Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

BNSB34: BDR atrelado ao The Bank of Nova Scotia

BNSB34
BNSB34

O investimento no mercado internacional pode ser uma estratégia interessante para quem busca a diversificação da carteira. Afinal, a exposição a outras economias ajuda a proteger parte do seu patrimônio dos fatores de risco local. Nesse sentido, vale a pena conhecer o BNSB34.

Esse é um investimento de renda variável que permite ao investidor comprar ações de empresas estrangeiras pela bolsa de valores brasileira — a B3. Portanto, você tem a chance de aproveitar as oportunidades do exterior por meio de alternativas disponíveis no Brasil.

Quer conhecer mais sobre o BNSB34? Continue a leitura e confira as principais informações sobre esse BDR!

O que é um BDR?

Para começar, é necessário aprofundar o conhecimento sobre BDR (brazilian depositary receipt). Trata-se de um certificado de depósito de valores mobiliários que oferece acesso a ativos internacionais por meio da bolsa de valores brasileira.

Por exemplo, o BDR pode representar ações do exterior, ETFs listados em bolsas estrangeiras e títulos de dívida de outros países. Portanto, ele oferece ao investidor brasileiro a oportunidade de investir indiretamente no mercado internacional.

Para emitir o BDR, uma instituição depositária adquire os investimentos internacionais. Em seguida, ela emite um certificado com lastro nesses ativos. Por fim, o BDR passa a ser negociado na B3 após autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ao investir nele, você passa a ter direito sobre os resultados dos ativos atrelados ao certificado. Logo, é possível ter ganhos com a valorização dos investimentos ou com o recebimento de dividendos — caso as ações ou os fundos originais distribuam esses proventos.

O que é o BNSB34?

Agora que você entendeu o significado de BDR, é hora de conhecer o BNSB34. Esse é o código de negociação de um certificado de depósito em valores mobiliários e pode ser utilizado para encontrar esse investimento no home broker — plataforma que conecta os investidores à B3.

O BDR em questão está lastreado em ações do The Bank of Nova Scotia. Em 2022, ele era considerado o terceiro maior banco do Canadá. Assim, ao investir no certificado, você tem a chance de expor sua carteira a uma das instituições financeiras mais importantes daquele país.

A estreia do BNSB34 na B3 aconteceu em 21 de fevereiro de 2022, junto a outros 15 BDRs — sendo 4 deles também do Canadá, negociados na bolsa de Toronto. O Bradesco é a instituição depositária dos papéis no Brasil, ou seja, ela é a responsável pela emissão e distribuição do BDR no mercado brasileiro.

Quais as vantagens de investir em BDR?

Depois de saber o que é o BNSB34, é o momento de conferir as vantagens de investir em BDRs. Dessa forma, você será capaz de avaliar se vale a pena ou não fazer esse investimento.

Confira!

Facilidade de acesso ao mercado externo

Como toda negociação de BDR ocorre na B3 e em reais, você não precisa abrir conta em uma instituição financeira estrangeira para investir em ativos internacionais. Além disso, não é necessário fazer a conversão do câmbio nem se adequar às regulações de outro país para ter acesso a eles.

Diversificação de investimentos

Ao investir em ativos estrangeiros, você pode expor parte do seu patrimônio a moedas fortes — como o dólar e o euro. Dessa forma, é possível proteger-se das oscilações da economia nacional e diminuir os riscos da carteira. Portanto, o BDR ajuda a diversificar seus investimentos.

Acessibilidade a qualquer investidor

Até setembro de 2020, o BDR era restrito aos investidores qualificados. Porém, a partir dessa data, a CVM flexibilizou o acesso a ele. Assim, desde então, qualquer investidor pode negociar diversos certificados no mercado financeiro.

Quais são as desvantagens e riscos de investir em BDR?

Tão importante quanto conhecer as vantagens de investir em BDR é saber quais são as desvantagens e riscos relacionados a ele. Dessa forma, você pode tomar uma decisão embasada em relação ao BNSB34.

Um dos principais pontos negativos da alternativa é a tributação. No Brasil, os dividendos distribuídos pelas empresas listadas na B3 não são tributados. Porém, o país cobra imposto sobre os proventos obtidos de investimentos internacionais, fazendo com que os seus ganhos sejam reduzidos.

Em relação aos riscos, vale destacar o risco de mercado. Por ser um investimento de renda variável, o ativo está exposto às oscilações do mercado ao qual ele está ligado. Assim, existe a possibilidade de o preço do BDR cair e você ter prejuízo ao negociá-lo.

Também há o risco de liquidez. Como o volume de negociações de BDR ainda é baixo no Brasil, a liquidez do investimento tende a ser menor. Com isso, você pode ter dificuldade em vender o certificado em certos momentos.

Como investir no BDR BNSB34?

Até aqui, você conheceu as principais características do BNSB34. Ao conferir as vantagens e os riscos desse investimento, é possível avaliar se ele é uma boa oportunidade para a sua carteira. Porém, a sua escolha não deve estar embasada somente no conhecimento sobre o BDR.

É preciso considerar também seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Desse modo, você pode entender se essa alternativa é adequada para você, considerando seu nível de tolerância ao risco, seus planos e os respectivos prazos.

Caso tenha concluído que o investimento em BNSB34 vale a pena, você deve abrir uma conta em um banco de investimento para comprar o BDR. Então, no campo de negociações do home broker, informe o código dele, a quantidade que deseja adquirir e outras informações necessárias.

Depois, basta emitir a ordem de compra e esperar que a operação seja executada. Por fim, a liquidação da negociação demora apenas alguns dias úteis e o BDR passará a fazer parte da sua carteira.

Como você viu, o BNSB34 é mais uma das alternativas disponíveis na B3 para se expor ao mercado internacional, sem sair do Brasil. Caso pretenda incluí-la na sua carteira de investimentos, lembre-se de considerar se essa opção faz sentido para seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Se precisar de ajuda para conhecer mais sobre as alternativas do mercado financeiro, entre em contato com a Renova Invest e fale com um assessor de investimentos!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.