Renova Invest Facebook

Como a capitalização de mercado pode ajudar nos meus investimentos? Entenda o conceito e como utilizar

Capitalização de mercado
Capitalização de mercado

O mercado financeiro é repleto de vários tipos de conceitos e estratégias. Saber cada um é o que vai te dar mais conhecimento para acumular um patrimônio de respeito ou arriscar mais. Por isso, vale colocar a capitalização de mercado (também chamada de Market Cap, ou valor de mercado) no seu radar. 

Dentro da renda variável, é um termo que auxilia na hora de comprar uma ação de certo valor. Também pode ser usada para alinhar as suas jogadas de investimento. Ao longo do texto, você vai saber os pontos mais importantes sobre Market Cap, como conceito e aplicações na renda variável. 

O que é Market Cap? 

Capitalização de mercado, Market Cap e valor de mercado são os nomes que o segmento dá para o indicador econômico usado na determinação do valor de uma empresa no mercado. Com ele, o investidor pode ter uma estimativa do quanto a companhia vale – ou acha que vale.  

O valor é determinado pelo pelo número de ações daquela empresa negociadas na Bolsa de Valores multiplicado pelo valor individual de cada ação. Veja: 

 Market Cap = Valor da ação x Número de ações negociadas

 

Por exemplo, se uma empresa possui 2.000 ações emitidas e vendidas a preço de R$ 40,00 por ação, então seu indicador é de R$ 80.000,00. 

Tem diferença entre Market Cap e valor de uma empresa? 

Sim, não é a mesma coisa. Com a capitalização, é estipulado o tamanho e o valor total de uma empresa na Bolsa de Valores. Nesse cálculo, não entram os fatores como as dívidas ativas das empresas e o valor em caixa. 

Enquanto no cálculo do valor de uma empresa, todas essas questões serão consideradas para determinar o valor final. Inclusive, o negócio pode ser vendido por mais ou menos que seu valor de mercado. 

Como funciona a capitalização  

Para determinar a capitalização de mercado é usado o número de ações e a cotação de cada, certo? Então, para a empresa aumentar o seu valor de mercado, um caminho é aumentar o valor de cada cota. 

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O Market Cap também ajuda a avaliar se uma empresa deve (ou não) entrar em índices de ações. Uma vez que para entrar no Ibovespa, o índice precisa ser mais significativo e negociado na maioria dos pregões. 

Funciona da seguinte forma: os investidores usam a capitalização para auxiliar na avaliação das tendências de crescimento e desvalorização/retração dos índices. Sendo assim, se o Market Cap representar uma fatia considerável, qualquer oscilação no valor dessas ações afetará o índice, pelo menos em seu comportamento no geral. 

Tem mais de um tipo? 

No mar de opções que é a Bolsa, cada tipo de Market Cap ajuda a identificar as empresas listadas. Assim, a classificação geral serve para que todos os investidores saibam qual o tamanho da empresa. Saiba um pouco mais sobre elas: 

  • Large Caps (ou Blue Chips): engloba empresas de alto valor de mercado na Bolsa de Valores. É considerado marcas que possuem uma capitalização acima de U$ 10 bilhões. A liquidez costuma ser maior e a estabilidade também.  Exemplos: Vale (VALE3); Petrobras (PETR4); Itaú Unibanco (ITUB4) e Ambev (ABEV3). 
  • Mid-Caps (ou Middle Caps): aqui é como se fosse o meio termo, em que a capitalização de mercado está entre U$ 2 bilhões e U$ 10 bilhões. Dependendo do setor, são empresas que projetam mais crescimento e expansão. Exemplos: MRV (MRVE3); Americanas (AMER3); Marfrig (MRFG3); Cyrela (CYRE3). 
  • Small Caps: são as empresas de menor capitalização e as favoritas na estratégia de valorização no longo prazo, por conta da possibilidade de crescimento e rentabilidade. Exemplos: Sanepar (SAPR3); Movida (MOVI3); Arezzo (ARZZ3) e Petz (PETZ3).

Por que utilizar o Market Cap? 

Mesmo que a capitalização de mercado seja prático na hora de analisar, você deve estar querendo entender como isso se encaixa de fato no cotidiano. O Market Cap é bom para qualquer pessoa no mundo das finanças, desde os traders até os iniciantes. 

Esse critério é muito utilizado para escolher os ativos e construir a carteira. Quando montar o seu portfólio, pode priorizar empresas de menor Market Cap com maior potencial de crescimento ou companhias mais estabilizadas e com maior capitalização de mercado.

Importante ressaltar que não existe receita de bolo, a escolha ajuda a ter uma melhor estratégia e adaptar de acordo com o seu momento de vida. Mas tenha em mente que cada caso é um caso e por isso, um assessor de investimentos pode dar uma boa direção.  

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.