Renova Invest Facebook

ACWI11: Conheça o ETF que replica o índice MSCI ACWI.

ACWI11
ACWI11

Você já ouviu falar do ACWI11? Esse ETF foi lançado no Brasil no começo de 2021 e acompanha um índice de mercados globais. Dessa maneira, ele pode ser uma boa oportunidade para quem deseja se expor a ativos do exterior.

Entretanto, é fundamental saber como um ETF funciona e todas as características do ACWI11. Entender sua composição e riscos ajuda a tomar decisões que façam mais sentido para sua carteira.

A seguir, você poderá conhecer o ACWI11, o índice que ele busca replicar e outros detalhes. Continue a leitura!

O que é um ETF?

Antes de conhecer o ACWI11 é preciso que o investidor saiba o que é, realmente, um ETF e como eles funcionam. Essa é a sigla para exchange traded funds, ou fundos de índice.

Eles são fundos de investimento que têm uma estratégia específica: acompanhar as variações de índices econômicos. Esses índices são escolhidos previamente e o gestor tem a responsabilidade de movimentar os ativos com esse objetivo.

Existem diversos índices que podem ser utilizados nesse momento, tanto nacionais quanto internacionais. Para replicá-los, a carteira do fundo geralmente é composta pelos ativos que os indicadores incluem ou por cotas de outros ETFs.

O que é o ACWI11?

Agora que você já entendeu o que é um ETF, pode conhecer melhor o ACWI11. Ele é um fundo de índice que tem como benchmark (o índice replicado) o ACWI. Assim, seu objetivo é espelhar a performance desse indicador, sem a finalidade de superá-lo.

Vale ressaltar que essa performance é calculada antes de taxas e despesas. Então, é preciso considerar as cobranças feitas antes de avaliar a rentabilidade do ETF.

O ACWI11 estreou na bolsa brasileira no começo de 2021 e a gestora é a XP Investimentos, que possui outros ETFs no mercado. Já a administração é feita pelo Banco BNP Paribas Brasil, uma instituição financeira da capital paulista.

Para entender melhor o que é o ACWI11, é fundamental conhecer o índice que ele utiliza como benchmark: o ACWI. Confira a seguir!

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O MSCI ACWI

A sigla ACWI significa All Country World Index, que pode ser traduzido livremente para índice de todos os países do mundo. Então, ele é utilizado para medir as variações de capitalização de mercado de companhias em mais de 50 países.

O responsável por esse índice é o MSCI, uma das maiores autoridades mundiais nesse segmento. Para o ACWI, a empresa utiliza números tanto de mercados desenvolvidos como de emergentes. Desse modo, o índice abrange a maior parcela mundial investível em renda variável.

Pode-se dizer que o ACWI é um índice que acompanha o mercado das bolsas de valores mundial. Dessa forma, há mais de 3000 ativos considerados em 11 setores diferentes. Com isso, ele representa cerca de 85% do mercado global de ações.

Para selecionar os integrantes do índice, o MSCI utiliza uma metodologia própria e publicada em seu site oficial. Dessa maneira, são selecionadas large e mid caps dos países que compõem essa classificação.

A composição do índice é revisada a cada trimestre, em fevereiro, maio, agosto e novembro para realocação da carteira teórica. Contudo, a variação pode ser acompanhada em tempo real, conforme a movimentação dos mercados.

Quais são suas principais características do ACWI11 ?

Conhecer as características do ACWI11 é fundamental para avaliar essa alternativa. Assim, a seguir você entenderá alguns fatores sobre o funcionamento desse ETF.

Acompanhe!

Composição da carteira

Uma característica importante do ACWI11 é a composição de sua carteira. Afinal, quais ativos esse fundo comprará para o seu portfólio? Como ele busca replicar o índice da MSCI, que é internacional, sua composição se dá, majoritariamente, por cotas de outro ETF americano.

O fundo utilizado para isso é o iShares MSCI ACWI ETF da Blackrock, uma gestora dos Estados Unidos. A gestão do ETF internacional também é passiva, buscando rentabilidade semelhante ao índice.

Pagamento de dividendos

Uma dúvida comum a respeito desse ETF é se ele paga dividendos aos seus cotistas. É preciso informar que os ETFs brasileiros não distribuem dividendos. Dessa maneira, ainda que o fundo estrangeiro faça a distribuição, o dinheiro não chegará aos cotistas no Brasil.


Em vez disso, será usado para reinvestimento no próprio fundo. Ou seja, todos os rendimentos recebidos pelo ETF brasileiro serão utilizados para adquirir mais cotas do fundo internacional, aumentando o patrimônio do ACWI11.

Quais as vantagens de investir no ACWI11?

Após conhecer as características do ACWI11 você deve estar se perguntando se vale a pena investir nesse ETF. Apesar de não haver uma resposta certa a todos os investidores, existem algumas vantagens que podem ser consideradas.

A primeira delas é a exposição a diferentes mercados globais. Então, ao investir nesse fundo de índice, os cotistas têm participações de forma indireta em empresas de mais de 50 países. Logo, é possível fazer um bom manejo de riscos ao diversificar o portfólio.

Outro benefício é a dolarização do patrimônio. Ao investir nesse ETF o investidor se expõe também à moeda americana. Como ela tem representação mundial e é considerada forte em todos os países, essa pode ser uma boa estratégia.

Contudo, é fundamental entender que ainda há riscos nesse aporte. Lembre-se de que o ETF é um investimento de renda variável. Assim, não há garantias na rentabilidade.

Ademais, é possível que ocorram crises econômicas globais e outros problemas que desvalorizem o índice — o que exige tolerância do investidor às oscilações.

Conseguiu entender como o ACWI11 funciona? Agora que você conhece suas características, não esqueça de contar com profissionais qualificados para esclarecer mais dúvidas. Logo, poderá compor sua carteira com mais embasamento e alinhamento ao seu perfil e objetivos.

Precisa de ajuda para entender melhor como os títulos e ativos do mercado financeiro funcionam? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.