Nas últimas semanas, as ações da Americanas sofreu um tombo de mais de 77%. Desde o anúncio problemático de inconsistências contábeis na casa dos R$ 20 bilhões em seu balanço, os investidores que possuem esses papéis ou títulos de dívida da empresa estão se perguntando o que fazer.
Ao mesmo tempo, tem quem olhe para a baixa da ação e pense se não seria um bom momento para comprar o ativo e investir. Por mais de que maneira geral, os analistas não decretam o fim – de fato – da Americanas, algumas fontes disseram à agência Bloomberg, que apesar do rombo, as instituições financeiras não planejam acelerar o vencimento da dívida como poderiam. Mas isso caso a empresa receba um aumento de capital imediato.
Um ponto interessante é que assim como outras empresas do setor de varejo, as ações da Americanas já vinham sendo impactadas ao longo dos últimos dois anos devido ao cenário macroeconômico de juros altos e inflação alta. Sem contar a competitividade com outros players estrangeiros, que ganharam força durante a pandemia da Covid-19.
O que está acontecendo?
Na última quinta-feira (26), em comunicado de esclarecimento à B3 e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as fortes oscilações das suas ações nos últimos pregões. A Americanas (AMER3) informou que seus papéis estão sendo o foco de especulações sobre os quais não consegue controlar.
Esses questionamentos foram feitos sobre o sobe e desce das ações entre os dias 12 e 25 de janeiro, que foi quando depois da divulgação das dívidas financeiras, que culminaram com o pedido de recuperação judicial da varejista no dia 19 do mesmo mês.
Por exemplo:
- No dia 12 de janeiro, as ações fecharam em queda de 77,3%;
- No dia 19 de janeiro, a baixa foi de 42,53%;
- No dia 20, despedida do Ibovespa, as ações caíram 29%, ficando abaixo de R$ 1;
- No dia 23, os ativos foram para 12,68%, e subiram 17,50% na véspera.
“A companhia esclarece que, desde a divulgação do fato relevante do último dia 11 de janeiro e de seu pedido de recuperação judicial, tem tentado ao máximo deixar o mercado devidamente informado”, defendeu. A companhia complementou que não há fato relevante específico que tenha motivado toda essa oscilação na cotação.
Vale destacar que a volatilidade não é bem uma surpresa, uma vez que analistas destacam que os ativos das companhias em recuperação judicial costumam ter reações extremas na Bolsa. O movimento ainda é impulsionado pelo “cabo de guerra” da varejista com os bancos em meio a uma intensa batalha jurídica.
O que fazer com as ações da Americanas?
A pergunta que não quer calar, não é mesmo? O assessor de investimentos e sócio Renova Invest explicou que nessas horas, a cautela e observação faz diferença. Para ele, o case da Americanas é muito pragmático, ainda mais que a ação virou quase pó.
Em um momento de recuperação judicial, incertezas e restruturação a longo prazo, não é o ideal para tomar decisão. Lopes argumenta que qualquer recomendação em cima da companhia é pura especulação, o que vale tanto para a venda como para a compra de ações. “Não tem como recomendar a compra de uma empresa que praticamente aparenta ter tido fraude nos balanços”, disse.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
Todo mundo está aguardando uma posição e os próximos capítulos para ter uma estratégia, então suspeite de conselhos milagrosos, como se desse para surfar na onda e fazer dinheiro rápido. Acompanhe as notícias e fique de olho no mercado financeiro, justamente para entender o movimento da empresa e se é possível o mesmo acontecer com outras companhias.
É por isso que situações como o da Americanas mostram como diversificar a carteira vale mesmo a pena, ou seja, não é um conselho qualquer. Mesclar o portfólio, tanto em classes de ativos, como em setores e empresas, ajuda a evitar rombos desse tipo. “O grande segredo é a diversificação”, concluiu Lopes.
Leia também:
Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.
Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!