Renova Invest Facebook

BNSB34: BDR atrelado ao The Bank of Nova Scotia

BNSB34
BNSB34

O investimento no mercado internacional pode ser uma estratégia interessante para quem busca a diversificação da carteira. Afinal, a exposição a outras economias ajuda a proteger parte do seu patrimônio dos fatores de risco local. Nesse sentido, vale a pena conhecer o BNSB34.

Esse é um investimento de renda variável que permite ao investidor comprar ações de empresas estrangeiras pela bolsa de valores brasileira — a B3. Portanto, você tem a chance de aproveitar as oportunidades do exterior por meio de alternativas disponíveis no Brasil.

Quer conhecer mais sobre o BNSB34? Continue a leitura e confira as principais informações sobre esse BDR!

O que é um BDR?

Para começar, é necessário aprofundar o conhecimento sobre BDR (brazilian depositary receipt). Trata-se de um certificado de depósito de valores mobiliários que oferece acesso a ativos internacionais por meio da bolsa de valores brasileira.

Por exemplo, o BDR pode representar ações do exterior, ETFs listados em bolsas estrangeiras e títulos de dívida de outros países. Portanto, ele oferece ao investidor brasileiro a oportunidade de investir indiretamente no mercado internacional.

Para emitir o BDR, uma instituição depositária adquire os investimentos internacionais. Em seguida, ela emite um certificado com lastro nesses ativos. Por fim, o BDR passa a ser negociado na B3 após autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ao investir nele, você passa a ter direito sobre os resultados dos ativos atrelados ao certificado. Logo, é possível ter ganhos com a valorização dos investimentos ou com o recebimento de dividendos — caso as ações ou os fundos originais distribuam esses proventos.

O que é o BNSB34?

Agora que você entendeu o significado de BDR, é hora de conhecer o BNSB34. Esse é o código de negociação de um certificado de depósito em valores mobiliários e pode ser utilizado para encontrar esse investimento no home broker — plataforma que conecta os investidores à B3.

O BDR em questão está lastreado em ações do The Bank of Nova Scotia. Em 2022, ele era considerado o terceiro maior banco do Canadá. Assim, ao investir no certificado, você tem a chance de expor sua carteira a uma das instituições financeiras mais importantes daquele país.

A estreia do BNSB34 na B3 aconteceu em 21 de fevereiro de 2022, junto a outros 15 BDRs — sendo 4 deles também do Canadá, negociados na bolsa de Toronto. O Bradesco é a instituição depositária dos papéis no Brasil, ou seja, ela é a responsável pela emissão e distribuição do BDR no mercado brasileiro.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quais as vantagens de investir em BDR?

Depois de saber o que é o BNSB34, é o momento de conferir as vantagens de investir em BDRs. Dessa forma, você será capaz de avaliar se vale a pena ou não fazer esse investimento.

Confira!

Facilidade de acesso ao mercado externo

Como toda negociação de BDR ocorre na B3 e em reais, você não precisa abrir conta em uma instituição financeira estrangeira para investir em ativos internacionais. Além disso, não é necessário fazer a conversão do câmbio nem se adequar às regulações de outro país para ter acesso a eles.

Diversificação de investimentos

Ao investir em ativos estrangeiros, você pode expor parte do seu patrimônio a moedas fortes — como o dólar e o euro. Dessa forma, é possível proteger-se das oscilações da economia nacional e diminuir os riscos da carteira. Portanto, o BDR ajuda a diversificar seus investimentos.

Acessibilidade a qualquer investidor

Até setembro de 2020, o BDR era restrito aos investidores qualificados. Porém, a partir dessa data, a CVM flexibilizou o acesso a ele. Assim, desde então, qualquer investidor pode negociar diversos certificados no mercado financeiro.

Quais são as desvantagens e riscos de investir em BDR?

Tão importante quanto conhecer as vantagens de investir em BDR é saber quais são as desvantagens e riscos relacionados a ele. Dessa forma, você pode tomar uma decisão embasada em relação ao BNSB34.

Um dos principais pontos negativos da alternativa é a tributação. No Brasil, os dividendos distribuídos pelas empresas listadas na B3 não são tributados. Porém, o país cobra imposto sobre os proventos obtidos de investimentos internacionais, fazendo com que os seus ganhos sejam reduzidos.

Em relação aos riscos, vale destacar o risco de mercado. Por ser um investimento de renda variável, o ativo está exposto às oscilações do mercado ao qual ele está ligado. Assim, existe a possibilidade de o preço do BDR cair e você ter prejuízo ao negociá-lo.

Também há o risco de liquidez. Como o volume de negociações de BDR ainda é baixo no Brasil, a liquidez do investimento tende a ser menor. Com isso, você pode ter dificuldade em vender o certificado em certos momentos.

Como investir no BDR BNSB34?

Até aqui, você conheceu as principais características do BNSB34. Ao conferir as vantagens e os riscos desse investimento, é possível avaliar se ele é uma boa oportunidade para a sua carteira. Porém, a sua escolha não deve estar embasada somente no conhecimento sobre o BDR.


É preciso considerar também seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Desse modo, você pode entender se essa alternativa é adequada para você, considerando seu nível de tolerância ao risco, seus planos e os respectivos prazos.

Caso tenha concluído que o investimento em BNSB34 vale a pena, você deve abrir uma conta em um banco de investimento para comprar o BDR. Então, no campo de negociações do home broker, informe o código dele, a quantidade que deseja adquirir e outras informações necessárias.

Depois, basta emitir a ordem de compra e esperar que a operação seja executada. Por fim, a liquidação da negociação demora apenas alguns dias úteis e o BDR passará a fazer parte da sua carteira.

Como você viu, o BNSB34 é mais uma das alternativas disponíveis na B3 para se expor ao mercado internacional, sem sair do Brasil. Caso pretenda incluí-la na sua carteira de investimentos, lembre-se de considerar se essa opção faz sentido para seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Se precisar de ajuda para conhecer mais sobre as alternativas do mercado financeiro, entre em contato com a Renova Invest e fale com um assessor de investimentos!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.