Renova Invest Facebook

Agenda de resultados 1º trimestre de 2022

Agenda de resultados 1º trimestre
Agenda de resultados 1º trimestre

O investidor que compra ações se torna acionista de um negócio e passa a partilhar dos seus resultados e riscos. Então, para saber como está o desempenho da empresa investida, faz sentido acompanhar a agenda de resultados disponibilizada periodicamente pelas companhias.

Por exemplo, o final do ano de 2021 foi marcado pelo crescimento de casos de pessoas contaminadas pela variante Ômicron da covid-19. Assim, alguns setores da economia voltaram a ser impactados e muitos investidores anseiam pela temporada de resultados do 1º trimestre de 2022.

Logo, se você possui ações em carteira e quer se manter informado sobre a companhia, confira este artigo. A seguir você descobrira o que são as agendas de resultados e a importância delas para o investidor.

Confira!

O que são agendas de resultados?

Toda a empresa que decide abrir seu capital na bolsa de valores se submete ao cumprimento de determinadas exigências. Entre elas, está a obrigatoriedade de divulgar seus resultados financeiros, para que os investidores possam analisar a atual situação da empresa.

Essa obrigação é prevista pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — o órgão regulador e fiscalizador do mercado brasileiro. Assim, empresas que não cumprem com as regras impostas estão sujeitas a diversas sanções, que vão desde multas e até a deslistagem da bolsa de valores.

Na prática, é montado um calendário para que a divulgação dos resultados empresariais seja realizada em uma mesma época. Esse procedimento é conhecido como agenda de resultados.

Com ela, o investidor consegue aprofundar seus conhecimentos sobre as finanças das empresas. Em posse dessas informações, é possível traçar projeções, cenários e observar perspectivas para tomar decisões de investimento.

Como a divulgação funciona e como acompanhar essa agenda?

Como você viu, a CVM atua para proteger o mercado e trazer transparência, criando um ambiente seguro e confiável. Portanto, como forma de garantir acesso de qualquer interessado às informações financeiras de uma empresa, ela exige a divulgação dos balanços trimestrais e anuais do negócio.

Nesse sentido, o balanço é o documento empresarial onde constam os registros financeiros da empresa. Nos balanços trimestrais estarão presentes os dados financeiros sobre os últimos três meses do negócio. Já o balanço anual, contempla um período de doze meses.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O calendário de divulgação de resultados é divulgado no site da própria CVM. Então o investidor consegue acompanhar as datas de divulgação de todas as empresas que ele investiu. Também é possível acessar os resultados no site de relações com o investidor (RI) da empresa.

Normalmente, as companhias disponibilizam no RI os arquivos com os relatórios para que o investidor possa baixá-los. A partir disso, há chances de fazer suas análises, comparações e projeções por conta própria ou, caso prefira, se valer de ajuda de um profissional.

O que avaliar nesses balanços?

Sabendo, agora, que você pode acessar os balanços de qualquer empresa, é preciso saber o que deve ser avaliado nesses documentos. Se você nunca acessou um balanço trimestral ou anual, saiba que nele será possível encontrar dados como:

  • lucro líquido;
  • faturamento;
  • despesas
  • receitas;
  • margens operacionais;
  • endividamento;
  • retorno sobre o capital investido (ROIC);
  • lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda);
  • entre outros.

Essas informações permitem a realização da análise fundamentalista. Nesse tipo de análise, são analisados os fundamentos da companhia. O objetivo é saber como está a sua saúde financeira, a quantidade de ativos e passivos, a produção de receitas, etc.

Por exemplo, há quem utilize esses indicadores para verificar se a receita da empresa aumentou em relação aos períodos anteriores. Em caso positivo, pode ser interessante buscar o que justifica esse aumento. Também é a oportunidade de conferir se os custos e despesas se mantiveram constantes.

Caso a empresa tenha apresentado prejuízos, há chances de pesquisar quais foram as causas disso e se ela possui caixa para quitar suas dívidas. Por outro lado, se registrou lucros, você pode conferir se haverá distribuição de dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e outros proventos.

Porém, vale destacar que os critérios usados na análise fundamentalista são subjetivos. Por consequência, os resultados podem divergir entre as análises de diferentes investidores.

Ademais, tenha em mente que a análise formará projeções que podem ou não se concretizar. Afinal, em se tratando de renda variável, não há como prever os resultados com 100% de precisão.

No entanto, a realização da análise fundamentalista ajuda o investidor a tomar decisões mais acertadas. Entre os motivos para isso está a possibilidade de comparar diversas opções de companhias para entender qual delas possui mais chances de apresentar retornos satisfatórios.

Qual a importância de o investidor acompanhar a agenda de resultados?

Ao chegar nesse ponto, você já aprendeu bastante sobre a agenda de resultados, mas ainda pode ter dúvidas de qual é a importância dela para o investidor. Nesse caso, é fundamental frisar que acompanhar a agenda de resultados permite que você consiga manter em sua carteira os investimentos mais adequados.


Por exemplo, empresas que apresentam bons resultados tendem a ter uma valorização maior que as outras — embora isso não seja uma regra absoluta. O contrário também pode ser verdadeiro. Isso porque é comum que a baixa performance de uma companhia seja refletida no preço de sua ação.

Esses movimentos podem fazer com que você decida manter ou encerrar uma posição. Também há chances de que ele leve a novos aportes e rebalanceamentos da carteira.

No entanto, lembre-se de que o fato de uma empresa apresentar ou não resultados não é o único fator que influencia no preço da ação. Portanto, avalie sempre um conjunto de indicadores fundamentalistas para ter uma visão mais profunda sobre a viabilidade e expectativas do negócio.

Quem a acompanha a agenda de resultados, consegue fazer essa avaliação periodicamente e, se for o caso, remanejar a sua carteira. Assim, a prática aumenta as chances de ter sucesso com o investimento em ações, ajudando a atingir suas metas e objetivos financeiros.

Agora você sabe o que é a agenda de resultados e poderá acompanhá-la para melhorar a gestão da sua carteira de investimentos. No entanto, se ficar com alguma dúvida sobre a análise fundamentalista e seus indicadores, vale a pena contar com suporte de uma assessoria qualificada.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais investidores conheçam a agenda de resultados!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.