Renova Invest Facebook

Quem é Sergio Rial? O CEO durante 10 dias da Americanas que revelou rombo bilionário

Quem é Sergio Rial? O CEO durante 10 dias da Americanas que revelou rombo bilionário
Quem é Sergio Rial? O CEO durante 10 dias da Americanas que revelou rombo bilionário

Chamando atenção não só no Brasil, mas pelo mundo todo, a queda das ações da Americanas está dando bastante o que falar. Mais do que isso, o carioca Sergio Rial, de 62 anos de idade, também roubou um pouco os holofotes. Afinal, ele ficou somente durante dez dias na função de CEO das Americanas.

Ele decidiu deixar o cargo na empresa após revelar um rombo de R$ 20 bilhões junto com “inconsistências contábeis” no balanço financeiro da companhia. O problema teria acontecido em gestões anteriores a 2022, ou seja, bem antes de Rial assumir a presidência da Americanas.

Até agora não houve confirmação das irregularidades e dos valores envolvidos , mas isso será feito por auditoria independente. No meio de toda essa confusão, muitas pessoas se perguntaram quem é Sérgio Rial e é exatamente o que vamos falar por aqui hoje.

Quem é o ex-CEO da Americanas?

Formando em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em Economia pela Universidade Game Filho, Sergio Rial começou a carreira no banco holandês ABN AMRO, onde trabalhou por 18 anos, ficando até 2002. Depois, atuou  na empresa alimentícia Minnesota Cargill, localizada nos Estados Unidos, ocupando o cargo de vice-presidente executivo e diretor de finanças.

No segundo semestre de 2015, em meados de setembro de 2015, ele foi anunciado para assumir o cargo de “chairman” no Santander Brasil. Já no ano seguinte, se tornou o CEO da mesma instituição. Em 2021, seu salário era de R$ 59 milhões ao ano.

Rial foi um dos responsáveis por mudar a cultura operacional do banco. Com o olhar futurístico, na Americanas não seria diferente, sendo visado para comandar uma guinada na varejista e com foco em customer experience. Conforme dito pela  companhia na época,, a “vivência internacional” do currículo dele foi um destaque para assumir o cargo tão almejado.

O que ele faz além disso?

Deixando a carreira notória de lado, o ex-CEO da Americanas é conhecido por suas performances e pela liderança nata. Por exemplo, em 2017, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, Rial mergulhou com tubarões no AquaRio, aquário marinho do Rio de Janeiro, patrocinado pelo Santander.

No mesmo ano, durante uma confraternização com os 40 mil funcionários do Santander, realizada no estádio do Allianz Parque, em São Paulo, o executivo aparece de uma forma bastante diferente: abaixado  abaixado por uma corda, vestido de vermelho e branco, ao som da clássica música do filme “Missão Impossível”.

Em algumas entrevistas, Rial comentou que as perfomances inusitadas seriam para motivar os funcionários. Como no evento em 2016, em um teatro em São Paulo, quando ele conversou no palco com uma imagem holográfica sua, lhe dando s conselhos sobre como conquistas os objetivos do banco.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.