Renova Invest Facebook

Como ganhar dinheiro comprando ações?

Ganhar dinheiro comprando ações é o objetivo de diversos investidores. Afinal, esses ativos são populares, acessíveis e potencialmente rentáveis. No entanto, é preciso entender quais são as maneiras de lucrar com ações. Ademais, você deve avaliar se o investimento faz sentido para você.

Para isso, é necessário saber o que são as ações, como elas funcionam e quais são as formas de ganhar dinheiro com elas. Com esse entendimento, será mais fácil avaliar se esses ativos são adequados para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Quer saber como ganhar dinheiro comprando ações e qual é o procedimento para negociar esses ativos? Então continue a leitura deste artigo!

O que é uma ação e para que ela serve?

Antes de saber como ganhar dinheiro comprando ações, você precisa conhecer esses ativos. Ou seja, é preciso compreender o que é uma ação e para que servem esses papéis negociados nas bolsas de valores.

Uma ação representa a menor parte do capital social de uma empresa de capital aberto. Para lançá-las no mercado, a companhia realiza um IPO, sigla para o termo em inglês initial public offering. Em português ele significa oferta pública inicial.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

No momento do IPO, os investidores adquirem esses papéis e os recursos arrecadados vão para o caixa da empresa. Assim, as ações servem como uma forma de captação de recursos, que a companhia pode utilizar como desejar.

Depois disso, elas passam a ser negociadas apenas no mercado secundário. Ou seja, a compra e venda acontece entre os próprios investidores, sem a participação das empresas emissoras. Será diferente apenas se existirem mais lançamentos de ações, em um follow on.

Vale saber que no mercado secundário, a cotação das ações é definida conforme a oferta e demanda dos investidores. Ou seja, quanto mais investidores estiverem interessados na compra, mais alto tende a ser o preço de uma ação.

Já se a oferta de venda for maior que a de compra, a cotação costuma cair. Nesse contexto, é interessante saber que a oferta e demanda pode ser influenciada por diversos motivos — como resultados da companhia, notícias do mercado, aquecimento de um setor etc.

Quais são as formas de ganhar dinheiro a partir da compra de ações?

Muitos investidores — principalmente os iniciantes — pensam que a única forma de ganhar dinheiro com as ações se dá pela sua valorização. Ou seja, compra-se um papel a determinado preço para depois vendê-lo a uma cotação maior.


Essa é realmente a maneira mais comum. Contudo, ela se divide em diversas estratégias — sendo aplicável a uma grande gama de investidores de diferentes perfis. Além disso, há como ganhar dinheiro por meio do recebimento de proventos e também por meio da especulação.

Quer saber mais sobre cada uma delas? Vamos lá:

Investimento a longo prazo

Uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro comprando ações é o investimento a longo prazo. A ideia dessa estratégia, também conhecida como buy and hold (comprar e segurar), é ficar com os papéis em carteira por mais tempo, consolidando resultados.

Logo, o objetivo é reduzir os riscos relacionados a movimentos do mercado que ocorrem em curto e médio prazo. Ou seja, crises econômicas e problemas pontuais tendem a não influenciar o resultado do aporte.

Para escolher as ações que ficarão na carteira em longo prazo, utiliza-se a análise fundamentalista. Ela permite avaliar as empresas emissoras para conhecer seus fundamentos, capacidade de crescimento e solidez.

Empresas mais sólidas e com perspectivas de bons resultados tendem a ser mais atrativas aos investidores, o que pode levar a uma valorização no longo prazo. No entanto, como esse é um investimento de renda variável, não há garantias em relação ao desempenho, pois sempre existem riscos.

Proventos

Outra maneira de ganhar dinheiro comprando ações diz respeito ao recebimento de proventos. Eles são pagamentos — em dinheiro ou benefícios — realizados pela empresa a seus acionistas.

Eles podem ser:

O mais conhecido deles são os dividendos. Conforme a lei das sociedades anônimas, toda empresa de capital aberto precisa pagá-los. Esses proventos representam uma parte do lucro recebido no período — e cada empresa escolhe o percentual de lucro que será distribuído.

Especulação

Também é preciso citar a especulação. Ela não é considerada um investimento, tendo em vista que o objetivo é tentar ganhar dinheiro em curto ou curtíssimo prazo com as ações. Essa operação possui um alto risco, então costuma ser utilizada apenas por perfis arrojados ou com maior experiência.

A ideia da especulação é aproveitar movimentos repentinos — de curto e curtíssimo prazo — para lucrar com a variação no preço dos papéis. Na estratégia de day trade, a compra e a venda ocorrem em um dia, mas também há operações de maior duração.

Os especuladores utilizam a análise técnica para avaliar padrões de comportamento e identificar perspectivas de lucro. Na especulação, é possível buscar ganhos tanto com a subida de preços quanto com a queda da bolsa.

Como dar os primeiros passos para ganhar dinheiro com ações?

Antes de investir em ações, você deve considerar seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. O perfil determina como o investidor lida com os riscos atrelados aos investimentos. Logo, confira os riscos das ações e veja se eles são compatíveis com seu perfil.

Já os objetivos são as suas finalidades com cada investimento, considerando também o prazo esperado para cada conquista. Desse modo, sempre pense se as ações e a estratégia escolhida para investir nelas estão alinhadas ao que você procura.

Qual é o procedimento para a compra de ações?

Antes de saber como comprar ações, você precisa entender que o investimento pode se dar tanto em alternativas nacionais quanto internacionais. Ou seja, é possível comprar papéis de empresas estrangeiras, por exemplo, por meio da conta em uma instituição do exterior.


Para investir, basta abrir conta em um banco de investimentos, como o BTG Pactual no Brasil ou a Avenue nos Estados Unidos. Vale ressaltar que, com o avanço da tecnologia, a abertura de conta é prática e ágil.

Com essa conta, você terá acesso ao home broker, que é a plataforma oferecida para a negociação de ações. Dessa forma, basta procurar pelo código de negociação da ação que você deseja comprar, avaliar o preço e emitir a ordem de compra.

Entendeu como ganhar dinheiro comprando ações? Então não esqueça de que as estratégias, ainda que mais conservadoras, trazem riscos e não há retorno garantido. Por isso, sempre avalie seu perfil e objetivos antes do aporte.

Quer aprender melhor como avaliar as ações e como elas funcionam? Então fale com a assessoria da Renova Invest!

 

Quer aprender mais sobre as oportunidades de investimentos do mercado financeiro? Então participe do nosso grupo no Telegram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.