com metodologia própria para a seleção de ativos. Conhecê-lo, portanto, pode ajudar você a identificar novas oportunidades de investimento.

A seguir, veja quem é Werner Mueller Roger e conheça a história e a influência desse gestor!

Quem é Werner Muller Roger?

Werner Mueller Roger é um gestor do mercado financeiro que começou sua carreira em outra área: na engenharia. Em 1981, ele se formou engenheiro agrônomo pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).

No ano seguinte, Werner conseguiu seu primeiro emprego como analista de crédito, no Banco Chase Manhattan. Começava ali sua carreira no setor financeiro — que envolveu outras instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Até 2007, Werner já havia atuado como analista sênior, gerente e diretor de crédito em diversas instituições. Além disso, como parte de sua formação, também obteve a outras qualificações, como Certificação de Gestores Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Ainda, tornou-se Gestor CVM.

Qual é a sua atuação na Trígono Capital?

Em 2007, a carreira de Werner Mueller Roger passou por uma nova mudança. Foi nesse ano em que ele fundou a Victoire Brasil Investimentos. Com isso, passou a ser responsável pela gestão de fundos e carteiras administradas.

Em 2017, Werner ajudou a fundar a Trígono Capital. Essa é uma gestora de fundos que se baseia em critérios quantitativos e qualitativos para encontrar as melhores oportunidades de negócio.

A gestora também costuma basear a estratégia de investimento em aspectos como sustentabilidade, setor de atuação, pagamento de dividendos e outros. Com isso, a análise de investimento é feita de maneira diferenciada de muitas outras oportunidades do mercado.

Vale notar que, na criação e na condução da Trígono, Werner conta com o sócio Frederico Mesnik. Os dois se conhecem há mais de 30 anos e, juntos, somam mais de 70 anos de experiência no setor financeiro.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Em sua trajetória profissional, Frederico se graduou em administração de empresas em 1991 e fez pós-graduação na London Business School. O seu primeiro emprego foi na McKinsey & Co, como associado do banco de investimentos.

Mesnik passou por outras funções semelhantes, até que foi sócio da Porto Capital. Em 2017, junto a Werner Mueller Roger, Frederico Mesnik se tornou sócio da Trígono. Até o começo de 2022, a gestora já tinha 9 fundos lançados, com foco em ações de diversos segmentos.

Qual foi sua contribuição para o livro “A Trigonometria dos Investimentos”?

Como você viu, Werner Mueller Roger é um gestor de fundo de investimento com cerca de 40 anos de experiência no mercado financeiro — a maior parte deles dedicada ao segmento de capitais.

Da mesma forma, seu sócio, Frederico Mesnik tem uma atuação sólida no mundo dos investimentos e, ambos, já atingiram mais de R$ 1 bilhão em ativos sob gestão.

Com base em todo o conhecimento e a experiência acumulada, eles lançaram o livro “A Trigonometria dos Investimentos”. Na obra, os gestores apresentam os princípios que norteiam a criação de cada carteira de investimento por parte da gestora.

A seguir, veja quais são alguns dos principais pontos explorados no livro!

EVA

Um dos pilares do que os autores chamam de trigonometria de investimentos é o método de Valor Econômico Adicionado (em inglês, conhecido como EVA). A técnica serve para identificar o valor intrínseco das companhias, o que ajuda na tomada de decisão.

Além disso, o EVA pode ser útil para entender qual pode ser o potencial de valorização, o período de maturação e o momento de saída do investimento. Portanto, saber como usar a ferramenta pode ajudar você a tomar as decisões para sua carteira de investimento.

ESG

Outro tema abordado no livro é o investimento sustentável. Para alcançar esse resultado, utiliza-se a metodologia ESG. Ela considera os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. Logo, empresas com maior aderência a esses critérios são consideradas mais sustentáveis.

Ao longo da obra “A Trigonometria dos Investimentos”, você aprende a utilizar esses fatores na análise. Assim, pode realizar investimentos focados na sustentabilidade, caso seja do seu interesse.


Dividendos

Para Werner e Frederico, o foco ao investir em ações não está apenas na busca por lucros com a valorização dos papéis. Por isso, o livro também aborda o potencial dos dividendos — especialmente, no longo prazo.

Nos capítulos de “A Trigonometria dos Investimentos” é possível entender o potencial desse tipo de provento e como ele pode afetar seu patrimônio. Além disso, as ideias dos autores podem ajudar a encontrar possibilidades na bolsa de valores.

Small caps

Como gestor de fundos, Werner Mueller Roger foca especialmente no setor de small caps. No livro, o gestor apresenta como esses papéis podem representar ineficiências do mercado — indicando oportunidades que não são aproveitadas.

A obra “A Trigonometria dos Investimentos” também explica como fazer uma análise conjuntural e ter visão macro e microeconômica sobre os ativos. Somando esse aspecto ao guia para o investidor, é possível definir qual pode ser o melhor meio de alocar recursos.

Como investir nos fundos gerenciados por Werner Mueller Roger?

Caso você tenha interesse na estratégia de gestor de Werner e queira participar de um fundo de investimento da Trígono Capital, o primeiro passo é identificar seu perfil de investidor e seus objetivos.

Isso porque é necessário ter uma tolerância maior ao risco e foco no longo prazo, de modo a diluir parte dos riscos inerentes ao aporte. Caso a estratégia combine com seu perfil e objetivos, é preciso abrir conta em um banco de investimentos.

Dessa forma, você poderá acessar os fundos disponíveis na plataforma. No processo, pode ser interessante contar com o suporte de uma assessoria de investimentos. Com o apoio dos assessores, você conhecerá melhor cada fundo, poderá tirar dúvidas e fazer uma escolha mais consciente.

Agora você sabe quem é Werner Mueller Roger e como esse gestor de fundos impactou e ainda impacta o mercado financeiro. Com o livro lançado por ele e seu sócio, você poderá aprender a aplicar a metodologia usada na Trígono Capital.

Gostou de conhecer o perfil desse gestor? Deixe seu comentário!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.